fbpx
Espiritualidade

A consequência do livre-arbítrio

Escrito por Augusto Marques

Somos donos do nosso próprio caminho e, cabe a nós, as melhores decisões diante das diversas questões que surgem no decorrer dos dias, no entanto, por vivermos em sociedade, algumas decisões acabam influenciando a vida das pessoas que estão ao nosso redor.

Existem diversos filósofos, em destaque, Friedrich Nietzsche, que trouxe ao mundo algumas ideias a respeito dessas necessidades, claro, tendo você que lê como o principal pilar de sua própria existência e por isso, fazendo toda sua própria vontade.

Raul Seixas e Paulo Coelho tentaram algo assim em sua Sociedade Alternativa, uma ideia que ia muito além da música, que defendia a necessidade do ser humano fazer aquilo que bem queria sem se importar se influencia a vida do próximo ou não.

Claro que, ambos, tanto o filósofo, quanto os artistas, acabaram tendo suas ideias neutralizadas pela grande maioria que segue o padrão comum de sociedade. E por isso, nada mais importante que falarmos um pouco a respeito do livre-arbítrio e as consequências que podem trazer para nós mesmos.

Entendendo o livre-arbítrio

Antes de continuarmos, nada mais adequado que falar um pouco mais a respeito do que é o “livre-arbítrio”. Uma palavra que, acredito eu, ser de conhecimento mundial, como também, o seu significado, mas o que compreende essa palavra que está mais relacionada com o lado espiritual do mundo.

Precisamos levar em consideração dois pontos: o eu e o eles. Na verdade, o nosso livre-arbítrio deve ser ponderado e avaliado para não causar consequências dolorosas para nossa existência, e por isso, contamos com o nosso ego que nos ajuda a ponderar algumas atitudes que, gostaríamos de ter, mas nem sempre é a mais correta.

Portanto, podemos dizer que o livre-arbítrio é uma ideia, apenas um conceito que esbarra no conceito sociedade e por isso, não se pode fazer tudo que desejamos devido ao respeito dos limites do próximo. Ainda mais nos dias de hoje com essa onda de corona que estamos vivendo.

Tudo é uma questão de positividade

Todos os momentos que vivemos são importantes e por essa razão, precisamos sempre estarmos atentos para nossos pensamentos. Infelizmente, quanto mais negativismo houver em nosso coração, mais caminhos tortuosos teremos que vencer.

Viver, por mais complicado que possa parecer em determinados momentos, é muito simples. Infelizmente, não estamos evoluídos suficientemente para compreendermos as cobranças e as necessidades que a vida nos impõe todos os dias.

E por isso, devemos procurar formas de continuarmos seguindo nosso caminho da melhor maneira possível, fazendo o nosso melhor e aceitando que algumas pessoas, não se importam em fazer o melhor, mas sim, o pior.

Mas, não se incomode com isso, o livre-arbítrio é algo particular, de cada ser humano e você precisa estar consciente que, o respeito pelo próximo e as suas decisões, poderão lhe mostrar um caminho muito mais prazeroso e iluminado.

O complexo borboleta

Como uma borboleta, precisamos aprender a evoluir para melhor, nos preparando para um mundo de crescimento, para um mundo que podemos enxergar a beleza, desde que, saibamos para onde olhar.

Precisamos mudar de vida e para isso, nada mais correto que mudarmos nossos pensamentos, começarmos a relevar e tolerar, precisamos parar de querer ter vantagem e ajudar aqueles que não tem as mesmas capacidades que nós.

Quando começarmos a pensar e agir dessa forma, perceberemos uma evolução energética e espiritual que jamais presenciamos em nosso interior. O universo conspira ao nosso favor, mas para isso, precisamos atingir um grau de vibração que nos propicie esse recebimento de energia.

Na verdade, se formos analisar, o universo não nos dá nada, além de oportunidades para atingirmos aquilo que queremos e desejamos. Precisamos ter consciência que nossos pensamentos, sendo positivos ou negativos, exercem influência em nossos corpos.

Precisamos de uma reeducação espiritual

Sei que na sociedade que vivemos, ter pensamentos positivos é praticamente impossível, concorda? Eu discordo! Infelizmente, ter pensamentos positivos é muito mais fácil do que imaginamos, no entanto, devido aos grandes problemas que passamos, eles acabam nublados pela realidade negativa.

E é esse o ponto que queria chegar… Nossa realidade se torna negativa, a partir do momento que nossos pensamentos evocam situações negativas. Já falei a respeito desse exemplo em outro artigo, mas é algo que atraímos, como por exemplo, ao chutarmos o pé da cama, automaticamente pensamos que começamos o dia ruim e na maioria das situações, o dia termina tão ruim quanto.

Por isso a necessidade de reeducar nossos espíritos para emanar pensamentos bons e positivos, por mais difícil que possa parecer, a felicidade pode chegar até nós quando estamos de mãos dadas com o positivismo.

Busque pela evolução e você encontrará

Uma boa forma de percorrermos esse caminho é mudando de atitude, para isso, nada mais correto que recorremos para a meditação. Na meditação, aprendemos a esvaziar nossas mentes e preencher com somente aquilo que desejamos.

Ao adotarmos esse tipo de prática, vamos aprendendo a realizar seleções de pensamentos, nos livrando das angústias, da tristeza, da indiferença e também das fantasias que nos deixam ansiosos, provocando tristeza e sofrimento para nossos espíritos.

Superando as escolhas de nosso livre-arbítrio

Somos felizes, dentro de nossa realidade, infelizmente, a maioria das pessoas, olham somente para suas falhas e esquecem de olhar para aquilo que trazem de bom. Infelizmente, é algo muito comum e podemos até mesmo citar como algo que chama nossa atenção.

Não costumamos aprender com a felicidade, mas sim com a dor, com o incômodo… é a dor que nos mostra o que devemos fazer e o que não devemos fazer, é ela que nos prepara para nossa evolução e crescimento.

Claro, algumas pessoas se revoltam e não percebem os ensinamentos importantes da existência, e consequentemente, esquecem de observar as escolhas que fizeram para chegar até esse ponto.

Nossas escolhas é uma expressão de nosso livre-arbítrio, é a forma que mostramos ao universo que estamos em busca daquilo que julgamos ser importante para nós, pelo menos naquele momento, naquele instante, onde a nossa necessidade de aprendizado, chama atenção para o que realmente nos tornaremos amanhã.

Leia também:

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário