fbpx
Outros

O que é aromaterapia? Conheça os tipos e como aplicar a técnica

aromaterapia
Escrito por Augusto Marques

Os aromas e as pessoas possuem uma relação extremamente profunda, que envolve nostalgia, emoções e cura. Por isso é tão importante entender o que é aromaterapia e seus principais efeitos.

A partir de substâncias extraídas das plantas, são desenvolvidos óleos essenciais, capazes de provocar sensações, sentimentos e estímulos positivos, trazendo conforto e bem estar para o dia a dia.

Com a leitura de hoje, você vai entender o conceito da terapia com aromas, como ela funciona, formas de aplicação e muito mais. Vamos lá?

O que é aromaterapia

A aromaterapia é uma prática terapêutica que utiliza as propriedades de óleos essenciais para promover equilíbrio e harmonia de maneira holística, abrangendo corpo, mente e espírito.

Isso ocorre por meio das moléculas presentes nas substâncias naturais extraídas das plantas (óleos essenciais), que carregam informações químicas capazes de promover estímulos em diferentes partes do cérebro ou pontualmente em regiões do corpo.

O termo “aromaterapia” foi citado pela primeira vez em 1964 pelo químico francês René Maurice de Gatefossé, embora o uso dos aromas para diversos fins demonstre seus primeiros sinais desde a China Antiga.

Os efeitos positivos dos óleos essenciais começaram a chamar a atenção durante a Segunda Guerra Mundial, quando a escassez de antibióticos fez com que os profissionais da saúde buscassem outras soluções para aliviar o processo infeccioso dos combatentes feridos.

Atualmente, a aromaterapia é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e regulamentada como uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mas como exatamente essa técnica funciona no corpo e na mente? É o que você descobrirá a seguir.

Como funciona a terapia dos aromas

Os óleos essenciais são a base de todo o princípio da aromaterapia.

Obtidos a partir da destilação de diferentes partes das plantas (folhas, flores, galhos, raízes e sementes), esses óleos são altamente concentrados e voláteis, e geram resultados rápidos e eficientes.

Podem ser utilizados de diferentes maneiras e são capazes de relaxar, estimular ou aliviar sensações no corpo e na mente, atuando diretamente na causa dos sintomas.

Os principais resultados gerados pela aromaterapia são:

  • Alívio dos sintomas de ansiedade, depressão, insônia, dores corporais;
  • Fortalecimento do sistema imunológico, devido às propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais;
  • Promoção de bem estar duradouro.

Existem diversas maneiras de aproveitar seus efeitos. No plano emocional, o processo de ativação com óleos essenciais ocorre da seguinte maneira:

  • As substâncias presentes no óleo essencial desprendem partículas que são carregadas pelo ar até às células nervosas olfativas;
  • O aroma inalado ativa a reação do sistema límbico, responsável pelo sistema olfativo, pela memória e pelas emoções;
  • Uma emoção interior é despertada, alterando o humor ou estado de espírito do indivíduo.

Para que o tratamento aromaterápico seja realmente eficaz, é preciso ficar atento à qualidade dos óleos essenciais adquiridos, tomar as precauções devidas de acordo com as indicações de uso, além de procurar um aromaterapeuta em caso de dúvidas.

Agora que você já sabe o que é aromaterapia, deve ter ficado com vontade de começar a aplicar a terapia dos aromas, não é mesmo?

Então venha comigo descobrir quais são os principais óleos de aromaterapia e suas indicações.

Os principais óleos de aromaterapia

Diversas são as plantas, seus óleos essenciais e suas possibilidades. Entre seus odores agradáveis e envolventes, há aqueles que estimulam a concentração e energizam, enquanto outros promovem relaxamento e bem estar.

As principais essências utilizadas na aromaterapia e suas respectivas indicações são:

  • Lavanda: alivia o estresse e a ansiedade, harmoniza os sentimentos, desacelera a mente e melhora os casos de insônia;
  • Alecrim: aumenta o ânimo, estimula o raciocínio, melhora a memória, alivia dores de cabeça;
  • Camomila: auxilia no relaxamento, promove noites de sono tranquilas, atua como sedativo suave;
  • Laranja: melhora o humor, diminui os níveis de ansiedade e relaxa;
  • Eucalipto: alivia sintomas de problemas respiratórios, dores de cabeça e dores musculares, promove energia e aumenta a concentração;
  • Hortelã-pimenta: melhora o cansaço mental e a timidez; promove iniciativa e dinamismo.
  • Malaleuca: equilibra as emoções, regula o medo do que é novo, além de ser anti-inflamatório e cicatrizante.

Agora que você já conhece alguns óleos essenciais e suas propriedades, é hora de entender as melhores maneiras de aplicá-los em sua rotina para obter os melhores resultados.

Maneiras de aplicar a aromaterapia

Dependendo do efeito desejado, cada óleo deve ser aplicado de uma maneira específica.

Basicamente, para resultados no corpo físico, é interessante aplicar diretamente na pele, para que seja absorvido pela corrente sanguínea; já no âmbito mental e emocional, a inalação, seja direta, com o uso de difusores ou vaporização, promove ótimas respostas.

Confira abaixo os benefícios apresentados por cada maneira e como praticá-las.

Inalação

A inalação é uma das maneiras mais eficientes de se obter os benefícios dos óleos essenciais, já que dessa forma suas partículas atingem rapidamente o sistema límbico e promovem alterações profundas e curas emocionais.

Para realizar esse processo, você deve se posicionar bem próximo ao frasco para inalar diretamente o óleo, inspirar profundamente, segurar o ar por alguns segundos, e expirar logo em seguida.

Repita essa série algumas vezes durante o dia, aumentando gradativamente a intensidade e o número de inalações.

Evaporação

A evaporação é uma ótima maneira de regular a intensidade e a dispersão do aroma, além de mantê-lo ativado por muito mais tempo.

Um bom exemplo são os difusores pessoais, acessórios que unem estilo e a prática da aromaterapia. Isso geralmente se dá de duas maneiras:

  • A partir da aplicação direta de gotas de óleo essencial em uma pulseira de aromaterapia de material poroso;
  • ou com um algodão ou tecido embebido na essência inserido no espaço de um colar difusor pessoal, por exemplo.

Essa é a técnica ideal para aproveitar os benefícios da aromaterapia no dia a dia, pois os efeitos terapêuticos dos aromas te acompanharão aonde você for.

Spray

Com o spray, é possível espalhar o aroma desejado em diversos locais, e é uma ótima forma de perfumar e purificar o ambiente ou um cômodo da casa.

Para isso, basta acrescentar algumas gotas do óleo essencial no frasco com spray e preencher com 1 parte de água para 3 partes de álcool de cereais.

Depois, é só borrifar nos locais desejados. Agite sempre antes de usar.

Massagem

Aplicada diretamente na pele, a massagem com óleos essenciais combina as técnicas do toque com os efeitos positivos da aromaterapia, potencializando seus resultados.

Dessa forma, promove relaxamento, bem estar, conforto e aumento da circulação sanguínea.

Também possibilita diferentes tipos de tratamentos: alívio de dores musculares, problemas cutâneos, alongamento dos músculos e tendões e limpeza geral do organismo.

Existem diferentes tipos de massagens com óleos essenciais com diferentes propósitos, como:

  • Massagem relaxante: camomila, lavanda, capim-limão
  • Massagem modeladora: tangerina, laranja e bergamota
  • Massagem energizante: canela, manjericão, hortelã-pimenta e eucalipto.

Lembrete importante: pouquíssimos óleos essenciais podem ser aplicados em seu estado puro na pele. As gotas da essência desejada devem ser sempre misturadas a óleos vegetais antes de qualquer procedimento estético.

Viu só a importância de entender o que é aromaterapia? Essa terapia alternativa é versátil e suave, integra corpo, mente e espírito e ainda desenvolve o autoconhecimento.

Aqui na Aurha temos pulseiras difusoras pessoais que você pode usar sempre que sentir necessidade de se reconectar consigo mesmo.

Esses acessórios de aromaterapia serão seus companheiros na busca pelo equilíbrio e pela saúde integrada. Aproveite!

Gratidão!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário