fbpx
Chakras

Aprenda a cuidar do chakra laríngeo

chakra laríngeo
Escrito por Augusto Marques

O corpo humano possui sete chakras, pontos de energia que influenciam a vida em geral, seja positiva ou negativamente. O chakra laríngeo é considerado o quinto chakra e está relacionado às capacidades de comunicação.

Como os demais chakras, o laríngeo também é representado por uma cor. No caso, azul claro prateado ou azul esverdeado. Esse ponto energético corresponde ao elemento éter e está diretamente relacionado às capacidades auditivas. Ele fica localizado na base da garganta e a tireoide é sua glândula de foco.

Em desequilíbrio, é muito comum que as pessoas apresentem problemas de comunicação e expressão, gerando timidez, vitimização, insegurança e baixa autoestima.

Por isso, é muito importante aprender a cuidar do quinto chakra e a alinhá-lo quando preciso. Me acompanhe neste artigo para descobrir:

  • As características do chakra laríngeo;
  • Como identificar se o quinto chakra está equilibrado;
  • Como descobrir se o chakra laríngeo está desequilibrado;
  • Como equilibrar o quinto chakra;

As características do chakra laríngeo

Devido à sua localização, na região da garganta, o chakra laríngeo está ligado à capacidade de expressão de forma geral, seja por voz, texto, gesto ou escuta. Ele também é responsável por transmitir ao mundo externo os diversos pensamentos, medos, impulsos, raiva, amor, medo, ou qualquer outro sentimento.

Com sua relação com o elemento éter, ele condensa todos os demais elementos inferiores, como terra, água, ar e fogo. Por isso, é considerado pelo Yoga um elemento básico.

Como identificar se o quinto chakra está equilibrado

Por se tratar de um plexo correspondente às comunicações, é muito simples identificar quando o seu chakra laríngeo necessita de uma atenção maior.

Quando em alinhamento, esse ponto de energia representa pessoas com maior facilidade de expressão, autoconfiança e criatividade. Isso sem mencionar o fato de esses indivíduos se sentirem mais à vontade para assumir as próprias fraquezas e sentimentos.

Ouvir também é parte importante do processo de comunicação, por isso, quando esse chakra encontra-se devidamente equilibrado, a empatia e a capacidade de escuta também são ampliadas, assim como a comunicação entre o mundo interior e exterior.

Como descobrir se o chakra laríngeo está desequilibrado

Para identificar se o seu chakra laríngeo está desalinhado, basta observar suas próprias dificuldades de comunicação, se o medo do julgamento e desaprovação alheios estão acima do nível normal e se você está se fechando para o mundo por causa dessas questões.

Além de complicar as interações interpessoais, um chakra laríngeo em desarmonia pode gerar dificuldades até mesmo na comunicação interna, entre seus próprios sentimentos. Dessa maneira, pode causar grandes transtornos emocionais e reduzir a espontaneidade e afetar a capacidade de demonstrar sentimentos.

Existe uma série de questões que podem ajudar no processo de descoberta do possível desequilíbrio do chakra laríngeo. Faça uma profunda reflexão a partir das perguntas e questões abaixo:

  • Estou seguro o bastante para me expressar com alegria?
  • Acredito ser bom o bastante para…
  • Confio em mim mesmo?
  • Como me sinto em relação à maioria das pessoas à minha volta?
  • Acredito na minha criatividade e tenho sido ousado?
  • Estou sendo sincero comigo e com a vida?
  • Estou reprimindo sentimentos ou atitudes no meu dia a dia?
  • Sou confiante em meus relacionamentos profissionais?
  • Estou me permitindo expressar de forma diferente?
  • Como conseguirei ser mais criativo me auto investigando?

Quando você fizer essas perguntas a si mesmo, é preciso ser realmente sincero. Afinal, você pode até acreditar que está mentindo para o mundo e para as pessoas ao redor, mas é impossível mentir para si mesmo.

É preciso aprender a acalmar a mente e ser honesto tanto com as críticas quanto com o próprio passado. Para colher bons frutos, você precisará ser bastante cauteloso e ter certeza de que deseja seguir o caminho para reequilíbrio de seu chakra laríngeo. Isso por causa de tudo que você terá acesso, como memórias dolorosas, traumas e medos passados. 

Como equilibrar o chakra laríngeo

Agora que você já entendeu como é possível identificar se seu chakra laríngeo está alinhado, é hora de aprender a restabelecer seu equilíbrio quando preciso.

Uma das formas mais eficientes de harmonizar esse plexo tão importante é em sessões de Reiki, com o auxílio de um profissional especializado que faça uma limpeza energética focada nesse ponto do corpo. Dessa forma, é feita a integração e potencialização para melhor recuperação.

Depois de realizar esse processo, é possível seguir observando sozinho seus próprios comportamentos, sempre prestando atenção aos sentimentos que afloram no dia a dia e se policiando para prevenir possíveis desequilíbrios futuros. Dessa forma, você terá acesso a uma poderosa fonte de autoconhecimento e crescimento pessoal.

Caso perceba algum sentimento passado ou experiência que lhe traga energias ruins, será preciso trabalhá-las para trazer energias positivas e manter seu quinto chakra devidamente alinhado.

Também é possível restabelecer o estado de equilíbrio do laríngeo com técnicas de meditação, cromoterapia, yoga, musicoterapia, cristaloterapia, entre outros. E é sobre algumas dessas possibilidades que iremos abordar agora.

Aromaterapia

Uma técnica terapêutica extremamente eficiente para evitar o desequilíbrio e auxiliar no realinhamento dos chakras é a aromaterapia, terapia alternativa que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas naturais.

Nesse caso, os óleos essenciais geralmente são aplicados em sessões de Reiki e massagens, mas também podem ser utilizados em acessórios pessoais para permitir que todos os efeitos sejam sentidos durante todo o dia.

Existem óleos essenciais específicos para cada ponto energético do corpo. Para o chakra laríngeo, os óleos mais apropriados são os de:

  • Erva-doce;
  • patchouli;
  • sândalo;
  • hortelã-pimenta;
  • limão;
  • e camomila.

Esses óleos apresentam características revigorantes e energizantes, estimulando a criatividade. Além disso, auxiliam nas enfermidades que acometem a região da garganta.

Pedras naturais e cristais

Todos os seres sencientes fazem parte da mesma natureza e nada mais eficiente do que recorrer a ela ao identificar que precisa de auxílio para melhorar alguma questão interna. E no caso dos chakras não é diferente.

As pedras naturais e cristais carregam a força da natureza em seu interior e são fontes poderosas e eficazes quando se trata do realinhamento dos chakras. Inclusive existem também as denominadas pedras dos chakras, cristais específicos que se relacionam diretamente às necessidades de cada ponto energético do corpo humano.

Pedras com cores similares às do oceano são as mais indicadas para o realinhamento do quinto chakra, devido às suas propriedades de acalmar as emoções, promover a paz e a cura em geral.

Alguns exemplos de cristais para o chakra laríngeo são:

  • Quartzo azul;
  • cianita azul;
  • e água marinha.

Uma das possibilidades de uso de cristais para o quinto chakra é posicionar uma pedra bruta no canto de algum cômodo da casa ou, se desejar um efeito mais potente e individual, usar um acessório com uma das pedras relacionadas ao chakra.

Meditação

A meditação e a atenção plena são técnicas altamente eficazes quando falamos sobre realinhamento dos chakras, e que podem ser aplicadas em qualquer momento.

Manter a mente sob constante observação, com o objetivo de converter os pensamentos negativos em positivos, é uma ótima maneira de iniciar esse processo de amadurecimento.

Aulas de canto, meditação ativa e dança em estado focado também são técnicas curativas e revigorantes. Outra técnica altamente recomendável durante e após essa investigação pessoal é o Ho’oponopono

Assumir suas próprias responsabilidades, se perdoar e se libertar sempre ajudam nas questões do passado e do presente.

Também é possível aplicar técnicas de aromaterapia durante as práticas de meditação. Para isso, pingue algumas gotas do óleo essencial desejado em um difusor de ambientes ou em um acessório pessoal.

Depois, prepare o espaço e coloque uma música de fundo. Inicie a sessão de meditação com afirmações positivas e imagine uma luz de cor azul sendo emanada em toda a região da garganta, curando todas as dificuldades de expressão e comunicação que você possua.

Viu como o chakra laríngeo, quinto ponto energético de foco do corpo humano, possui influência na forma como os indivíduos se relacionam e se comunicam – com o mundo externo e consigo mesmos – e até com a criatividade e autoconfiança?

Espero que este artigo tenha ajudado a clarear sua mente para tantas questões envolvendo a expressão pessoal.

E os aprendizados não param por aqui. Que tal descobrir um pouco mais sobre a aura e suas diferentes características e tonalidades com este artigo? Boa leitura.

Gratidão!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário