fbpx
Cristais

Você sabe as diferenças entre abalone e madrepérola?

abalone e madrepérola
Escrito por Augusto Marques

À primeira vista, as duas pedras são facilmente confundidas. Apesar de se complementarem e conviverem no mesmo ambiente, existem significativas diferenças entre abalone e madrepérola.

Enquanto a pedra abalone é a concha de um molusco, sendo a morada desse organismo, a madrepérola é a camada interna que se forma nessa concha.

A aparência das duas também é bastante distinta, assim como suas propriedades e formas de utilização.

No artigo de hoje, você irá entender quais são as características e possibilidades de uso dessas pedras, além de ter acesso a algumas dicas para distingui-las.

A madrepérola

A madrepérola, também denominada nácar, provém do mar e reveste o interior de conchas de determinados moluscos, sendo uma substância rígida e rica em calcário.

Seu nome faz alusão à origem das pérolas, pois acredita-se que elas só se desenvolvem a partir da madrepérola.

Aparenta tons esbranquiçados e brilhantes e é capaz de refletir as cores do arco-íris, sendo esse seu maior diferencial, pois pode apresentar tonalidades diversas, de acordo com os reflexos gerados pela luz em sua superfície.

Como ela se forma

A temperatura e a pressão da água possuem papel fundamental no processo de desenvolvimento desse mineral.

A madrepérola geralmente é formada de duas maneiras:

1. De forma natural: produzida por determinados moluscos, como mariscos, ostras, vieiras e abalones, revestindo por completo a parte interna de suas conchas;

2. Como defesa: quando um corpo estranho tenta adentrar no interior da concha de um molusco, seu sistema de defesa reage produzindo o nácar, na tentativa de envolver o intruso.

As pérolas como conhecemos também são geradas a partir da mesma substância, mas existe uma diferença crucial entre elas: enquanto a madrepérola é plana e envolve a camada interna da concha, a pérola possui formas esféricas e maciças.

Seus significados

Filha do mar e mãe das pérolas, a madrepérola transporta em seu interior o segredo cósmico dos oceanos e é associada à maternidade e a seus elementos, como a lua, a intuição e a sensibilidade.

Sua relação com o mar dá vida à memória da origem dos humanos, devido ao caráter primitivo e criador dos oceanos.

Assim, acredita-se que ela nutre o instinto maternal e a cura profunda dos medos e dos traumas, além de melhorar os relacionamentos afetivos, pois ajuda a interiorizar e expressar o amor.

Proporciona, ainda, outros efeitos positivos para seus usuários, como:

  • Aumento da calma e da paciência;
  • intensidade da energia vital;
  • alívio dos sintomas de estresse;
  • purificação da aura.

Muitas pessoas também utilizam a pedra para estimular a memória e para se proteger contra energias negativas.

Possibilidades com a madrepérola

O nácar apresenta possibilidades diversas de uso:

  • na joalharia, em anéis, brincos, relógios, pulseiras e colares de madrepérola;
  • na arquitetura e no design de interiores;
  • na moda, em botões de vestimentas;
  • na música, em instrumentos musicais, como guitarras e acordeons.

De aparência deslumbrante e marcante, a madrepérola também protege quem está por perto com seus poderes místicos, gerando uma atmosfera de defesa.

Em joias, além de proteger seus usuários, a pedra promove um aspecto clássico e sofisticado, devido aos tons românticos e suaves refletidos em sua face.

Em formato de adornos decorativos, a madrepérola carrega a lembrança do mar para dentro de casa, sendo um mineral associado à família que:

  • Ajuda a lidar com situações problemáticas e cheias de tensão;
  • estimula a cooperação e a expressão dos sentimentos;
  • gera conforto e leveza;
  • traz harmonia nas relações familiares.

Na cristaloterapia, a pedra é aplicada para reduzir a pressão arterial e as tonturas, para fortalecer o sistema imunológico, e acelerar o processo de cura de ferimentos.

Agora que você já sabe quais são exatamente as características e funções da madrepérola, é hora de entender melhor sobre a pedra abalone.

Garanto que você não irá confundi-las mais!

A pedra abalone

Também chamada de “orelha do mar” por causa de seu formato, o abalone é um molusco gastrópode.

Já a pedra abalone é justamente a concha que envolve esse molusco, e apresenta uma série de furos naturais e regulares em sua borda exterior. É encontrada em formato arredondado ou ovalado.

Composta por uma série de cores chamativas, como preto, azul, verde, rosa, vermelho e branco, e aspecto perolado, a abalone surpreende por sua beleza.

Significados da orelha do mar

A pedra traz em seu interior as características positivas dos mares, assim como a madrepérola, favorecendo:

  • A cura;
  • o amor;
  • a delicadeza;
  • o conforto;
  • a tranquilidade;
  • e a limpeza energética.

Com sua beleza deslumbrante, aumenta a luz, o brilho e o magnetismo pessoal de quem a utiliza. Apresenta energia positiva que irradia e desperta as energias do feminino.

Além disso, possui poder de cura e energização devido à sua conexão com os oceanos, guiando e protegendo contra as energias negativas que tentam atingir as pessoas mais vulneráveis.

Também acalma os pensamentos, e ajuda na tomada de decisão em relacionamentos, gerando mais felicidade na vida amorosa.

No campo físico, ajuda no fortalecimento dos músculos e na digestão e facilita a assimilação de proteínas.

Maneiras de uso

O abalone é aproveitado de diversas formas, seja sua pedra ou o próprio molusco.

A carne de abalone, por exemplo, é considerada uma iguaria em países da América Latina e do Sudeste e Leste Asiáticos.

Já sua concha é frequentemente usada na confecção de joias. Pode ser usada em forma de brinco, anel ou colar de abalone, por exemplo. Acessórios com essa pedra elevam a autoestima e a espiritualidade e aumentam o brilho individual.

Devido à sua beleza quando colocada contra a luz, é também muito utilizada na fabricação de lustres.

Em forma original de concha, pode ser utilizada entre as mãos durante a meditação, ajudando a equilibrar as energias internas.

Também é possível espalhar diferentes pedras pelos cantos dos cômodos, servindo como item de decoração e proteção.

Como você pode perceber, apesar de serem parte de um mesmo organismo, existem algumas diferenças entre abalone e madrepérola.

Enquanto uma é um mineral formado a partir de um sistema de defesa, a outra é a moradia em formato de concha de um molusco.

Mas não há o que se discutir quando falamos sobre a beleza das pedras: as duas trazem ar de elegância e sofisticação para qualquer composição, além de serem capazes de elevar a energia intuitiva e afastar as negativas de quem as usa no dia a dia.

Aproveite para conferir nossas opções de acessórios em abalone e em madrepérola. Tenho certeza de que você ficará ainda mais radiante e protegido!

Gratidão!

Sobre o autor

Augusto Marques

4 Comentários

Deixe um comentário