fbpx
Cristais

Como usar cristais e pedras para o autocuidado? 3 dicas de rituais de beleza

Como usar cristais e pedras
Escrito por Augusto Marques

Muito mais do que tratamentos estéticos, o autocuidado envolve técnicas que resgatam a autoconfiança e o bem-estar. E aprender como usar cristais e pedras para o autocuidado é essencial para qualquer pessoa que busca o amor próprio, ao mesmo tempo que deseja cuidar da beleza exterior.

Afinal, o corpo humano é muito mais do que um amontoado de células – ele é envolto por energias e pela frequência vibracional que devem ser preservadas. As pedras e cristais funcionam como reguladores dessas vibrações, com suas propriedades tanto físicas quanto místicas.

E é sobre a relação entre esses elementos naturais e o autocuidado que irei te contar melhor neste artigo. Siga comigo para descobrir 3 rituais de autocuidado e beleza utilizando pedras e cristais.

Entenda o que é autocuidado

Como o próprio nome diz, o autocuidado engloba atitudes e hábitos no cuidado de si mesmo, sendo uma forma de praticar o amor próprio.

É a partir do encontro com Eu Interior que é possível entender melhor o que se passa nos próprios pensamentos e ações, com o objetivo de atender às necessidades e desenvolver atividades que visam o bem-estar e a felicidade.

Isso significa que o autocuidado é uma prática muito pessoal, e deve estar em sintonia com os próprios objetivos, características e estilo de vida de cada um. Portanto, você deve buscar técnicas e desenvolver hábitos conectados às suas necessidades atuais.

É importante ressaltar que cuidar de si não significa negligenciar o cuidado ao outro. Dar atenção a si mesmo é garantir que você estará bem e saudável física e mentalmente para dar apoio a outras pessoas quando preciso.

A importância do autocuidado

Se você acredita no poder e nos benefícios do autocuidado, deve saber que ele traz melhorias de maneira holística na vida de quem a pratica. Entre suas grandes vantagens, posso citar:

  • Fortalecimento da autoestima;
  • aumento da autoconfiança;
  • melhoria nas tomadas de decisão;
  • auxílio no enfrentamento dos desafios da vida;
  • controle do equilíbrio emocional;
  • prevenção de doenças físicas;
  • aumento da sensação de bem-estar.

Viu só como é importante cuidar de si mesmo? Além de se beneficiar, você pode ajudar outras pessoas estando em harmonia interior e, para isso, é recomendável que você insira pequenos momentos de autocuidado no seu dia a dia.

E você sabia que a natureza pode ser sua grande aliada nessas horas? Continue a leitura para descobrir como usar cristais e pedras para o autocuidado, com 3 dicas de rituais de beleza simples e eficientes.

Cristais e pedras para autocuidado

As pedras e cristais carregam elementos da natureza responsáveis por regular ou combater determinados aspectos do corpo humano, de acordo com suas propriedades específicas.

Também funcionam como poderosos amuletos, devido à capacidade de transmutar, transformar ou repelir energias. E por isso são tão utilizados em rituais de beleza e de autocuidado.

Utilizando pedras e cristais, o tratamento não é invasivo, e você promove melhorias de dentro para fora, trazendo conforto e facilidade na recuperação e na prevenção de problemas futuros.

Entenda agora o efeito de alguns cristais e quais são suas principais propriedades.

Propriedades dos cristais

Cada pedra carrega diferentes efeitos terapêuticos e propriedades, tanto físicos quanto vibracionais. Isso se deve principalmente à sua origem e ao tipo de transformação pela qual passou.

Algumas se formam pelo rápido resfriamento da lava em contato com o oceano, como é o caso das pedras vulcânicas, enquanto outras cristalizam a partir do gotejamento da água em grutas e cavernas.

Seja qual a forma adquirida pelos cristais, fato é que todos funcionam como depósitos de energia, carregando o DNA da Terra em suas essências.

Algumas pedras comumente manuseadas em procedimentos estéticos e de autocuidado são:

Ametista

A ametista é uma ótima pedra para ser empregada em limpezas de pele e em práticas de massoterapia, devido às suas qualidades calmantes e anti-inflamatórias.

Além disso, auxilia no combate ao estresse, trazendo harmonia e autocontrole para quem a manipula.

Citrino

No campo emocional e espiritual, o citrino é considerado o cristal da autoestima e da abundância.

É comumente aplicado em tratamentos de pele, mais especificamente da acne, devido à sua capacidade regenerativa e de atenuação de distúrbios hormonais.

Hematita

Rica em ferro e oxigênio, a hematita é uma excelente pedra para reduzir olheiras, hematomas e manchas escuras, pois ativa a circulação sanguínea.

Além disso, combate a negatividade em ambientes de baixas vibrações, formando um escudo protetor no entorno.

Lápis lazuli

O lápis lazuli é considerado o cristal do autoconhecimento, da vitalidade e da virilidade. No âmbito físico, reduz inchaços e inflamações.

Esses são apenas alguns dos cristais utilizados em diferentes métodos de beleza.

Mas você quer entender exatamente como cada cristal é aplicado nos diferentes rituais de beleza existentes? É o que irei te contar a seguir.

Técnicas de autocuidado com cristais

Antes de iniciar o uso das pedras e cristais em procedimentos estéticos, é necessário que eles sejam purificados e estejam limpos.

E realizar esse processo é mais simples do que parece: basta colocar as pedras sob água corrente e deixá-las por alguns minutos em um recipiente contendo sal marinho ou sal grosso.

Logo depois, para ativá-las, deixe-as tomando banho de sol por algumas horas ou que passem a noite sob efeito dos raios lunares.

Após essa limpeza, é só aproveitar os efeitos terapêuticos e místicos dos cristais. Descubra agora como.

Cristaloterapia

A cristaloterapia é uma terapia alternativa que consiste em utilizar cristais com o intuito de equilibrar as energias do corpo humano de maneira holística.

Esse método atua diretamente nos chakras, pontos de energia presentes em diferentes partes do corpo e que necessitam de constante alinhamento e harmonização.

Para isso, os cristais são posicionados sobre os pontos de foco de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Utiliza-se, dessa forma, o poder dos cristais de entrar em sintonia com a frequência vibratória do paciente, restabelecendo o equilíbrio energético.

Em rituais focados em tratamentos estéticos, concentra-se principalmente nos chakras plexo solar e cardíaco.

Esses pontos podem acumular energias prejudiciais e causar doenças de pele, como alergias e vitiligo, e a terapia com pedras dos chakras serve como uma forma de tratamento de dentro para fora, oxigenando e hidratando a pele.

Aromaterapia com pedra vulcânica

A aromaterapia é uma terapia holística que utiliza óleos essenciais extraídos de diversas partes de plantas para auxiliar no tratamento de diferentes sintomas.

O autocuidado e as técnicas de aromaterapia estão intimamente ligados, visto que os óleos essenciais são capazes de proporcionar sensações de bem-estar e relaxamento, acalmando sintomas de estresse, ansiedade e indisposição, por exemplo.

Além disso, ao aplicar a aromaterapia no dia a dia, é necessário voltar o olhar para si mesmo e se questionar quais são os pensamentos e sensações naquele momento.

Difusor de pedra vulcânica

São diversas as maneiras como os óleos essenciais podem ser utilizados para fins terapêuticos, e as mais conhecidas são a aplicação direta na pele e o uso de difusores – tanto os de ambiente quanto os individuais.

Os difusores de pedra vulcânica são comumente usados devido ao aspecto poroso desse tipo de rocha, que possibilita a fácil absorção e gradual liberação dos óleos essenciais.

Além disso, as pedras vulcânicas carregam a força interior do fogo e da lava, servindo como um poderoso amuleto contra energias negativas, protegendo quem a usa.

Massageadores faciais de cristais

Seja em formato de roller ou gua sha, os massageadores faciais de cristais são ótimos aliados no rejuvenescimento da pele e no aumento da produção de colágeno.

Esses massageadores se ajustam à anatomia do rosto, estimulando a região e ativando pontos específicos do rosto.

Eles devem ser utilizados com óleo ou creme facial para facilitar o deslize e permitir uma massagem suave na pele.

Realizando esse exercício regularmente, é possível alterar as expressões e gerar relaxamento facial com resultados a curto e médio prazo.

As pedras mais utilizadas como massageadores faciais são:

  • Jade: possui sódio e alumínio em sua composição, que auxiliam na oxigenação das células e, assim, na renovação da pele, na purificação dos poros e no controle da oleosidade.
  • Quartzo rosa: contém manganês, responsável por estimular a circulação e a restauração da pele. Dessa forma, reduz linhas de expressão e estimula o brilho natural da face.

Cada pedra contém seu efeito e seus segredos místicos, responsáveis por provocar mudanças necessárias, transmutar e renovar energias.

E elas podem fazer parte dos seus momentos de autocuidado, trazendo benefícios físicos, mentais e espirituais, de maneira holística.

Agora que você já conheceu alguns rituais de beleza, que tal parar para cuidar de si mesmo ainda hoje?

Te apresento o colar difusor flor da vida, uma peça única que une a beleza e simbologia da flor da vida com o poder da aromaterapia.

Tenho certeza que você trazer ainda mais harmonia e equilíbrio para sua vida. Gratidão!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário