fbpx
Outros

Coronavírus e como fica a importação da China?

corona virus
Escrito por Augusto Marques

Na semana passada, começamos a ouvir falar sobre o coronavírus, oriundo da China, tudo aconteceu com alguns casos, mas agora, já é registrado mais de cem mortes e ainda, diversos países apresentando pessoas com sintomas do vírus.

Em zonas de risco, é recomendado pelos órgãos públicos, que os cidadãos permaneçam em suas residências para evitar contágio, ainda mais se tratando de um vírus que pode ser contraído através de contato humano.

Agora a pergunta que não quer calar é: e os produtos que minha empresa importa da China? Será que existem riscos para contrair a doença através deles?

Importação da China

Hoje em dia, muitos empreendedores, acabaram encontrando um caminho de lucro com importação da China, prova disso são os diversos sites e até mesmo profissionais que residem-no país para auxiliar importadores.

É um tipo de comércio que tem garantido os ganhos de muitas pessoas e, devido a crise em que o país passa neste momento tão delicado, gera uma série de indagações e questionamentos a respeito dos produtos importados.

Neste artigo, falaremos um pouco mais a respeito sobre essa questão, mas antes de falarmos se você pode continuar ou não a importar seus produtos, saiba um pouco mais a respeito deste vírus.

O que é esse coronavírus?

Ele recebeu esse nome devido ao seu formato, o micróbio parece com uma coroa e, faz parte de uma família de vírus que, segundo estudiosos, era formado por seis membros, pelo menos, até o coronavírus aparecer e aumentar a família para sete.

Um desses membros, foi responsável pela morte de 774 no ano de 2002 na China, ou seja, esse é um surto que, periodicamente vem assolando o país. Esse vírus de 2002 causava crise respiratória aguda. E se tornou conhecido, ou melhor, temido pelo nome de Sars.

E para você que pensa que somente da China provem esse tipo de problema. Em 2002, no Oriente Médio surgiu um dos vírus que se tornou conhecido por Mers e era causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio. Matou cerca de 858 pessoas e foi transmitida pelos dromedários.

Como funciona a propagação do coronavírus?

Os cientistas, por causa do surto, estão mais preocupados em encontrar vacinas que possam anular os efeitos do coronavírus, no entanto, todo e qualquer tipo de vírus que ataca seres humanos se tornam extremamente preocupantes por duas razões.

A primeira, por que mal conhecem contra o que ou quem estão lutando; quão agressivo é, se é extremamente contagioso ou não e qual foi o animal que propiciou a geração de vírus tão mortal.

O segundo é: por se tratar de um vírus novo, uma grande parte da população não conseguirá gerar imunidade para aquela ameaça, resultado: mais  contágios, infecções e, consequentemente, mais mortes.

O vírus, por afetar o sistema respiratório, sua transmissão é feita através de via aérea, de contato com a mão, boca, olhos. Até o presente momento, foi constatado que as pessoas que foram infectadas pelo vírus, eram membros da mesma família.

Uma característica que preocupa desse novo vírus é: no tempo de incubação, antes da pessoa começar a demonstrar os efeitos em seu organismo, pode contagiar outras, ou seja, para você transmitir o vírus não precisa estar espirrando ou tossindo, basta estar com ele em seu organismo.

Com esse surto, é arriscado importar produtos da China ou dos países contaminados?

Na verdade, o vírus não sobrevive muito tempo em nosso meio ambiente, justamente por causa de uma camada de gordura que tem a sua volta e que o torna vulnerável.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, foi avaliado que não existe possibilidade de contágio através de importação de produtos, seja eles industrializados ou de origem animal.

Mas, de qualquer forma, os órgãos de saúde estão monitorando todas as ações e situações em busca de novas informações e evolução do vírus.

Existe uma vacina para esse tipo de vírus?

Na verdade, como escrito algumas linhas acima, o coronavírus faz parte de uma família e, infelizmente, vacinas para esse tipo de infecção, geralmente levam de quatro a cinco anos até encontrar uma vacina competente.

Hoje em dia, quer dizer, neste momento, existem cientistas tentando encontrar uma vacina contra ele ou, o que seria mais provável e fácil, criar uma vacina universal para todos os tipos de vírus, porém, mesmo tendo vacinas para seus antecessores, é algo que demora certo tempo.

Os primeiros sintomas do vírus é falta de ar, febre e tosse seca. Em algumas pessoas, se a situação não agravar, conseguem se recuperar, agora, se piorar, o vírus pode causar insuficiência respiratória aguda, pneumonia e até morte.

Coronavírus e seu impacto mundial

Apesar de não oferecer riscos à importação, algumas empresas decidiram fechar suas filiais (Starbucks, entre outras) no país para evitar uma propagação do vírus, por isso, podemos dizer que, além da necessidade de alerta para nossa saúde, o coronavírus tem trazido uma queda na economia da China, mas, neste momento, dinheiro é apenas um detalhe, não é verdade?  

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário