fbpx
Espiritualidade

10 dicas para auxiliá-lo na busca da felicidade que almeja

Escrito por Augusto Marques

Dizem que felicidade não se compra, e quem falou isso com certeza é um grande sábio. No entanto, o que é ser feliz para você? Já parou para pensar nisso?  O que você precisa para ser feliz? Neste artigo, trouxe 10 dicas para você alcançar a felicidade que tanto sonha.

Alcançar, encontrar ou até mesmo se deparar com a felicidade depende mais de nós do que do próximo. Portanto, um ponto que é muito importante a ser discutido é que precisamos deixar de lado a ideia de que a culpa é dos outros, e assumir mais a responsabilidade sobre nossas vidas.

Girl drawing smiley face on to a wall

Você entende o conceito felicidade?

Antes de adentrarmos neste assunto, precisamos entender que a felicidade não é uma meta ou algo que se traça e alcança como um desportista, mas sim um estado de espírito. Claro que, ao alcançarmos um resultado que tanto almejamos, ficamos felizes, não é verdade?

Mas, vamos pensar: será que alcançamos os resultados que queremos todos os dias? E como lidar com aqueles dias que mais batalhamos e não vencemos? É aqui que podemos perceber a importância de buscarmos pela felicidade diária, que é algo extremamente possível, desde que tenhamos consciência dessa possibilidade.

E é justamente por essa razão que estamos aqui, falando a respeito de um assunto tão complexo e, ao mesmo tempo, tão simples. Como disse no começo desse texto, a felicidade depende mais de você do que do próximo, afinal de contas, felicidade é um estado.

Você quer saber como ter uma vida feliz de verdade?

Já pensou se existisse algum tipo de fórmula mágica ou receita secreta para isso? Seria perfeito! Provavelmente o planeta inteiro seria mais feliz. No entanto, essa história de receitas é coisa de livros de ficção. Na realidade, as coisas funcionam bem diferente.

Mas isso não quer dizer que não podemos ter uma vida feliz de verdade. Temos que ter consciência da necessidade de crescimento, aceitando que são as dificuldades que nos ajudam a ser melhores a cada dia. Portanto, podemos dizer que a felicidade, além de um estado de espírito, é também um momento, que pode se repetir cada vez mais.

E como fazer isso?

É muito simples, embora nem sempre tão fácil. Tudo que precisamos fazer é abandonar alguns comportamentos negativos e focarmos na positividade. Nós vibramos e atraímos aquilo que buscamos, portanto, o caminho da felicidade é também vibrar como ela, trazendo a positividade para sua vida e tirando o que vibra em uma frequência diferente.

Não podemos esquecer que tudo no mundo é feito de energia, incluindo eu e você. Então ajuste sua energia para uma energia positiva, otimista, e assim você irá atrair as mesmas energias para sua vida.

Por isso é importante excluir do dia a dia comportamentos que não favorecem nossa vibração. É importante se atentar aos hábitos e ações que trazem danos ou provocam sentimentos negativos, para mudá-los por comportamentos melhores. Precisamos vibrar a positividade, para atraí-la mais e mais para nossas vidas.

Muitas pessoas poderão pensar: xiiii, mais uma daquelas histórias de lei de atração… Mas, na verdade, é muito além de uma simples lei de atração. É uma verdade, uma situação que nos traz um determinado resultado.

Digamos, por exemplo, que você levantou cedo da cama e bateu o dedão no pé da cama. Você xinga todos os parentes de quem inventou a cama e pensa: estou vendo que o dia já começou daquele jeito. Esse simples pensamento pode transformar o seu dia de uma maneira inacreditável.

Com este pensamento, sua mente estará atenta para qualquer coisa que possa lhe incomodar no decorrer do dia. Qualquer mínimo problema você continuará pensando que não é seu dia e, curiosamente, tudo parecerá realmente dar errado.

Portanto, releve.

Agora veja dez situações negativas que precisam ser evitadas ao máximo

1. Tome cuidado com a inveja

Algumas pessoas acreditam que ter inveja de alguma coisa tem seu lado positivo, mas este é um pensamento errôneo. Quando temos inveja de algo ou de alguém, na verdade, estamos nos menosprezando, desejando algo que não podemos ter.

Inconscientemente, a pessoa que sente inveja acaba se frustrando e se menosprezando, trazendo consequências terríveis para nosso consciente. O resultado é uma pessoa frustrada e sem qualquer perspectiva de melhora, felicidade ou sentimentos positivos.

Mas você não precisa deixar a inveja te dominar. Esse é um sentimento comum, que atinge a todos, e só toma proporções nocivas se você o deixar tomar conta. Lembre-se da sua capacidade de alcançar seus próprios objetivos, de ter suas próprias conquistas. Você pode desfrutar do que é seu, sem desejar o que é dos outros.

A inveja envenena.

2. Não tenha medo de mudar

Mudar é fundamental para colocar nossas vidas em movimento. Muitas pessoas, por medo ou por acomodação, preferem simplesmente manter-se em um caminho contínuo, sem grandes novidades. Isso pode até parecer positivo, mas devemos ter o cuidado de não cair no comodismo.

O comodismo mina nossas aspirações, nos tornando pessoas conformadas e estagnadas. E como a vida é um movimento constante, precisamos estar sempre nos adaptando, para que novas energias e novos desafios nos impulsionem sempre para mais além de nossas próprias capacidades.

3. Entenda que você não controla tudo

Uma grande parte das pessoas se sentem mais à vontade em suas vidas quando conseguem controlar as situações. Entretanto, controlar algo em movimento é a mesma coisa que parar o tempo, por isso, é uma atitude incoerente que precisa ser repensada.

Nós compartilhamos o mundo com outros seres, desta forma, nada está completamente sob nosso controle. Você provavelmente já ouviu a expressão: sua liberdade termina quando começa a minha. E essa expressão diz muito sobre até onde podemos controlar e aceitar quando não podemos.

É preciso deixar que a vida siga seu rumo natural, que percebamos que cada pessoa tem um papel importante em nosso caminho. E, por mais que não pareça, todas passam por um motivo que, no momento presente, não temos o discernimento para compreender.

4. Trabalhe o suficiente

O trabalho é a forma pela qual conseguimos o que queremos. É trabalhando que conquistamos aquilo que julgamos importante para nossa felicidade. Ir atrás dos nossos sonhos é o que os fazer valer a pena.

Dedicar-se ao trabalho é de suma importância, porém, não podemos esquecer-nos de separar um tempo para nós mesmos. É importante ter equilíbrio, então se permita também curtir com as pessoas que tornam nossas vidas especiais. Relaxar de vez em quando faz parte da busca pela felicidade.

5. Perdoe-se

Vivemos em sociedade, e estamos interagindo com tudo que está ao nosso redor. Como não podemos controlar tudo, nem sempre as coisas dão certo, e é comum nos culparmos pelos erros cometidos, sejam eles recentes ou do passado.

No entanto, é preciso relevar, aprender a se perdoar e seguir em frente. Todos nós precisamos aprender a perdoar para encontrarmos a felicidade. E sabe por quê? Pela leveza e tranquilidade que só um coração leve pode trazer.

6. Reclame menos

Todos nós reclamamos de alguma coisa de vez em quando. Afinal de contas, não é possível estar feliz o tempo inteiro, concorda? No entanto, apesar de ser algo muito comum, essa é uma atitude que precisa de atenção.

Quem passa a vida reclamando, não percebe as oportunidades de melhoria e se concentram apenas nas falhas. Quando reclamamos, inconscientemente, trazemos sentimentos negativos para nossas vidas, e eles interferem no rumo da nossa felicidade.

7. Entenda que ninguém está certo o tempo inteiro

Como dizem por aí: ninguém é dono da verdade e muito menos da razão, por isso, um dos caminhos para a felicidade é aceitar que não está certo o tempo inteiro. Lembre-se que, o que pode ser uma verdade para você, pode não ser para o outro.

Em vez de ficar debatendo, forçando que as pessoas acatem suas ideias, busque aceitar que cada um tem um ponto de vista diferente. E mais: juntos, podemos encontrar respostas ainda mais completas e realmente relevantes para nossas vidas.

8. Não se subestime

Sabe aquele momento que você chega em determinada situação e pensa: deixa, não sou capaz de superar isso? Essa é uma falsa crença que faz com que você limite a si mesmo. É a mesma coisa que se castrar das possibilidades de seu amanhã.

Quando você duvida da sua própria capacidade, inconscientemente cria circunstâncias para validar sua crença. Assim, você começa a se autossabotar e mina suas oportunidades antes mesmo que elas possam de materializar.

Portanto, faça o seu melhor com o que você tem, e perceba como você consegue ir muito além do que pensava ser possível.

9. Reveja suas companhias

Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és. Essa é uma advertência muito conhecida e atemporal. Não há como negar que é inevitável não recebermos algumas influências das pessoas que estão ao nosso redor. 

O mundo é repleto de energias e magnetizações, então quando estamos próximos de algumas pessoas que trazem cargas negativas mais densas e pesadas, é perfeitamente comum sentirmos isso também.

Por isso, o recomendado é evitar companhias que não trazem nada de bom para você. Caso não saiba como distinguir uma companhia boa de uma ruim, basta pegar essas dez dicas e evitar pessoas que estão sempre fazendo o contrário do que está lendo por aqui.

As atitudes e hábitos das pessoas com quem convivemos acabam por integrar também a nossa vida. A tendência é de nos assemelhar cada vez mais com as pessoas do nosso círculo social. Portanto, escolha bem suas companhias.

10. Deixe o passado no passado

Para encerrarmos a nossa lista de 10 dicas para alcançar a felicidade que tanto sonha: esqueça o passado! O que passou, passou. Não volta mais e precisamos aprender a olhar para a frente, encarando nossas falhas como aprendizados necessários para aquele momento.

Errar é humano. E tudo que precisamos para crescer intelectual e espiritualmente é aprender com nossos erros, ter consciência que, por mais terríveis que possam ser, é um marco de aprendizado em nossas vidas.

Por isso, se você realmente quer ser feliz, é preciso compreender que os erros fazem parte do sucesso, que nada mais são que tentativas de fazermos o certo. Nem sempre temos a experiência que precisamos, por isso, erramos e aprendemos. Aceite isso e pare de se martirizar. Você se sentirá muito mais leve!

Conclusão

A busca pela felicidade é um processo, um caminho que pode ser trilhado quando adotamos hábitos simples. Alguns podem não ser muito fáceis de imediato, mas valem a pena e vão deixar sua vida melhor.

Vimos que a felicidade é um estado, e que também podemos buscá-la diariamente. Ela também pode se manifestar em momentos, e podemos aumentar a frequência desses momentos e ter uma vida melhor.

As principais dicas deste artigo reforçam como nós somos os responsáveis por nossa própria felicidade. Não existe uma fórmula mágica ou outra pessoa para te trazer felicidade. Já sentiu o alívio de saber que você pode se fazer feliz?

Se gostou do conteúdo, comenta aqui qual dica você já começou a praticar! Quanto mais pessoas felizes, melhor!

Leia também:

Sobre o autor

Augusto Marques

2 Comentários

Deixe um comentário