fbpx
Espiritualidade

Corpos espirituais: sete dimensões que precisamos conhecer

Corpos espirituais
Escrito por Augusto Marques

Você já ouviu falar em corpos espirituais? É provável que não, já que pouco se comenta a respeito deles. Isso se deve ao falto de as pessoas acreditarem mais naquilo que podem ver, como o plano físico, do que aquilo que não podem.

Uma das poucas crenças que é mais bem aceita é a da existência da alma, pois tendemos a acreditar na existência de algo que sentimos, mesmo que esteja além da capacidade humana de explicação.

Porém, além do corpo físico e da alma, existem outras formas de corpos nos seres que habitam esse planeta. Eles são chamados de corpos espirituais, e são formados por sete dimensões, envolvendo as psíquicas e mentais. Esses corpos acompanham toda a vida dos seres humanos, e cada um possui sua função e localidade.

É sobre esse assunto que falaremos no post de hoje, trazendo informações interessantes sobre esse tema pouco conhecido. Me acompanhe na leitura.

Os estudos sobre os corpos espirituais 

Atualmente, devido à facilidade de acesso à informação, muitos conhecimentos ficam à nossa disposição. No caso dos corpos espirituais, suas dimensões são estudadas desde os tempos do Antigo Egito.

A compreensão sobre os diferentes níveis de consciência existentes também foi bastante explorada por hebreus e hindus.

Entenda os sete corpos espirituais

A primeira coisa que precisamos compreender sobre os corpos espirituais é que seus poderes são tão significativos que, se os níveis mais conhecidos fossem combinados, não seriamos capazes de suportar sua energia.

Esses corpos são formados por sete dimensões

  • Corpo físico 
  • Corpo etérico 
  • Corpo astral
  • Corpo mental
  • Corpo causal
  • Corpo búdico 
  • e Corpo átmico.

E é sobre cada um deles que falarei mais adiante. Continue a leitura para conhecer a lista dos sete corpos espirituais.

Corpo físico

O corpo físico compreende tudo aquilo que conseguimos ver e tocar. É o corpo de carne, osso, tecidos, células, moléculas e átomos. É uma espécie de vestimenta que envolve o ser humano e é palco de suas experiências.

Entre os demais, o corpo físico é o único estudado pelas Ciências Exatas, pois é o único possível de ser tocado e observado. Ele é responsável por receber as energias e informações do plano espiritual superior.

Para que esteja em pleno funcionamento, é preciso manter um estilo de vida saudável, focando em uma alimentação balanceada e na prática de exercícios físicos. Sem um corpo físico equilibrado, todos os outros corpos espirituais são afetados.

Corpo duplo etérico ou etérico

O corpo etérico é o corpo que não é possível de ser enxergado, apenas sentido. Essa dimensão é formada pela aura, pelos chakras e pelos nadis, veios responsáveis por transferir energia aos chakras.

É considerado o primeiro nível do campo energético do ser humano, e é chamado de etérico por se relacionar ao éter, elemento considerado puro e incorruptível pelos gregos antigos.

O corpo etérico se mantém o mesmo durante toda a existência, é composto por energia, e possui aparência luminosa, podendo variar entre as cores azul e laranja.

É preciso tomar muito cuidado com esse nível de consciência, pois uma de suas principais funções é estruturar o corpo físico, auxiliando na manutenção das funções vitais. Sua ruptura, portanto, pode causar danos à saúde física e mental.

A morte no plano visível é considerada justamente a separação que ocorre entre corpo físico e etérico, pois com a quebra entre as partículas presentes nos dois corpos, não há mais molde ou sustentação que permita sua junção.

Corpo astral

O corpo astral é mais conhecido como alma, e também pode ser chamado de aura do corpo espiritual. Depois do corpo etérico, é o mais próximo corpo físico.

De todos os sete níveis de consciência, é o único que tem sua aparência alterada ao viajar entre os diferentes planos. Por se tratar de um corpo extremamente sensível, é através dele que se manifestam as sensações, emoções e desejos.

No corpo astral também se manifestam as ligações criadas entre pessoas, que podem se tornar elos cada vez mais fortes, ou serem dilacerados com o rompimento de relações.

É durante o sono que o corpo astral ganha a liberdade para viajar entre os planos. Porém, por não existir uma compreensão mais aprofundada a respeito da evolução dessa dimensão, ele é sempre lembrado como um sonho em fragmentos.

Também é possível acessar o plano astral por anestesia, substância alucinógena, choque emotivo, projeções astrais conscientes ou coma.

Corpo mental

O corpo mental, como o próprio nome indica, é representado pelas capacidades da mente humana. É um corpo mais sutil do que o astral, sendo responsável por manifestar os pensamentos do âmbito espiritual. Sua forma é ovóide, e não pode ser visto ou tocado.

Nesse caso, não devemos confundir o significado de mente com cérebro. A mente é responsável pela organização dos pensamentos e emoções, enquanto o cérebro é apenas o palco de sua manifestação.

Muitas pessoas buscam iluminação e aprendizado para controlar esse corpo e submetê-lo à sua vontade e, consequentemente, controlando o corpo físico. Essa dimensão é capaz de penetrar o corpo etérico, físico e emocional, formando uma atmosfera de aspecto radiante em seres mais espiritualmente evoluídos.

Esse nível é composto por dois grandes planos: o Concreto e o Abstrato. A permanência no plano mental será determinada de acordo com a vida experienciada na Terra.

Corpo causal

O corpo causal é também conhecido como corpo mental, abstrato ou superior. É formado por uma substância sutil que apresenta frequência vibracional ainda mais evoluída do que a do corpo mental.

É nele que se encontra a imaginação, os conceitos abstratos, o universo das realidades e a intuição. Este corpo está ligado com a individualidade.

É o corpo responsável por guardar todas as memórias da vida. Essa é também a dimensão fonte da conexão com a mente divina, sendo responsável por canalizar a intuição pura, também conhecido como sexto sentido.

Corpo búdico

O corpo búdico, também denominado Buddhi, não é tão conhecido, pois está ligado ao mundo cósmico e ao tempo. É nele que reside a verdadeira sabedoria, buscada por todos os seres humanos.

Só que essa sabedoria não pode ser verdadeiramente compreendida justamente por estar além do alcance do plano físico. É onde ficam armazenados os acontecimentos e experiências de todas as dimensões e encarnações.

Quando acessado, o corpo búdico revela sua atemporalidade, sendo possível vasculhar o passado e vidas anteriores, seja para curar traumas, compreender o karma atual ou ressignificar traços da personalidade.

Corpo átmico

O corpo átmico é o que se encontra mais distante da compreensão e conhecimento humano. É considerado o “eu cósmico”, que constitui a essência divina presente em cada ser.

Também chamado de Deus interno, se manifesta de maneira individual e permanente em cada indivíduo.

É possível dizer que os 7 corpos espirituais são divisões utilizadas para compreender e expressar a constituição do homem em toda a sua plenitude. Para despertar e vivenciar as dimensões superiores, os indivíduos precisam trabalhar intensamente seus poderes de conexão com o Eu Superior.

O processo de evolução humana envolve o acesso e a vontade de aprimorar cada um dos sete níveis de consciência, desde o corpo físico até o átmico. O resultado é uma vida mais leve, feliz e plena.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os corpos espirituais e a função de cada um deles na manutenção da plenitude de cada ser humano existente? Então você deve querer descobrir um pouco mais sobre outras questões espirituais em nosso blog.

Indico a leitura dos artigos a seguir para compreender um pouco mais sobre os mistérios da vida humana:

Sobre o autor

Augusto Marques

2 Comentários

Deixe um comentário