fbpx
Outros

As joias e as mulheres: uma relação de fascínio

As joias e as mulheres
Escrito por Augusto Marques

Fascinante. Esta é o melhor termo para definir a relação entre as joias e as mulheres. Esses adereços se complementam à vaidade e à beleza feminina, passando a fazer parte da própria personalidade e identidade das mulheres.

Desde os tempos mais antigos, acessórios femininos já eram utilizados e reverenciados, compostos por elementos da natureza, como pedras, conchas e madeira. Esses itens atraíam pelos significados e poderes carregados.

As joias também marcam momentos especiais da vida e também são usadas como amuletos de proteção contra energias negativas.

Continue comigo se você deseja conhecer melhor os significados das joias e seus diferentes tipos de formatos e materiais.

Os significados das joias

Brincos, colares e pulseiras representam muito mais do que simples adornos. As joias simbolizam momentos marcantes, fazem parte de conquistas e comemorações e são repassadas de geração em geração.

Batizados, aniversários e casamentos, por exemplo, são muitas vezes consumados com o simbolismo de uma joia adequada a cada momento. Por isso, esses acessórios remetem a lembranças pessoais, trazendo boas memórias de momentos especiais.

Além disso, as peças geram o sentimento de empoderamento feminino, já que as mulheres também adquirem as próprias peças, trazendo a sensação de pertencimento, prosperidade e elegância.

Dessa forma, passam a fazer parte da própria identidade da mulher, que escolhe suas joias de acordo com sua personalidade, humor ou imagem que deseja transmitir às pessoas ao redor.

Não dá para negar: as joias deixam o visual mais elegante e embelezam a pele, aumentando a autoestima e o bem-estar e estimulando a autoconfiança da mulher.

Tipos de joias e seus significados

Existem diversos tipos de joias existentes, com diferentes formatos, texturas, qualidades e materiais. 

Cada adorno também possui seu simbolismo específico, podendo ser utilizado em determinados momentos de acordo com a necessidade de cada um.

Argolas

Pequenas ou grandes, delicadas ou com detalhes marcantes, a argola é um dos acessórios mais populares ao redor do mundo.

É um adereço extremamente versátil, usado tanto casualmente quanto em eventos mais sofisticados, sendo uma peça essencial no porta joias de qualquer mulher.

A origem das argolas remonta à tradição dos piratas, que utilizavam esse tipo de pingente suas expedições em busca de ouro. Por isso, o brinco de argola possui relação com o significado de riqueza, poder e luxo.

Pérolas

Apreciadas desde a Antiguidade, as pérolas simbolizam a boa fortuna, a feminilidade, a criatividade e a pureza. Joias com pérolas são delicadas e elegantes, conferindo beleza a qualquer mulher que a utiliza.

Formadas a partir da reação instintiva de moluscos a uma possível ameaça externa, é raro encontrar uma pérola na natureza.

Diversos são os tipos de formas e cores das pérolas, e não apenas em tons brancos, como é comumente encontrada.

As principais variações de cor das pérolas são:

  • Branca
  • Creme
  • Dourada
  • Negra
  • Azul
  • Verde
  • Acinzentada

A variedade é enorme, justamente por ser um processo que ocorre naturalmente.

O que define o maior requinte de uma pérola é seu brilho e formato. As pérolas de circunferência perfeita, alto brilho e nível de reflexo são consideradas as de maior qualidade e valor.

Pedras naturais

Já falamos aqui no blog sobre as propriedades místicas e protetoras das pedras naturais. Além de servirem como amuletos, as pedras e cristais também carregam uma beleza indescritível com suas diferentes formas, texturas e cores.

Como exemplos de pedras utilizadas em formato de joias, posso citar:

Olho de tigre

Cheia de personalidade, a pedra olho de tigre representa proteção, coragem, força e clareza mental.

Ela possui as cores castanho escuro e amarelo, combinando as energias da Terra e do Sol.

E uma joia contendo uma pedra olho de tigre não passa despercebida, devido à variação de tons exclusiva de cada peça. Além de trazer vida a qualquer composição, ainda equilibra as energias e cria uma barreira de proteção para seus usuários.

Ametista

Uma pedra extremamente poderosa e que é muito utilizada em composições noturnas, devido ao seu aspecto marcante, proporcionando um visual glamouroso.

A ametista é um cristal que simboliza o equilíbrio, a sabedoria, a vitalidade e a proteção. Sua cor arroxeada promove a purificação da mente e do espírito e protege quem a utiliza.

Quartzo rosa

O quartzo rosa é um cristal relacionado ao romance e ao amor. Uma joia com essa pedra é muito delicada, compondo o visual de maneira leve e discreta.

Carregando uma peça contendo quartzo rosa, você vibra harmonia, fortalece o amor próprio e ainda equilibra emoções e sentimentos.

Prata 925

Mais acessíveis do que outras joias, os acessórios em prata 925 possuem uma beleza encantadora. O número 925 significa basicamente a quantidade de prata que a peça carrega, referindo-se à pureza da composição.

Isso se deve ao fato de que esse metal nobre não é totalmente maleável em seu estado puro, sendo necessário introduzir outros tipos de metais na produção de acessórios.

Diversos acessórios podem ser encontrados com esse metal, como anéis, brincos e cordão de pulseiras e colares.

A cor prata é mais sóbria e traz delicadeza e elegância para quem a escolhe, e as peças podem ser banhadas a ouro ou serem acrescidas de pedras e outros detalhes, trazendo ainda mais sofisticação.

Biojoia

Além das tradicionais joias e seus materiais, uma tendência que se apresenta cada vez mais forte são as biojoias ou ecojoias. Produzidas de maneira artesanal, as peças são exclusivas e confeccionadas com precisão e cuidado.

As ecojoias são produzidas com elementos orgânicos como frutos, cascas, penas, conchas e sementes, combinadas com metais e pedras preciosas ou semipreciosas.

As biojoias carregam, ainda, a importante visão da sustentabilidade, pois valoriza a produção de famílias extrativistas locais, que realizam a extração e coleta dos materiais respeitando a natureza.

Como você pode perceber, as joias e as mulheres construíram uma história de elegância, charme e poder.

Com seus brilhos, cores e formas, são diversos os tipos de joias possíveis e existentes. E conhecê-las mais a fundo é importante para definir qual combina mais com sua personalidade e com suas necessidades pessoais.

Me conta aqui nos comentários se este artigo te ajudou a entender melhor o universo das joias e seus encantamentos.

Vou adorar saber o que achou! Gratidão!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário