fbpx
Espiritualidade

Corpos espirituais: sete dimensões que precisamos conhecer

Escrito por Augusto Marques

Você já ouviu falar em corpos espirituais? Pouco se fala a respeito deles, afinal de contas, é mais comum as pessoas acreditarem naquilo que podem ver, como o plano físico, do que aquilo que não podem.

Muita gente também acredita na existência da alma, por mais subjetiva que seja. E o fato de não haver provas que contradiga sua existência, faz com que seja conveniente se curvar diante da existência de algo que está além de nossa capacidade de explicação.

Isso acontece pela forma como nós, seres humanos, somos estudados por aqueles que acreditam em uma realidade mais tocável ou visível. Assim, ficam fora da equação os valores que vão muito além de nossa compreensão. E é sobre alguns dados sobre essa equação que falaremos aqui, dados importantes que, juntos, explicam nossa plenitude.

Além do corpo material e de nossa alma, também contamos com outro tipo de corpo: o espiritual. Ele conta com sete dimensões que nos acompanham por toda nossa existência, cada uma funcionando em um local diferente.

Os corpos espirituais são novidade?

Atualmente, devido à facilidade de acesso à informação, muitas crenças acabam chegando aos nossos ouvidos e nos trazem algum aprendizado. Mas o tema de hoje está longe de ser uma novidade, embora só esteja sendo conhecido por nós agora.

Os corpos espirituais são uma sabedoria existente desde o Antigo Egito. Foram estudados pelos hindus e até mesmo pelos hebreus, que já falavam das divisões que existiam.

Entenda os sete corpos espirituais

A primeira coisa que precisamos compreender sobre os corpos espirituais é que seu poder é muito grande. Para se ter uma ideia, somente com a combinação dos dois mais conhecidos, já não seriamos capazes de suportar sua energia.

Esses corpos são formados por sete dimensões, onde conhecemos duas muito bem: físico e espiritual.

E é sobre as outras que falaremos um pouco mais logo adiante, sem esquecer, é claro, de falar dos corpos espirituais que já são bem conhecidos para a maioria das pessoas. Confira abaixo a lista dos sete corpos espirituais.

1. Corpo físico

O corpo físico compreende tudo aquilo que conseguimos ver e tocar. Ele é o responsável por receber todas as demais energias e informações que recebemos do plano superior. Para você entender melhor, podemos dizer que o físico seria a vestimenta nos dada pelo plano espiritual.

O corpo físico, entre os demais, é o único que é estudado pela ciência exata, afinal de contas, é aquele que pode ser tocado e observado. E devido a essa condição táctil, e por ser um receptáculo das demais energias, precisamos cuidar bem dele e mantê-lo saudável.

2. Corpo etérico

Também conhecido como corpo duplo etérico, esse é o corpo que não vemos, porém, que sentimos. Sua formação consiste na aura, nos chakras (assunto que já falamos muito por aqui) e no que está relacionado com essas energias. Este corpo é considerado o primeiro nível do campo energético.

O corpo etérico é formado por energia, possuindo uma aparência luminosa que pode variar entre as cores azul e laranja. Ele se mantém o mesmo durante toda a existência, e uma de suas principais funções é estruturar o corpo físico, auxiliando na manutenção das funções vitais

É preciso tomar muito cuidado com esse corpo, afinal de contas, sua ruptura poderia causar danos à saúde, ou até mesmo, comprometer a sobrevivência. A morte no plano visível é considerada justamente a separação que ocorre entre corpo físico e etérico, pois com a quebra entre as partículas presentes nos dois corpos, não há mais molde ou sustentação que permita sua junção.

3. Corpo astral

Esse corpo é mais conhecido como alma, mas também pode ser chamado de corpo astral. De todos os sete corpos, é o único que vai mudando de aparência conforme viaja entre os planos. Por se tratar de um corpo extremamente sensível, é através dele que se manifestam as sensações, emoções e desejos.

De todos os corpos espirituais, esse é o único que tem sua aparência alterada ao viajar entre os diferentes planos. É durante o sono que o corpo astral ganha a liberdade para viajar entre os planos, que acabamos lembrando em formato de um sonho ou apenas fragmentos.

Também é possível acessar o plano astral por anestesia, substância alucinógena, choque emotivo, projeções astrais conscientes ou coma.

4. Corpo mental

O nosso corpo mental, como o próprio nome já indica, é representado por nossa mente. E não podemos esquecer que há uma diferença entre mente e cérebro. A mente é responsável pela organização dos pensamentos, enquanto o cérebro é o palco de sua manifestação. 

Este é um corpo mais sutil do que o astral, sendo responsável por manifestar os pensamentos do âmbito espiritual. Sua forma é ovoide, e não pode ser visto ou tocado.

Muitas pessoas buscam iluminação e aprendizado para controlar esse corpo e submetê-lo à sua vontade, consequentemente, controlando o corpo físico.

5. Corpo causal

O corpo causal é também conhecido por corpo abstrato ou superior. É o responsável por guardar todas as memórias de nossas vidas. Nele se encontra todos nossos desejos, imaginação e intuição. Este corpo está ligado com a individualidade.

É formado por uma substância sutil que apresenta frequência vibracional ainda mais evoluída do que a do corpo mental.

É o corpo responsável por guardar todas as memórias da vida. Essa é também a dimensão fonte da conexão com a mente divina, sendo responsável por canalizar a intuição pura, também conhecido como sexto sentido.

6. Corpo búdico

Também conhecido como Buddhi, o corpo búdico é menos conhecido, pois está ligado ao mundo cósmico e ao tempo. É nele que está a verdadeira sabedoria, o que muito de nós buscamos, mas que não temos poder para compreender por estar além do alcance do plano físico.

Nele ficam armazenados os acontecimentos e experiências da humanidade, tamanha é sua atemporalidade e dimensão. Quando acessado, permite vasculhar o passado e compreender determinadas questões da própria vida.

7. Corpo átmico

E para encerrar, o corpo mais distante de toda nossa compreensão ou conhecimento. O corpo átmico, ou Atman, é o espírito da essência, nosso eu cósmico, pois contém a essência divina de cada ser. 

Esse corpo se manifesta de acordo com cada um de forma única e individual.

Conclusão

É possível dizer que os 7 corpos espirituais são divisões utilizadas para compreender melhor a vida humana. Para despertar e vivenciar as dimensões superiores, os indivíduos precisam trabalhar intensamente seus poderes de conexão com o Eu Superior.

O processo de evolução humana envolve o acesso e a vontade de aprimorar cada um dos sete níveis de consciência, desde o corpo físico até o átmico. O resultado é uma vida mais leve, feliz e plena.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os corpos espirituais e a função de cada um?

Indico a leitura dos artigos a seguir para compreender um pouco mais sobre os mistérios da vida humana:

Sobre o autor

Augusto Marques

6 Comentários

Deixe um comentário