fbpx
Outros

Você conhece o chá indiano? Saiba aqui seus benefícios e dicas de preparo

Escrito por Augusto Marques

A culinária indiana sempre surpreende com a explosão de sabores propiciada pela combinação de diversos condimentos aromáticos. E não poderia ser diferente com o chá indiano.

Comumente servido em ocasiões especiais após as refeições na Índia, a bebida tem ganhado popularidade pelo sabor e pelas propriedades terapêuticas que apresenta.

Ficou curioso? Então continue a leitura para entender como preparar sua receita e a importância de incorporá-lo em sua rotina.

Origem do chá indiano

Conhecida como masala chai, a bebida surgiu a partir da combinação entre a cultura indiana e a influência inglesa durante o século XIX, no período de colonização.

A Índia é bastante conhecida por suas tradicionais infusões aromáticas, e a incorporação de um costume inglês – o de acrescentar leite aos chás – deu origem a essa nova bebida repleta de sabor e de benefícios para o bem estar físico.

Mas não é preciso ir até ao país oriental para provar um verdadeiro chá indiano. Você pode prepará-lo facilmente e ter essa experiência gastronômica mesmo em casa. Mas, antes, é preciso entender porque o massala chai está sendo tão consumido ao redor do mundo.

Ingredientes básicos e seus benefícios

Na composição do chá indiano, encontramos quatro ingredientes essenciais: folhas de chá preto, leite, especiarias e açúcar. No entanto, a receita é totalmente alterável: você pode escolher as especiarias e o açúcar de sua preferência, pois o que caracteriza o masala chai é justamente a diversidade de aromas em sua composição.

Geralmente, as especiarias mais utilizadas são gengibre, canela, cardamomo, noz moscada e cravo-da-índia. Entre os açúcares, você pode escolher entre o branco, mascavo, de coco, adoçante e até mel. O leite, por sua vez, deve ser preferencialmente de vaca e integral, para que os lipídios auxiliem na liberação dos compostos aromáticos dos condimentos.

De acordo com a Ayurveda, medicina indiana, o masala chai possui inúmeros benefícios para a saúde, principalmente para quem o consome diariamente. Por ser bastante energético, o ideal é consumi-lo com um café da manhã nutritivo ou no início da tarde.

As maiores vantagens de seu consumo são:

Aumento da disposição, devido à teína contida no chá preto, que contém propriedades antioxidantes, protegendo as células contra os radicais livres e melhorando o aspecto da pele;

Aceleração do metabolismo, pela ação de especiarias como a canela e o gengibre, que possuem propriedades termogênicas, estimulando a produção de calor e a queima de gordura corporal;

Reforço da resistência óssea, por causa do cálcio abundante existente na composição do leite, essencial para a boa formação dos ossos;

Melhora da digestão, efeito causado pela canela e pelo cardamomo, que incentivam a ação das enzimas pancreáticas, auxiliando no aumento da velocidade na quebra de gorduras.

Aprenda a preparar o seu masala chai

Para preparar um bom chá indiano, o melhor truque é dar atenção à qualidade das especiarias, que devem estar viçosas e brilhantes. Você pode acrescentar ou retirar ou especiarias de acordo com seu gosto. Confira abaixo uma sugestão de preparo da bebida para energizar seu dia:

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres de chá de chá preto
  • 1 pau de canela
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 2 cravos da índia
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo

Em uma leiteira pequena, coloque a água, o chá preto, a canela, o gengibre e os cravos-da-índia e leve ao fogo até ferver. Deixe levantar fervura por cerca de 5 minutos, diminua o fogo e acrescente o leite e o açúcar. Mexa por mais 5 minutos ou até levantar fervura novamente. Depois, passe em um coador e sirva bem quente.

Também é possível preparar o chá indiano sem adição de leite animal, caso você tenha intolerância à lactose ou seja vegano. Leites vegetais também complementam a receita e são muito saudáveis.

Seja qual for a escolha das especiarias e do leite, você poderá aproveitar o bem estar e a sensação de felicidade gerados pelo hábito de tomar o chá regularmente. Além, é claro, de deixar sua cozinha perfumada a cada preparo.

Ficou com vontade de provar? Agora que você já sabe como preparar o chá indiano, compartilhe o post em suas redes sociais contando como foi sua experiência com a receita. Vou adorar saber o que achou!

Sobre o autor

Augusto Marques

8 Comentários

Deixe um comentário