fbpx
Aromaterapia

Como usar óleo de lavanda? Saiba aqui 4 maneiras diferentes

Como usar óleo de lavanda
Escrito por Augusto Marques

Queridinho da aromaterapia, o óleo de lavanda é extremamente versátil, possuindo diversas propriedades e possibilidades de uso, além de seu aroma suave e agradável.

Existem diferentes tipos de espécies da planta, cada uma com sua peculiaridade e indicação. Os óleos essenciais são extraídos de vegetais e possuem alta concentração, sendo indicados como terapia alternativa para diversos fins, nos âmbitos físico, emocional e espiritual.

Quer saber mais sobre como usar o óleo de lavanda, conhecido e aplicado pela humanidade desde a Antiguidade? Então me acompanhe neste artigo para descobrir para que serve, seus principais benefícios e algumas formas de uso no dia a dia.

Para que serve o óleo de lavanda

O óleo de lavanda é indicado para diversos casos, mais especificamente para amplificar o relaxamento e o alívio das tensões. Isso se deve às suas propriedades analgésicas, calmantes, anti espasmódicas, antidepressivas e antissépticas.

Por isso, é uma ótima aliada para casos de estresse, ansiedade, depressão, insônia e outras questões mentais e emocionais. Além disso, para o corpo físico, é um excelente cicatrizante e relaxante, sendo interessante seu uso para alívio de tensão muscular, feridas, coceira de picadas de mosquitos. 

Também é utilizado como tratamento alternativo para problemas da pele, como acne, dermatite e psoríase. Especificamente para o sistema respiratório, o óleo essencial de lavanda é indicado para alívio dos sintomas de asma, gripe, infecções de garganta e bronquite.

De modo geral, a lavanda pode trazer efeitos positivos para diferentes tipos de doenças e condições, como:

  • ansiedade
  • insônia
  • depressão
  • dores de cabeça
  • infecções respiratórias
  • acne
  • irritações da pele

O maior diferencial desse óleo essencial é o fato de ser um dos únicos liberados para ser aplicado diretamente na pele, sem necessidade de diluição. Apesar de o óleo ser concentrado, sua composição é suave e não possui efeitos irritantes, tóxicos ou sensibilizantes.

Também é bastante utilizado para preparação de sinergias, ou seja, combinação de diferentes óleos essenciais, seja para acentuar seus efeitos ou formulações mais suaves.

Fato é que o óleo essencial mais popular da aromaterapia oferece inúmeros benefícios com suas propriedades medicinais. Dessa forma, é considerado um item essencial para quem deseja se beneficiar da aromaterapia.

Como usar óleo de lavanda no dia a dia

Como você pode perceber, esse óleo possui diversas indicações. E com suas opções de aplicação não poderia ser diferente. Continue a leitura para descobrir como usar óleo de lavanda no dia a dia.

1. Massagens

A prática de massagem é indicada para qualquer pessoa que deseja alívio das tensões corporais, alongamento e prevenção da atrofiação dos músculos, melhora da circulação sanguínea e alívio de estresse e de dores físicas.

Para potencializar o efeito relaxante e o alívio das tensões, adicione o óleo essencial de lavanda, que pode ser aplicado diretamente na pele ou misturado com óleos neutros, como o óleo de coco.

Caso você faça uma automassagem, espalhe o óleo por todo o corpo e faça movimentos circulares em todas as regiões do corpo, de baixo para cima, sem fazer muita pressão em partes mais doloridas.

2. Cuidados de beleza

Não só para o relaxamento a lavanda é indicada. A pele também é extremamente beneficiada com a aplicação do óleo, sendo muito utilizado para a fabricação de máscaras faciais e hidratantes corporais.

Devido a suas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, auxilia no alívio da acne e psoríase. Você pode adicionar algumas gotas do óleo de lavanda em sua rotina de beleza, seja nos cremes e hidratantes faciais, ou até diretamente na pele antes de se deitar.

Ainda para os tratamentos da acne, ele pode ser combinado com o óleo de melaleuca, outra essência indicada para cicatrizar inflamações na pele.

Além de seus benefícios para a pele, a lavanda também pode ajudar a tratar a alopecia areata, doença que causa aberturas no couro cabeludo e quedas de cabelo. Quando aplicado diretamente nas regiões afetadas, estimula o crescimento capilar.

3. Difusores

Existem diferentes versões de difusores, que servem para liberar os efeitos dos óleos diretamente no ar para serem inalados e gerar determinadas respostas do sistema nervoso. São indicados principalmente para casos de tratamentos de questões emocionais e espirituais.

Difusor de ambientes

Os difusores de ambientes podem ser encontrados em diferentes formatos, como os de pedra vulcânica, os elétricos, de anel e de cerâmica.

Os elétricos são ligados diretamente na tomada, podendo ser feitos de materiais como plástico ou cerâmica, e liberam os aromas por todo o local de maneira mais potente.

Os difusores de ambientes de materiais da natureza dissipam os aromas de maneira mais lenta no ambiente, devido ao caráter poroso dos itens naturais, como a pedra vulcânica.

Já os difusores de anel são presos em luminárias ou abajures e, a partir do calor gerado, o óleo evapora e é liberado por todo o ambiente.

Nos difusores de ambiente, é indicado adicionar de 5 a 15 gotas do óleo essencial, a depender da intensidade e dos efeitos desejados.

Difusor pessoal

Agora, para quem deseja aproveitar ainda mais as propriedades terapêuticas da lavanda, difusores pessoais são mais indicados, pois mantém os aromas mais próximos ao corpo.

Difusores pessoais são acessórios utilizados junto ao corpo com uma abertura para depositar o óleo essencial ou feitos de material poroso para liberação das substâncias.

Difusores pessoais com óleo de lavanda ajudam a melhorar o bem estar e trazem paz e calmaria. Além de ajudar no tratamento de questões emocionais, também é um ótimo acessório para quem gosta de estilo.

4. Escalda-pés

Colocar os pés em uma bacia com água quente após um dia conturbado e estressante já é relaxante por si só. Com o uso do óleo de lavanda, seus efeitos ficam ainda mais acentuados, diminuindo o inchaço dos pés e trazendo uma sensação holística de relaxamento.

Para isso, em uma bacia, coloque 3 litros de água fervente, 2 gotas de óleo essencial de lavanda e 3 colheres de sal grosso. Deixe a água esfriar um pouco, sente-se confortavelmente e aproveite alguns minutos calmantes até que a água esfrie por completo.

O óleo de lavanda é calmaria, é resgate da serenidade, é colo e harmonia. Seja para os âmbitos físico, mental, emocional ou espiritual, a essência possui efeito suave e extremamente eficiente.

Viu como é fácil aprender usar o óleo de lavanda? Você também vai gostar de conhecer o Super Kit de Aromaterapia Aurha, que conta com alguns óleos essenciais e pulseiras difusoras para você que deseja se curar com essa terapia holística.

Gratidão e até a próxima!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário