fbpx
Outros

As contribuições da Aromaterapia para a saúde

Escrito por Augusto Marques
Aromaterapia

Você já ouviu falar a respeito de aromaterapia? Caso não, consiste em proporcionar bem-estar, tanto psicológico quanto físico com auxílio de óleos essenciais. Isso é algo possível pelo fato de afetar nosso sistema límbico, ou seja, a parte responsável por nossas emoções.

Quando nosso cérebro recebe as informações desses odores, as propriedades aromáticas, conseguem modificar nosso estado ou espirito, podendo deixar uma pessoa que está sentindo-se triste, alegre, ou uma pessoa agressiva em calma. Também é possível utilizar óleos específicos para determinados resultados.

Apesar de parecer algo moderno, a aromaterapia já existia no período do Egito Antigo, Cleópatra, que falaremos logo a mais no texto já fazia uso dos óleos essenciais. Alias, se você se interessou pela aromaterapia e quer mergulhar nesse universo de aromas, a primeira coisa a saber é: óleos essenciais e óleos com essências, são distintos.

O que são óleos essenciais?

Óleos essenciais nada mais são que óleos preparados para este determinado fim. São produzidos a partir de plantas medicinais e contam com efeitos terapêuticos comprovados até mesmo pela ciência.

Não existe limites para usar essa técnica para melhorar seu estado de humor, mesmo assim, vale lembrar que tudo que é exagerado, não traz o bem que esperamos para nossa vida. Por isso, você pode realizar aromaterapia, toda vez que precisar sentir-se melhor.

Aromaterapia, Oleos Essenciais

Alguns cuidados que você precisa saber

Os óleos essenciais costumam ser bem concentrados e por isso, não é recomendado que passe no corpo e saía ao sol, o contato direto com o nosso astro rei pode causar manchas na pele. Se você quer praticar aromaterapia de uma maneira contínua, no trabalho ou em casa é utilizar difusores elétricos, aromatizadores ou até mesmo, velas.

Faça seu próprio tratamento

Você também pode fazer seu próprio aromatizador. Para isso você precisará colocar algumas pétalas de rosa branca em 60ml de álcool (feito com cereais) e deixe-o descansando por cerca de trinta minutos. 

Depois desse tempo, coe as pétalas e adicione três gotas do óleo essencial escolhido e pronto, o seu aromatizador já está pronto. Basta espalhar pela casa ou cheirar diretamente do frasco.

Quais são os benefícios da aromaterapia

  • Combate a ansiedade e irritação;
  • Aliviar as situações que causam estresse;
  • Auxilia na conquista de um amor;
  • Melhorar relacionamentos;
  • Melhorar ou trazer mais saúde;
  • Efeitos calmantes;
  • E muito mais…

Existe alguma contraindicação sobre seu uso?

Como falado algumas linhas acima, não é aconselhável utilizar os óleos diretamente sobre a pele e expô-la ao sol, para evitar manchas. Não é recomendado para uso de gestantes até o quinto mês de gravidez, com exceção de óleos vegetais, como: semente de uva e amêndoas, que servem como tratamento para evitar estrias.

As crianças também podem utilizar os óleos essenciais, mas é recomendável que utilize no máximo duas gotas. Outro detalhe importante é a utilização do Ylang-ylang que não é recomendado para as pessoas que sofrem com pressão baixa.

Existem outros óleos que contam com algumas restrições, como por exemplo: não podem ser utilizados por pessoas hipertensas ou que sofrem com epilepsia e por isso, nada mais adequado que um aromaterapeuta seja consultado para a utilização correta dos óleos essenciais.

Onde e quando se originou essa prática com óleos essenciais?

Tudo indica que foram os egípcios que descobriram as boas influências desse tipo de óleo e ainda, descobriram formas de destilar à seco, no entanto, essa arte não era utilizada apenas para perfumar, mas também, para fins religiosos, processos de cura e também para embalsamento de seus mortos.

Mas, foi durante os séculos XVI e XVII que os óleos essenciais começaram a ganhar notoriedade. E somente no ano de 1928 que o termo aromaterapia foi criado pelo químico Maurice René de Gattefossé que, após uma queimadura no braço, enfiou o braço acidentalmente em um balde de lavanda e notou que a dor reduzira. 

Durante um dos períodos mais negros da História da humanidade, na Segunda Guerra Mundial, por causa da falta dos remédios para tratar os combatentes, os médicos foram forçados a improvisar tratamentos com óleos e, com o tempo, foram percebendo os resultados positivos de sua experimentação.

Conheça alguns óleos que podem e NÃO podem ser utilizados em conjunto

  • Óleos carreadores servem para diluir os óleos essenciais que são muito concentrados;
  • Óleos vegetais prensados são os melhores para serem utilizados como diluidores por serem ricos em ácido graxo e isentos de emulsificadores e conservantes;
  • Óleos minerais: por serem utilizados em produtos cosméticos, contam com baixo custo, no entanto, não são recomendados pelo fato de obstruírem as glândulas de excreção da pele e interrompem o efeito terapêutico.

Conclusão

E agora que você conhece um pouco a respeito sobre os óleos essenciais, nada mais adequado que pesquisar a respeito para encontrar aquele que lhe trará os resultados esperados, lembrando que os óleos essenciais precisam ter boa procedência, por isso, certifique-se de sua qualidade.

E abaixo, como sempre, alguns tópicos que já falamos por aqui que possam lhe interessar:

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário