fbpx
Outros

Tudo o que você precisa saber sobre o chakra sacro

chakra sacro
Escrito por Augusto Marques

O chakra sacro, além de possuir relação direta com a sexualidade, está ligado às energias criativas e à capacidade de realização de mudanças em diversas áreas da vida.

Este ponto energético requer bastante cuidado, já que é bastante instável e pode facilmente ficar desalinhado ou bloqueado.

Isso ocorre principalmente quando você se sente insatisfeito com sua própria sexualidade ou em seus relacionamentos, principalmente amorosos.

Por isso, é importante entender como manter o chakra sacro constantemente em seu estado ideal. Me acompanhe neste artigo para conhecer suas principais características e formas de restabelecê-lo. Vamos lá?

Características do chakra sacro

O chakra sacral é o segundo chakra do corpo, e é muitas vezes relacionado ao baço. Quando alinhado, é responsável pela manutenção da vitalidade, da sexualidade e da criatividade dos seres humanos.

Com o segundo chakra bem alinhado, você se torna uma pessoa com autoestima mais elevada, além de muito atraente.

em desequilíbrio, é preciso se atentar para comportamentos viciosos que podem aparecer, principalmente relacionados a sexo. Sono em excesso, autoestima baixa e sentimentos de culpa são outros sintomas causados pela desarmonia desse chakra.

Para que ele retorne a seu estado ideal, você pode tomar algumas atitudes e realizar alguns exercícios. Assim, é possível que você tenha mais ânimo para abraçar as mudanças, se autoafirmar e regular as emoções.

Prepare-se para conhecer 4 formas de restabelecer o equilíbrio do chakra sacro e ser uma pessoa mais autoconfiante.

Utilizando pedras ou joias para seu chakra sacral

Uma das formas mais simples e úteis de alinhar e cuidar de seu chakra sacral é utilizar pedras dos chakras que contam com propriedades que atuam neste ponto de energia.

Confira abaixo a lista com as pedras e suas propriedades que você pode aproveitar para manter seu chakra em bom funcionamento.

Calcita laranja

De personalidade energizante e purificadora, a calcita laranja é uma pedra capaz de transformar e elevar as energias de qualquer ambiente.

Com sua energia emissora, é extremamente útil para gerar proteção, inteligência, força de vontade, coragem e confiança em si mesmo.

Também remove energias estagnadas, auxilia no desenvolvimento de capacidades psíquicas.

Sua relação com o chakra sacral está no estímulo da fertilidade, do erotismo e do discernimento em casos de amor e amizade.

Ela é usada principalmente de duas maneiras:

  • Formato de pedra bruta, como item decorativo e de purificação das energias do ambiente;
  • forma de joia, para purificação da aura e fortalecimento do segundo chakra.

Já no âmbito físico, a calcita laranja é uma excelente pedra para desintoxicar o corpo, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a absorção de cálcio pelo organismo.

Moonstone (pedra da lua)

A moonstone, ou pedra da lua, carrega em si as energias do satélite natural da Terra e promove emoções mais brandas e desperta a intuição e a sensibilidade.

Pedras brancas, como a pedra da lua, possuem características receptoras e estão intimamente ligadas à sensitividade e ao lado feminino.

Está estritamente ligada ao alinhamento do chakra sacro, pois traz efeitos positivos no ciclo reprodutor feminino, inspiram sexualidade e fertilidade e, ainda atua no campo afetivo, atraindo o amor e a resolução de conflitos entre namorados.

Esse cristal é carregado principalmente no bolso como forma de proteção, mas também muito utilizado em forma de acessórios, como o colar da lua.

À noite, seus efeitos são potencializados, devido à atuação do brilho da lua no céu.

Para aumentar os poderes da moonstone, deixe-a sob a luz do luar por toda a noite, principalmente durante as fases crescente e cheia, e aproveite seus efeitos.

Cornalina

                     

Também conhecida como carneol, a cornalina é uma pedra valiosa desde épocas mais remotas. Os egípcios, por exemplo, a utilizavam como pedra da fidelidade e da renovação.

É extremamente benéfica para o segundo chakra, pois:

  • Acalma os ciúmes e o rancor;
  • Estimula a paciência;
  • Aumenta a energia sexual
  • Favorece a fidelidade
  • Propicia fertilidade e erotismo.

Além disso, por carregar as forças do elemento terra em seu interior, é muito positiva para a manutenção dos órgãos reprodutores, para fortalecer o poder de decisão e para aumentar a vitalidade e a alegria de viver.

Quando utilizada diretamente em contato com a pele, em forma de acessório, você tem acesso a todos os seus efeitos de maneira mais profunda durante todo o dia.

Assim, é possível aumentar o poder de sedução e a autoconfiança, ao mesmo tempo em que fortalece o chakra sacro.

Citrino

O citrino, por sua vez, é utilizado desde o Império Romano para proteção contra olho gordo, inveja e intrigas.

Seus efeitos no chakra sacral têm a ver com a melhoria da disposição, da aceitação, da compaixão universal e da confiança em si mesmo.

No âmbito físico, por ser um cristal de limpeza, favorece o metabolismo, atenua distúrbios hormonais e possui efeito regenerativo.

É indicado que esse cristal seja colocado próximo à cama durante a noite, pois evita pesadelos, atenua possíveis medos e garante uma noite de sono tranquila.

Técnicas de Yoga ou meditação sacral

As técnicas de meditação seguem basicamente os mesmos princípios básicos, mas, para ativar o segundo chakra, a visualização é de extrema importância.

Para alinhar e ativar o chakra sacro, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Sente-se em um lugar tranquilo, confortável e de preferência em um momento em que não haverá interrupções. Atente-se para sua coluna: mantenha-se reto e com os membros relaxados;
  2. Realize um ciclo de dez lendas e de profundas respirações;
  3. Visualize um círculo laranja girando em torno de seu chakra sacral;
  4. O elemento relacionado com este chakra é a água, por isso, imagine ondas de luz alaranjada se espalhando por essa região. Sinta seu corpo esquentando por completo;
  5. Faça isso pelo tempo que achar necessário, e por pelo menos cinco minutos;
  6. Ao final, abra os olhos e analise como se sente.

Alimentos ideais para o chakra sacro

Você sabia que algumas dietas podem agir negativa ou positivamente em seus chakras? Por isso, atente-se ao seu estilo alimentar: em certos casos, pode ser que você esteja sentindo mais cansaço do que o normal por alguma deficiência na alimentação.

Para manter o chakra sacral bem equilibrado, é preciso consumir alimentos que estejam de acordo com suas necessidades.

Veja abaixo alguns alimentos que podem ajudar a equilibrar esse ponto de energia:

  • Sementes;
  • Laranja e frutas cítricas;
  • Caldos e chás;
  • Cocos.

Frases de força para manter o chakra sacral alinhado

Utilizar frases de força para equilibrar seu chakra sacral pode ser uma ótima saída para manter-se sempre disposto.

Alguns problemas podem ser gerados por pensamentos negativos em excesso, e por isso a importância do autoconhecimento e do autocuidado.

Conheça algumas frases de força que podem ser usadas a qualquer momento de seu dia ou quando alguma vibração negativa afligir a sua mente:

  • Eu mereço ter minhas necessidades satisfeitas e sentir prazer;
  • É importante expressar minha sexualidade de uma maneira criativa, divertida e saudável;
  • Eu acredito que aquilo que ofereço ao mundo é o bastante;
  • Sei que posso fazer melhor em meu futuro, eu abraço as mudanças;
  • Eu sou um imã de pessoas boas que me apoiarão e amarão;
  • Sou uma pessoa criativa e forte e amo tudo que faço;
  • Meu corpo é fantástico e estou muito feliz com ele;
  • Estou cheio de vontade de criar e mudar o meu mundo;
  • A cada dia que passa, sinto-me mais feliz e contente;
  • Estou mais que pronto para crescer pessoalmente e aproveitar as mudanças positivas.

E agora que você conhece as frases de poder para alinhar e proteger seu chakra sacrol, nada mais interessante que passar a repeti-las todas as vezes que sentir certo desânimo se apossando de você.

Além disso, é preciso compreender que o tempo todo somos bombardeados por energias, positivas ou negativas.

Se você deseja se sentir mais protegido contra as más influências do dia a dia, nada mais eficiente do que usar pedras e cristais ligados à necessidade do chakra sacral para mantê-lo protegido e alinhado.

Por isso, recomendo que você adquira o Colar Energia dos Sete Chakras, que reúne os poderes de diversos cristais, incluindo a cornalina e o citrino, conjunto essencial para quem deseja proteção e equilíbrio.

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário