fbpx
Chakras

Chakra Plexo Solar: Conheça um pouco mais sobre ele

Escrito por Augusto Marques

O chakra Plexo Solar é responsável por governar nosso poder pessoal, nossa força de vontade e nossas habilidades mentais. Ele é considerado o terceiro dos 7 chakras.

As relações interpessoais e o contato com nosso Eu Superior são influenciados por esse ponto de energia e, por isso, é necessário mantê-lo sempre alinhado e energizado.

Para preservá-lo em harmonia, é preciso permanecer em constante sintonia com o universo. Mas como isso é possível? É o que vou te contar a seguir.

Introdução ao Chakra Plexo Solar

É importante conhecer os locais exatos de nossos chakras. O chakra Plexo Solar está localizado na parte superior da barriga, onde fica o diafragma. É considerada a parte mais quente e ácida do corpo.

Seu símbolo é representado por um círculo com 10 pétalas e um triângulo apontando para baixo. A cor utilizada para ativar e representar esse ponto é o amarelo/ dourado.

Os chakras costumam possuir relação com um dos elementos da natureza. O Plexo Solar conta com o elemento fogo, energia muito importante para práticas modernas de cura.

Você conhece os principais significados do Chakra?

Todos os chakras contam com diversos significados, e geralmente estão relacionados às energias que proporcionam ou que regem. As principais características ligadas ao Plexo Solar são:

  • Habilidades mentais;
  • formação de opiniões;
  • força de vontade;
  • autoconfiança;
  • relações interpessoais saudáveis;
  • clareza nas decisões.

Ao abrir e equilibrarmos o nosso chakra Plexo Solar, essas características acabam se encaixando harmoniosa e perfeitamente em nosso campo emocional, tornando-se algo natural.

Agora, caso esteja bloqueado ou hiperativo, os sintomas variam conforme os campos energéticos, físicos ou emocionais.

O símbolo do Plexo Solar

Já falamos a respeito da imagem que representa o Plexo Solar e é preciso conhecer melhor alguns detalhes importantes, como o triângulo presente em seu símbolo.

O triângulo entre as dez pétalas carrega um significado expressivo: ele representa o elemento fogo, o poder de transmutação de energia deste chakra. O fogo tem o poder de transformar qualquer matéria e impulsionar ou avançar os processos de nossa existência.

As dez pétalas ao redor do triângulo, compostas pela cor azul, também representam o poder desse elemento de combustão.

Além disso, seu símbolo é associado ao sol, que carrega nosso centro de energia interior, nossa fonte vital. Também é representado pelo arquétipo do trabalhador, do guerreiro, sendo a satisfação profissional um importante regulador desse chakra.

Você sabe quando seu chakra Plexo Solar está em desequilíbrio?

Antes de apresentar alguns sintomas do desequilíbrio desse chakra, é preciso abordar as características de um chakra Plexo Solar que se encontra em harmonia.

Decisões claras, força de vontade, relações sociais equilibradas e satisfação profissional são alguns indícios de que a energia do ponto considerado nosso sol interior está fluindo. Dessa forma, traz uma sensação de paz e de aceitação de nós mesmos.

Agora, quando a energia do terceiro chakra encontra-se bloqueada, são apresentados sinais como:

  • Autoridade sobre pessoas e ambientes;
  • vontade ter controle sobre tudo;
  • obsessão com detalhes;
  • sentimento de superioridade e ganância por poder;
  • medo do julgamento.

Na saúde física, a falta de harmonia do terceiro chakra pode ser apresentar como:

  • Úlceras;
  • má digestão;
  • hipoglicemia;
  • diabetes;
  • síndromes respiratórias.

Com o funcionamento desarmônico do Plexo Solar, o indivíduo passa a querer controlar todas as situações e pessoas ao redor.

Pode gerar também uma sensação de insatisfação constante, causando compulsões em busca de preencher um vazio que nada tem a ver com questões físicas e materiais.

Como alinhar o chakra Plexo Solar

Para que você retorne ao estado de harmonia desse chakra, emanando determinação e confiança, é preciso tomar algumas medidas simples, mas extremamente eficazes. Algumas delas são:

Tomar sol

Passar alguns momentos em contato direto com o sol é muito importante para ativar o Plexo Solar, como seu próprio nome já indica.

Caminhar em horários de incidência mais suave do sol, como no início da manhã ou no final da tarde, é uma ótima alternativa para manter o plexo solar sempre energizado.

Entoar mantras

Um poderoso mantra relacionado ao chakra Plexo Solar é o som RAM. Repita-o durante a meditação, posicionando as duas mãos no local do terceiro chakra, com um polegar repousando em cima do outro.

Uma poderosa frase de afirmação que também pode ser entoada como um mantra para auxiliar na ativação desse chakra é

“Eu sou abundância, poder e satisfação pessoal”.    

A frase deve ser repetida algumas vezes, enquanto você posiciona uma das mãos na região logo acima do umbigo, onde está localizado o Plexo Solar.

Imagine um círculo dourado envolvendo essa área e reflita sobre tudo o que possa estar te prendendo a velhos vícios e padrões. Depois, visualize essas sensações negativas se esvaindo de seu corpo e flutuando para longe.

Dessa forma, você consegue eliminar as energias negativas e se tornar mais capaz de confiar no fluxo das situações da vida, modificando seu modo de se relacionar e ganhando mais confiança e determinação.

Utilizar técnicas de aromaterapia

A aromaterapia possui grande influência nos chakras, pois suas técnicas auxiliam na manutenção da energia vital. O terceiro chakra pode ser beneficiado com o uso de óleos essenciais mais cítricos, como laranja, limão e grapefruit.

Esses óleos possuem uma energia dourada concentrada e intensa, e possuem propriedades curativas, purificadoras e energizantes.

Explorar os poderes das pedras naturais

Da mesma forma com que cada chakra representa um local do corpo, uma cor e uma energia, também existe uma pedra natural que serve como auxiliar no alinhamento e na ativação dos nossos pontos de energia.

Por isso, é importante conhecer a pedra ideal para trabalhar e energizar um determinado chakra.

Você pode comprar uma pedra de chakra para focar em apenas um dos pontos que julga estar em desequilíbrio. Contudo, é bastante conveniente que tenhamos as pedras que mantenham todos os nossos chakras em harmonia e energizados.

Você pode adquirir um objeto de adorno como uma japamala, por exemplo, com as sete pedras dos chakras, que você encontra em nosso site. Nossas pedras são 100% naturais, apresentando o estado ideal de pureza.

Duas pedras relacionadas especificamente ao Plexo Solar são o Olho de Tigre e a Obsidiana negra. E é sobre elas que irei explicar a seguir.

Olho de Tigre

A pedra Olho de Tigre é extremamente poderosa, além de muito bela para ser usada como objeto de adorno. Ela é utilizada para diversas finalidades, e é indicada principalmente para quem procura relaxamento e harmonia, fortalecimento do autoconhecimento, raciocínio rápido e coragem para tomar iniciativas.

A proteção energética propiciada por essa pedra está ligada ao Plexo Solar, devido à sua relação com a energia e força do sol. Durante a meditação, é interessante posicionar a pedra Olho de Tigre sobre o terceiro chakra, permitindo a penetração das poderosas ondas emitidas pela pedra.

Para conhecer um pouco mais sobre a pulseira olho de tigre, clique aqui.

Obsidiana negra

A obsidiana negra, devido à sua origem vulcânica, remete ao elemento fogo, se relacionando intimamente com o terceiro chakra. Ela trabalha com a energia da sensação de perfeição interior, atuando com a purificação do ego e nos relembrando nosso lugar no mundo.

A obsidiana negra deve ser colocada sobre o chakra do Plexo Solar para atrair as energias dos chakras superiores (Coronário e Frontal), ajudando a reequilibrar o fluxo das vibrações internas.

Quando seu chakra Plexo Solar se encontra em harmonia, seu poder pessoal brilha para todos ao redor. Você modifica o significado do seu estar no mundo, encontra sentido no âmbito profissional e gera conexões mais fortes e saudáveis com outras pessoas.Você já conhecia a importância do terceiro chakra? Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam mais a fundo seus significados e novas maneiras de mantê-lo sempre energizado e ativado.

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário