fbpx
Outros

4 chás caseiros para relaxar e combater a ansiedade

chás caseiros
Escrito por Bárbara Oliveira

Acredite: aquelas indicações de avós para tomar um chá quando estiver se sentindo indisposto ou para baixo realmente funcionam. Determinadas ervas medicinais realmente são capazes de atuar na manutenção de determinadas sensações e como terapia complementar para determinados tipos de enfermidades.

Se você procura chás caseiros para relaxar, veio ao artigo certo. Muitos chás atuam diretamente no sistema nervoso central e promovem benefícios de forma natural e integral, auxiliando no bem estar do corpo, mente e espírito.

Alguns deles, inclusive, ajudam a trazer mais tranquilidade e a diminuir os efeitos da ansiedade. Continue a leitura deste texto para entender quais são os melhores chás que você pode preparar em sua casa, principalmente em dias de maior ansiedade.

Como os chás caseiros para relaxar atuam

Antes de explicar como as propriedades de determinadas ervas e seus chás atuam com seus efeitos calmantes, é preciso entender o que é a ansiedade e quando seus efeitos passam a ser prejudiciais.

O que é ansiedade e como os chás podem ajudar

Uma reação natural do corpo humano, a ansiedade aparece em momentos em que enfrentamos situações que o cérebro interpreta como perigosas e em momentos desafiadores.

Ela é uma resposta natural e saudável quando aparece em momentos periódicos, pois nos impulsiona a crescer e a nos desenvolver, além de nos alertar e preparar o corpo para enfrentar situações de real perigo.

O problema aparece, porém, quando a ansiedade e seus sintomas se tornam rotineiros e afetam negativamente o dia a dia de quem convive com ela. Dessa forma, ela passa a ser considerada ansiedade patológica e deve ser tratada com profissionais especializados, como psicoterapeutas e psiquiatras.

Os chás de algumas ervas medicinais também podem auxiliar no processo de alívio de alguns sintomas da ansiedade, aumentando os níveis de relaxamento e tranquilidade e diminuindo as sensações de tensão e medo constante. É importante lembrar, apenas, que essas bebidas fazem parte de uma terapia complementar, e não devem substituir os tratamentos convencionais.

4 chás caseiros para combater a ansiedade

As ervas para alívio dos sintomas de ansiedade e seus chás são facilmente encontrados em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais, sendo muito acessíveis.

Algumas ervas possuem um aminoácido denominado L-theanina, que tem potencial de diminuir os níveis de estresse e de tensão mental. Esse aminoácido atua diretamente no sistema nervoso central e, por isso, os chás dessas ervas devem ser consumidos entre trinta minutos e uma hora antes de se deitar para se ter os efeitos desejados.

Uma das melhores formas de aproveitar os benefícios dessas ervas, além da aromaterapia, é por meio do consumo de chás, que extraem todas as propriedades das plantas.

Em conjunto com o consumo de infusões de ervas, é importante manter hábitos saudáveis, tanto relacionados ao corpo, com a ingestão de bons alimentos e com a prática de exercícios físicos, quanto à saúde mental, com a prática de meditação e focando em pensamentos positivos.

Além disso, é preciso se atentar para quais ervas você está adquirindo. Abaixo, trago o nome de 4 chás caseiros para relaxar, suas propriedades e como prepará-los. Vamos lá?

1. Chá de camomila

Este é um dos chás mais conhecidos como relaxante natural. Fortemente indicada para ser consumida antes de dormir para acalmar a mente antes do sono, a camomila cria um ambiente de tranquilidade e diminui a sensação de agitação após um dia estressante.

Essa planta possui propriedades sedativas eficazes para a indução do sono, segundo alguns estudos. Além disso, não só a ingestão do chá, como a inalação de seu aroma, atua diretamente no sistema límbico e promove o relaxamento geral do corpo.

Como preparar o chá de camomila

  • 1 porção de flores frescas de camomila;
  • 500 ml de água

Enxague bem as flores em água corrente e utilize papel toalha para secá-las suavemente. Coloque a água para ferver e adicione as flores, deixando em fervura por até 10 minutos. Tome o chá em temperatura morna.

2. Chá de flor de maracujá

A flor de maracujá, ou passiflora, é a flor da planta do maracujá, fruta famosa por suas propriedades tranquilizantes. Ela possui ação relaxante no sistema nervoso e é indicada principalmente para quem sofre de insônia e com preocupações constantes.

O chá deve ser preparado aproveitando tanto as flores quanto as folhas do pé de maracujá, onde se encontram as maiores concentrações de passiflora, substância da planta responsável pelos efeitos calmantes.

Como preparar o chá de flor de maracujá

  • 1 colher de sopa das folhas ou flores picadas da planta de maracujá
  • 1 xícara de água

Limpe bem as folhas ou flores do maracujá em água corrente e depois mantenha sob fervura por cerca de 5 minutos. Coe e faça a ingestão da infusão quente ou morna.

3. Chá de erva-cidreira

Assim como a camomila, a erva-cidreira é outra erva tradicionalmente conhecida para acalmar os ânimos e trazer mais consciência para o presente, ajudando a relaxar e a diminuir os níveis de ansiedade.

De acordo com algumas pesquisas, a erva evita a degradação do receptor GABA no cérebro, neurotransmissor responsável por produzir efeitos calmantes e de relaxamento no sistema nervoso.

Assim, ela acentua as sensações de tranquilidade e ainda atua amenizando problemas de digestão.

Como preparar o chá de erva-cidreira

  • 1 colher de sopa de folhas secas de erva-cidreira;
  • 500 ml de água

Faça a limpeza das folhas e as adicione em água fervente. Deixe repousar por cerca de 10 minutos. Coe a infusão e beba em temperatura morna antes de dormir.

4. Chá de alfazema

A alfazema, também denominada lavanda, é popularmente conhecida pelo seu uso na aromaterapia para aliviar sintomas de ansiedade e estresse, com a aplicação do óleo essencial provindo da planta.

Mas as propriedades da alfazema também podem ser muito aproveitadas a partir do consumo do chá de suas flores, que não se limitam à promoção de tranquilidade e calmaria, como também reduz inflamações e melhora a saúde da pele.

Como preparar o chá de alfazema

  • 2 colheres de sopa de flores da lavanda
  • 500 ml de água

Em um recipiente com água fervente, adicione as flores de lavanda e mantenha sob fervura durante 5 minutos. Coe o preparo e consuma morno ou em temperatura ambiente.

O uso correto de determinadas plantas medicinais, como é o caso dos chás caseiros para relaxar e combater a ansiedade, pode trazer diversos benefícios à saúde.

Que tal começar a incluir algum dos chás recomendados em sua rotina antes de se deitar? Suas noites se tornarão mais tranquilas e, os níveis de ansiedade, mais controlados.

Se você gostou dessas dicas, também vai gostar de nosso artigo sobre como aliviar a ansiedade com aromaterapia.

Gratidão e boa leitura!

Sobre o autor

Bárbara Oliveira

Sagitariana com leves toques de intensidade de escorpiana. Usuária assídua do óleo de lavanda e eterna apaixonada pelos mistérios da vida. Venho compartilhar um pouco das minhas vivências e conhecimentos esotéricos deste plano existencial.

Deixe um comentário