fbpx
Espiritualidade

Conheça os alimentos que harmonizam: mente e corpo

Escrito por Augusto Marques

Muitas pessoas buscam equilibrar suas mentes e corpos utilizando uma série de técnicas, pedras, preces, enfim, é uma pluralidade muito grande de possibilidades. No entanto, gostaria de chamar atenção para um detalhe muito importante: precisamos atentar para aquilo que usamos como alimento, afinal de contas, existem alguns que podem causar grandes problemas de saúde. Dúvida? Clique aqui!

Claro que as técnicas mencionadas acima, trazem resultados, mas elas nos alimentam de uma outra forma, ou seja, tudo que utilizamos para esse fim, não deixa de ser uma espécie de alimento. E agora, o assunto principal deste artigo: você sabia que existem alimentos que podem ajudar esse equilíbrio?

Muitas vezes, utilizamos diversos métodos para equilibrarmos mente e corpo. Em determinados casos, não atingimos o ponto que almejamos e isso acaba nos frustrando e tornando esse equilíbrio ainda mais distante. Achamos que o problema é exterior, mas, na verdade, está ligada a nossa alimentação.

A nutrição holística tem como finalidade tratar as enfermidades do corpo de uma forma natural, com a utilização de alimentos que ajudam o nosso organismo a se manter mais disposto e, consequentemente, mais saudável. 

Na verdade, podemos dizer que a nutrição holística, está mais para uma filosofia de nosso próprio bem estar. E para você compreender a profundidade do assunto, a palavra “holística” provém do grego, holos,  que quer dizer, todo ou inteiro. Ela originou o termo: holismo e com o passar dos tempos e aprendizado, acabou recebendo outras definições. 

Segundo diversos nutricionistas que estão aderindo a esse tipo de filosofia alimentar, a nutrição holística desenvolve um papel fundamental no aumento da absorção dos nutrientes, de desintoxicação, emagrecimento de forma saudável e equilibrado e ainda, apresentando dados que comprovam as melhorias na qualidade de vida.

Alimentação, Holistica, nutrição, peso, corpo, mente, saude, nutricionista, filosofia, harmonização

Saiba como funciona a nutrição holística

Antes de sair pesquisando sobre regime ou qualquer outra coisa com adição da palavra holística no final, saiba que não existe uma receita ou forma específica, como dito algumas linhas acima, a nutrição holística é uma filosofia alimentar onde, se tem o cuidado de integrar nós, seres humanos, com o nosso meio ambiente e, através dessa prática, atingir alguns resultados positivos, entre eles, até mesmo a diminuição da TPM.

Para você entender como o processo funciona de uma maneira mais simples, vamos exemplificar: digamos que você está sentindo algumas dores em seu corpo. É localizado o órgão que está causando e é passado uma alimentação específica para aquele determinado órgão poder estar se recuperando de forma natural e sem a intervenção medicamentosa. 

Quem pode utilizar a nutrição holística?

Qualquer pessoa pode aderir à nutrição holística. E por mais que o nome possa indicar uma alimentação diferenciada, como tantas que vemos por aí, a nutrição holística, como já dissemos é mais filosófica e destaca a necessidade de nos alimentarmos com produtos mais naturais possíveis.

Infelizmente, uma grande parte dos alimentos que compramos atualmente, são processados. Alguns recebem tanto conservantes e corantes que tornam sua durabilidade curta e seus efeitos em nosso organismo catastróficos. Claro que, tais resultados não são imediatos, mas sim, ao longo de nosso descuido na alimentação.

Alimentação, Holistica, nutrição, peso, corpo, mente, saude, nutricionista, filosofia, harmonização

Então quais seriam os cuidados necessários com esse tipo de alimentação?

Muito simples. Tudo que precisamos atentar é para conhecer a procedência dos alimentos que colocamos em nossas bocas, como por exemplo: a forma de cultivo dos vegetais, a criação dos animais. 

Se você quer aderir à esse tipo de alimentação, prefira vegetais orgânicos, como: abóbora, brócolis, couve e claro, frescos. Já no quesito carne, busque fornecedores que contam com criação de animais livres, que não utilizam hormônios ou qualquer outro medicamento que interfira em seu desenvolvimento natural.

Prefira assar ou cozinhar os alimentos, e na parte de grãos, arroz integral, trigo e por aí vai. Existem alguns alimentos que podem, com o tempo, causar sérios problemas ao nosso organismo, como por exemplo: temperos industrializados, sal, conservas, farinha branca, frituras, e por aí vai…

Alimentação, Holistica, nutrição, peso, corpo, mente, saude, nutricionista, filosofia, harmonização

Dicas para quem quer adotar a nutrição holística

Dica 1 – Aos poucos

Algumas pessoas acabam sendo radicais e decidem mudar de um dia para outro toda sua alimentação. E isso é algo que pode não dar certo. Comece aos poucos, vai tirando e colocando uma coisa de cada vez, desta forma, você irá se acostumando e adequando seu corpo a esta nova filosofia alimentar.

Dica 2 – observe seu corpo

Preste atenção ao seu corpo. Uma coisa muito importante e que nos ajuda a mantermos um caminho é observar o que determinada mudança traz de bom para nosso organismo, por isso, depois de alguns dias, observe seu corpo, sua saúde. Funciona da mesma forma que os alimentos que somos impossibilitados de comer, como fritura por exemplo. Algumas pessoas ao comerem tal alimento acabam passando mal e, preferem tomar remédios em vez de cortarem de seus cardápios.

Dica 3 – Mais orgânico do que animal

E por fim, de preferência para alimentos orgânicos, como as verduras e legumes. Claro que você pode comer uma carne ou outra, porém, nada como a maioria das pessoas se alimentam, todos os dias e ainda, uma carne produzida com as técnicas que vão contra a filosofia de uma alimentação saudável.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado desta postagem. É um assunto diferente do que costumamos tratar por aqui, mas, para termos um equilíbrio e atingirmos a harmonia que tanto buscamos, nada mais coerente que tenhamos um interior saudável e nada melhor que uma alimentação bem equilibrada para nos manter em constante bem-estar.

E depois de cuidar de sua alimentação, aí sim, poderá utilizar outros métodos para ajudar na harmonização de seu corpo com sua mente.

Alimentação, Holistica, nutrição, peso, corpo, mente, saude, nutricionista, filosofia, harmonização

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário