fbpx
Outros

Você sabe como desenvolver a resiliência?

Escrito por Augusto Marques

Você sabe o que é e como desenvolver a resiliência? A verdade é que esse é um termo que tem sido bastante utilizado na atualidade, mas que ainda requer maior entendimento não só sobre seu significado, mas sobre como aplicá-lo no dia a dia também.

Sermos resilientes nos torna capazes de superar adversidades e obstáculos, possibilitando importantes adaptações a diferentes situações. Além disso, por meio dessas características, obtemos elevação espiritual e adquirimos uma visão mais positiva da vida.

Acompanhe este post para entender melhor sobre o conceito e como ele pode ser aplicado em sua rotina para viver de maneira mais leve e harmônica.

O que é resiliência

É certo que mudanças acontecem o tempo todo em nossas vidas. Emprego, companheiro(a), atividades físicas, hobbies, emoções… Tudo está sempre em constante alteração, não é mesmo? Se essas modificações são boas ou não, isso quem vai dizer é o nosso ponto de vista sobre elas.

Mais do que a maneira como a enxergamos, é fundamental ainda ter consciência sobre a forma como agimos (ou reagimos) a qualquer uma dessas situações. Isso porque na maioria das vezes não adianta lutarmos contra uma mudança que está ali posta ou que precise acontecer, e, sim, precisamos encará-la.

É nesse momento que a resiliência se faz essencial. Ela diz respeito à nossa capacidade de lidar com alguns problemas e desafios, adaptar a mudanças ou gerenciar pressões às quais estamos sujeitos. 

Aqui, não estou sugerindo que não haja um afetamento, mas ainda que ele aconteça, uma pessoa resiliente é capaz de dar um “manejo” adequado àquela situação. Assim, ela transforma aquela situação de adversidade em aprendizado e, por que não, em algo positivo.

Diferentemente do que se pode imaginar, a resiliência não nasce com um indivíduo. Ela é uma característica que é desenvolvida ao longo da vida, desde a infância, à medida que crescemos e nos confrontamos com obstáculos.

É importante ressaltar, no entanto, que ser resiliente não nos impede de sofrer algumas frustrações. Inclusive, elas são fundamentais para desenvolvermos essa capacidade e nos tornarmos mais flexíveis, analíticos e autoconfiantes.

Por que é importante ser resiliente

A depender da forma com que lidamos com um problema, ele pode se tornar ainda maior ou nos afetar ainda mais, em comparação a outras maneiras de enfrentá-lo. Aumentam, assim, as chances de não conseguirmos resolvê-lo.

Se nos mantemos nervosos e buscamos resolver aquilo a qualquer custo, por exemplo, são maiores as chances de agirmos por impulso e agravarmos a situação.

É nesse sentido que a resiliência se faz importantíssima. Ela nos permite ter esperança, respirar fundo antes de tomar uma ação e analisar adversidades de maneira calma, tranquila e atenta. Feito isso, nos tornamos capazes de encontrar caminhos alternativos para alcançar nossos objetivos apesar dos percalços do percurso.

E não é à toa que a expressão se tornou tão comum. Vivemos em um mundo em constante mudança que certamente representam desafios com os quais precisamos lidar todos os dias. 

Saber gerenciá-los e nos comportar perante eles é uma atitude que permite menor sofrimento, maior resolutividade, maior crescimento pessoal (e profissional) e, ainda, maior sentimento de felicidade.

Como desenvolver a resiliência

Agora que já falamos do conceito de resiliência, você pode estar com dúvidas sobre como desenvolver essa característica em si mesmo(a), acertei? A seguir, você vai encontrar algumas dicas de como colocar em prática ações que tornarão você mais resiliente.

Exercite o autoconhecimento e tenha um propósito

Saber quem somos, o que nos faz felizes, quais são nossos propósitos de vida são os primeiros passos para nos tornarmos mais resilientes. Afinal, a partir do momento em que não identificamos nossa maneira muitas vezes equivocada de lidar com adversidades, torna-se difícil modificar essa realidade. Então, observe seus posicionamentos e características principais e conheça melhor a si mesmo(a).

Liberte-se de crenças limitantes

Não são raras as vezes em que nos deparamos com desafios e pensamos que não vamos conseguir superá-los, não é mesmo? Ideias como “não sou capaz”, “o outro é melhor do que eu”, “isso não é para mim” pode nos travar diante de uma situação, dificultando que saiamos dela com sucesso. Então, evite esse tipo de crenças limitantes em seu dia a dia.

Evite se lamentar demais

Juntamente às crenças limitantes, as lamentações nos mantêm focados em ideias negativas e que prejudicam a clarificação da mente quanto a possibilidades na resolução de problemas. Tendo isso em mente, que tal exercitar mais a positividade na sua rotina? Essa é uma forma de adquirir ainda mais motivação e ir além.

Busque o controle do próprio destino

Adquirir resiliência tem tudo a ver com ter o controle do nosso próprio destino! Lembra do que mencionei sobre autoconhecimento? Pois, aqui, ele será fundamental ao evidenciar para você mesmo(a) quais são seus objetivos de vida e para traçar seu próprio destino. A partir disso, você se tornará capaz de escolher o caminho ideal para alcançá-los, apesar das adversidades.

Seja flexível, paciente e persistente

Como mencionei, o mundo está repleto de mudanças o tempo todo. A partir do momento em que somos capazes de lidar com elas de forma mais natural e mais resiliente, alcançamos mais facilmente o sucesso. Por isso, busque sempre ser flexível, paciente e persistente. Afinal, o caminho nem sempre será um só, será curto ou se dará em linha reta.

Tenha inteligência emocional

Quantas vezes não nos vemos paralisados diante de uma situação nova? Nesses momentos, é preciso ter bastante inteligência emocional para contornar essas surpresas com maestria. Sendo assim, busque sempre reconhecer seus sentimentos perante uma situação, avaliá-los e, mais do que isso, controlá-los. Agir de forma objetiva pode ser a saída ideal para se tornar mais resiliente.

Como pudemos ver, exercitar a resiliência tem tudo a ver com buscar uma rotina mais harmônica e equilibrada. Aplicar as dicas que dei neste post e saber como desenvolver a resiliência em seu dia a dia fará com que você conviva melhor com outras pessoas e consigo mesmo(a). É possível, inclusive, adquirir maior prosperidade, melhor qualidade de vida e, por que não, mais saúde.

Curtiu as informações deste post? Então, conheça nossos produtos voltados para a resiliência:

Sobre o autor

Augusto Marques

1 Comentário

  • Adorei, As vezes acho que consigo ser resiliente com algumas adversidade em minha vida, prestarei mais atenção no meu dia a dia e observarei lendo sempre este post para que possa aprender mais. Obrigado 🙏

Deixe um comentário