fbpx
Cristais

Como Limpar e Energizar seus Cristais

como limpar cristais
Escrito por Augusto Marques

Olá, como vai? Quer saber como limpar e energizar seus cristais? Desejamos a você ótimas vibrações e esperamos que encontre as informações que procura para os seus cristais!

Já falamos a respeito de como energizar e limpar uma obsidiana negra, e também da importância dessa pedra como escudo contra as energias negativas. Caso não tenha lido, lhe convido a esta leitura, clicando aqui.

Recebi alguns e-mails perguntando como limpar e energizar os cristais, por isso, decidi escrever esse artigo explicando como fazer isso e quais são os cuidados necessários.

Porque eu preciso limpar meus cristais?

Os cristais são formados naturalmente após passar por intensos processos de transformação da estrutura da própria natureza. Por isso, são itens poderosos e iluminados, carregados com o poder da natureza.

Dessa forma, precisam ser limpos regularmente, pois armazenam energias do ambiente e das pessoas com quem mantêm contato. Assim, eles absorvem tanto as energias positivas, quanto as negativas.

Por isso, é necessário sempre mantê-los limpos e energizados. Algumas pessoas usam colares com cristais de limpeza, e para manter seus efeitos, o ideal é que sejam limpos regularmente.

Outras pessoas utilizam essas pedras poderosas para alguns tratamentos, como de saúde ou até mesmo como proteção contra a energia negativa. Assim, é importante que as energias e vibrações do cristal sejam sempre renovadas.

Com que frequência devo limpar meus cristais?

Separe um tempo, pelo menos uma vez por mês para renovar as energias do seu cristal. Essa frequência mínima garante que as propriedades do cristal continuem atuando como devem.

É recomendado também, que você sempre limpe e energize seu cristal quando sentir necessidade. Sempre ao ter contato com ambientes e pessoas com energia pesada e quando passar de um mês da última energização.

Qual a finalidade dos cristais?

Se você está lendo esse texto em busca de mais informações a respeito dos cristais, saiba que esses pequenos presentes da natureza são como ferramentas para um determinado fim, por isso é importante mantê-los sempre muito bem cuidados.

Os cristais têm maravilhosas propriedades que, ao serem usadas corretamente, e devidamente limpos e energizados, podem fazer maravilhas na vida dos seres humanos.

Algumas pessoas, limpam suas casas, roupas, entre outras coisas, mas esquecem de limpar seus cristais. Nesses casos, mesmo com a casa limpa, ainda haverá energia negativa no ambiente, pelo fato de o cristal não estar limpo.

Essa situação impede que a finalidade do cristal seja atingida, uma vez que ele não fará o efeito desejado.

5 Maneiras de limpar os seus cristais

Agora, você conhecerá algumas maneiras de limpar seus cristais. Esse é o primeiro passo para ter seu cristal pronto para uso. Somente após a limpeza, é que deve ser feita a energização.

A limpeza do cristal deve ser feita sempre que você acaba de adquiri-lo, nos casos em que o estabelecimento não o limpa. E também deve ser feita, pelo menos uma vez por mês, para eliminar as energias que podem estar presas a ele.

1. Águas naturais

Você pode limpar seus cristais em águas naturais, desde que, não estejam poluídas. Sobre o tempo, escute sua intuição e, ao estar lavando, pense positivamente, pois a água é um maravilhoso condutor de energia. As principais fontes de águas naturais, são: rios, lagos, mares ou cachoeiras.

Para evitar perder seu cristal durante a limpeza, coloque-o dentro de um saquinho antes de emergi-lo na água. A pressão da água pode fazer com que você perca seu cristal, e fazendo isso, você evita que isso aconteça.

2. Água com sal

Outro método para limpar seu cristal é dar um banho de água com sal grosso. É algo muito simples. Tudo que precisa é colocar água em um recipiente, adicionar o sal grosso e colocar seus cristais dentro, deixando-os por pelo menos 3h.

Depois, tire as pedras da água e lave-as com água corrente, podendo ser na pia de sua casa. Lembre dos pensamentos positivos sempre.

É importante lembrar que algumas pedras não se dão muito bem com o sal, geralmente as opacas. A malaquita ou chrysocolla, por exemplo, podem perder o brilho, por isso, pesquise a respeito.

3. Sal Grosso

Limpar o cristal com sal grosso é uma ótima escolha se você não tem certeza de quais pedras podem ser limpas com água ou não. Isso porque, para limpar com o sal você só precisa formar um “tapetinho” de sal sobre uma superfície e deixar seus cristais nele.

Deixando-o por aproximadamente 2h, o sal irá remover toda energia e vibração negativa do cristal.

4. Incenso

Defumar seus cristais com incenso é uma forma simples e prática de limpá-los. Tudo o que você precisa é acender um incenso e deixar que sua fumaça envolva o cristal. Ela atua purificando por completo e renovando suas propriedades.

Para defumar seus cristais você pode optar por utilizar sálvia branca, palo santo ou lavanda. A depender do seu objetivo, você pode escolher outras opções para limpeza, como arruda, alfazema, entre outros.

5. Drusas

As drusas podem ser uma ótima saída para você que deseja que seus cristais sejam limpos e energizados ao mesmo tempo. As drusas são auto-energizantes e auto-limpantes porque são compostas por múltiplas bordas de cristais.

As mais conhecidas são as de Selenita e Ametista, que são naturalmente ideais para limpeza de ambientes. A selenita é um cristal de altíssima frequência energética e, portanto, é perfeita para limpar outros cristais.

Para limpar usando uma Drusa, seja de Selenita ou Ametista, coloque-a em uma superfície reta e disponha os cristais que você deseja energizar ao seu redor.

Suas pontas devem apontar em todas as direções em que hajam pedras que devem ser limpas e energizadas. Deixe-os nessa posição por trinta segundos e pronto, seus cristais e seu ambiente foram limpos.

Como energizar os seus cristais

Agora que você já limpou o seu cristal, é o momento de energizá-lo. Após remover todas as vibrações presentes nele e renovar seus efeitos, você irá programá-lo para cumprir seus efeitos.

Energizar é sintonizar a energia do cristal com o objetivo que você deseja alcançar, fazendo com que ele tenha a mesma vibração daquilo que você deseja alcançar, garantindo seu efeito em máximo potencial.

Sol

Mencionamos o fato de os cristais serem presentes formados pela natureza. Portanto, nada mais lógico do que usar essa poderosa força para renovar as energias do seu cristal.

Por isso, uma ótima forma de energizar seu cristal é usando a luz do Sol. O astro do nosso planeta recarrega as energias dos cristais e os fazem ressoar em uma frequência poderosa e positiva.

Para energizar o cristal no Sol, o ideal é que a luz usada seja a da manhã, pois a luz mais forte da tarde pode agredir algumas pedras. Portanto, deixe o seu cristal tomando o Sol ameno da manhã e retire-o após alguns minutos.

Certifique-se de que seu cristal pode ir ao sol antes de energizá-lo dessa forma. Cristais como a ametista, fluorita, malaquita, e outros, são mais sensíveis e podem ser danificados.

Lua

A Lua é muito poderosa para energização, e suas fases mais benéficas são em seus estados Cheia e Crescente. Para aproveitar sua iluminação em seu cristal, basta deixá-lo à luz do luar durante toda a noite.

Essa energização é ideal para pedras que não são recomendadas em ser expostas ao sol. A Lua também tem uma energia mais delicada, então se você estiver energizando um Quartzo Rosa, por exemplo, seus efeitos serão ampliados!

Terra

A Terra é muito utilizada para a energização de cristais. Deixá-los por um dia dentro de um vaso de plantas ou enterrado em um lugar repleto de vegetação traz inúmeros benefícios para o cristal energizado.

Qualquer cristal pode ser energizado dessa forma, e usar a terra para renovar as energias dos cristais também confere a quem os usa maior sensação de segurança e estabilidade, própria do contato com a terra, o chão, a natureza.

Após a energização, é preciso limpar o cristal com água corrente, apenas para tirar resíduos de terra. No caso dos cristais que não podem entrar em contato com a água, é recomendável usar uma escovinha ou algodão.

Incenso

Mencionamos o Incenso para a limpeza dos cristais. O lado positivo é que a escolha pela defumação do cristal também pode ser usada para energizá-lo.

Faremos da mesma forma que na limpeza, e podemos potencializar os efeitos usando um incenso que esteja de acordo com a finalidade do cristal.

Se a intenção é ter mais calma e tranquilidade, por exemplo, você pode optar por um incenso de lavanda para a energização, ampliando os efeitos do seu cristal. Os incensos podem ser usados para energizar qualquer cristal.

Cuidados durante a limpeza e energização

Existem várias formas de limpar e energizar seu cristal, e selecionamos aqui as mais efetivas. Entretanto, como estamos falando de cristais, alguns cuidados devem ser tomados para você não danificar e perder o seu cristal.

Eles são particulares e cada um possui propriedades específicas, tornando-os vulneráveis diante de certas situações, como diante da água e do sol.

Iremos listar alguns cristais aos quais você deve ter atenção, mas sempre busque informações sobre as propriedades do seu cristal, para evitar perdê-lo.

  • Alguns cristais que podem ser danificados se imersos em água: Pirita, Bauxitas, Enxofre, Hematita, Turmalina Negra, Selenita, Lápis Lazuli, Calcita, Malaquita, Howlita, Turquesa e Cianita.
  • Alguns cristais que podem ser danificados se expostos ao sol: Angelita, Selenita, Malaquita, Enxofre, Cianita, Turquesa, Ametista, Quartzo Rosa, Crisocola, Hematita, Âmbar, Azurita, Topázio, Opala, Selenita e Coral Vermelho.

Esses são apenas alguns exemplos para se tomar cuidado. Evite imergir seus cristais em água, mesmo aqueles que não estão listados aqui. É uma boa prática em caso de dúvidas.

Considerações finais

Como dissemos, os cristais são formações naturais poderosas que transmitem energia e emanam vibrações conforme o ambiente e as pessoas com quem têm contato.

Cristais limpos e energizados são muito importantes para manter a positividade de nossos lares. Ou para simplesmente utilizarmos como objeto de adorno em nosso dia a dia.

E se você é daquelas pessoas que estão sempre em busca de se proteger de toda negatividade que está ao nosso redor, deixo aqui um convite: conheça a técnica Ho’oponopono, que tem transformado a vida das pessoas. Para maiores informações, clique aqui.

E por hoje, vou ficando por aqui, desejando que sua limpeza lhe traga ótimas vibrações! Compartilhe com seus amigos e, em caso de dúvida, deixe um comentário!

Sobre o autor

Augusto Marques

2 Comentários

  • Mto grata por este post, Augusto! Sempre tomo cuidado pra não esquecer da limpeza e energizaçao ,acho sim super importante!! E agora tendo mais informações, fico mais agradecida!! Mta luz pra ti, abraços!!

    • Que bom que gostou do conteúdo, Luciana!

      Essas são etapas realmente muito importantes e não devem ser deixadas de lado!

      Muita luz pra você também! Grande abraço!

Deixe um comentário