fbpx
Chakras

Porque alinhar os chakras: você sabe os benefícios que pode alcançar?

alinhar os chakras
Escrito por Juliana Rezende

Para ter uma vida mais saudável e feliz, é importante que tenhamos equilíbrio e consciência de que nosso corpo é um templo sagrado. É preciso que ele esteja em equilíbrio para que esse templo seja sempre nosso aliado e esteja forte para os desafios do dia a dia. E uma das mais importantes práticas que você pode realizar para obter esse controle corporal é o alinhamento dos chakras

Hoje, te convido a entender um pouco mais sobre os chakras, a importância de mantê-los alinhados e como realizar esse processo de ajuste. Eu ainda vou te contar algumas técnicas e recursos para realizar esse alinhamento. Um guia completo! Vamos aprender juntos?  

O que são chakras 

Podemos entender os chakras como centros de força energéticos que estão espalhados por nosso corpo e nos conectam com nossa aura. Eles são rodas em formato circular que são responsáveis pelo equilíbrio da nossa saúde e não apenas isso, também são fundamentais para que tenhamos estímulo constante de criatividade, bem estar e energia vital. 

Por estarem diretamente ligados com o trânsito de energia pelo nosso corpo físico, os chakras afetam nossa vida como um todo. Isso porque cada um deles é responsável por uma área de nossa vida e o alinhamento de todos contribui para o equilíbrio de nosso corpo físico, mental, espiritual. E, olhe só: temos mais de 90 mil chakras espalhados pelo nosso corpo! 

Com um número tão alto de chakras, você pode ter dúvidas em como alinhá-los. Mas, pode ficar tranquilo: temos 7 chakras principais que nos orientam e vamos falar um pouco sobre eles.  

Quais são os chakras fundamentais

Os 7 chakras principais estão distribuídos verticalmente ao longo do corpo. São eles: 

  1. Chakra Base ou Básico: Localizado na base da coluna vertebral, ele se inicia no cóccix e irradia até os joelhos. É considerado o chakra que nos dá suporte, que nos conecta à terra e nos dá a estrutura que precisamos para viver. Está conectado às glândulas suprarrenais e aos órgãos estruturantes do corpo. 
  1. Chakra Umbilical ou Sexual: Relacionado às glândulas reprodutivas, esse chakra é responsável não só pela nossa energia sexual, mas também pelos nossos impulsos criativos e pela circulação de líquidos no organismo. Está situado no 2 dedos abaixo do umbigo e engloba os órgãos baixos – intestino, rins e órgãos sexuais. 
  1. Chakra Plexo Solar: Esse chakra se encontra na região inicial do estômago. Diz das nossas relações com a matéria e, especialmente, das nossas emoções mais densas. 
  1. Chakra Cardíaco: O quarto chakra é responsável pelo equilíbrio dos outros chakras, além de atuar nos relacionamentos e até no amor próprio. Fica localizado no centro do peito e tem relação com a glândula Timo. 
  1. Chakra Laríngeo: Quando falamos sobre expressividade, criatividade e comunicação, estamos falando do quinto chakra. Localizado na garganta, está relacionado à glândula tireóide. 
  1. Chakra Frontal: Entre as suas sobrancelhas encontra-se o chakra frontal, também conhecido como terceiro olho. Nele está nossa capacidade de aprendizado, bem como a observação e a intuição.
  1.  Chakra Coronário: O último chakra fundamental está ligado à nossa espiritualidade e nossa fé. Está localizado no topo da cabeça e é o nosso elo principal com o mundo transcendental. É também responsável pela sabedoria, memória e felicidade. 

Importância de mantê-los alinhados

Como você viu, os chakras atuam em todos os âmbitos de nossas vidas. Por isso, quando um deles não está alinhado, significa que as energias correspondentes àquele chakra ficam represadas, impedindo que tenhamos sucesso naquela área. 

Como consequência, todos os outros chakras podem sofrer impacto, já que eles precisam fazer movimentos para compensar essa deficiência. 

Isso pode gerar problemas físicos, mentais e espirituais. Por isso, manter os chakras alinhados é contribuir para a saúde e para o bom funcionamento de nosso corpo material e metafísico. 

O alinhamento dos chakras

Esse ajuste dos chakras possibilita, entre outras melhorias, mais disposição, vitalidade, aumento da capacidade de concentração e equilíbrio como um todo. A sua criatividade e a estabilidade emocional também terão melhorias significativas caso eles estejam ajustados. Como se vê, é uma melhora como um todo. 

Como saber se seu chakra está desalinhado 

Por conta dos diversos benefícios que o alinhamento dos chakras nos oferece, é preciso estar sempre alerta aos sinais que seu corpo e mente dão para saber como eles estão.

Existe um método ancestral para diagnóstico de desalinhamento que é realizado através da meditação. Durante essa prática, a ideia é concentrar-se em cada um dos chakras básicos acima descritos e realizar a seguinte pergunta: quando sinto as energias desse chakra, sinto medo ou amor? Sinto emoções negativas ou positivas? A resposta será fundamental para entender se ele está alinhado ou não. 

A outra maneira é através dos sintomas. Quando há algum problema, por exemplo, relacionado à criatividade, podemos indicar que o chakra Laríngeo está desalinhado. Assim por diante, a ideia é identificar um problema físico ou psicológico e buscar qual é o chakra responsável por aquela área energética. 

Como alinhar os chakras 

Algumas técnicas milenares são muito eficazes para o ajuste e o reposicionamento do equilíbrio dos chakras. Uma delas é o reiki, terapia que canaliza as energias vitais universais. A mesa radiônica, a utilização de florais e óleos essenciais e até mesmo a ioga são outras técnicas que também auxiliam o alinhamento geral dos chakras. 

Além disso, essas técnicas costumam utilizar pedras e cristais para potencializar o efeito do alinhamento. Isso porque cada pedra é relacionada com um chakra e a energia que eles emanam oferecem ainda mais força às técnicas praticadas. 

Utilização de pedras e cristais em cada chakra

Você pode incluir os cristais dos chakras nas terapias de alinhamento ou apenas utilizá-los em joias, nos ambientes de moradia ou trabalho ou levar consigo sempre. Caso você esteja com um dos chakras desalinhado, utilize: 

  • Chakra Base: Jaspe vermelha
  • Chakra Sexual: Cornalina
  • Chakra Plexo Solar: Citrino 
  • Chakra Cardíaco: Quartzo Verde
  • Chakra Laríngeo: Água Marinha
  • Chakra Frontal: Sodalita
  • Chakra Coronário: Ametista

E você? Consegue identificar como estão seus chakras após a leitura desse texto? Espero que você tenha expandido seus conhecimentos com essa troca que tivemos hoje! Você pode conferir em nossa loja a pulseira com os cristais dos chakras e utilizar esse recurso para melhorar seu fluxo de energia. 

Espero você no próximo texto. Até lá!

Sobre o autor

Juliana Rezende

Virginiana com ascendente (e vênus!) em escorpião, cheinha de terra e água nesse mapa: prazer! Acredito em tudo aquilo que pode nos fazer transcender nesse plano sem tirar os pés do chão, e certa de que não há nada que uma boa meditação e um escalda-pés no fim do dia não resolva. Preparada para aprender e repartir o saber que vem muito antes de nós.

Deixe um comentário