fbpx
Outros

O que são ecojoias e biojoias? Saiba mais sobre moda sustentável

ecojoias e biojoias
Escrito por Augusto Marques

Já parou para pensar em todo o impacto socioambiental envolvido na produção de joias? Então você precisa conhecer o que são ecojoias e biojoias, e é sobre elas que irei falar hoje.

Todos temos consciência da importância das joias para o aumento da confiança e da autoestima de quem as usa, além de todos os simbolismos que elas carregam. Mas é urgente repensar o consumo desenfreado que gera um custo muito alto para o planeta.

Focada no consumo consciente, a produção de ecojoias e biojoias surge como uma nova tendência no mercado de joias.

E é sobre seus conceitos, possibilidades e sua relação com a moda sustentável que você irá aprender com este artigo. Vamos lá?

O que são ecojoias e biojoias

Apesar de serem empregadas muitas vezes como sinônimos, existem algumas diferenças entre os conceitos de ecojoia e biojoia.

Apesar disso, os objetivos finais desses dois tipos de acessórios são os mesmos: enfeitar e embelezar quem os usa ao mesmo tempo em que valoriza o que a natureza oferece.

Biojoias

Ao contrário das joias tradicionais, que focam em produção em série e altamente industrial, as biojoias são adornos e acessórios que trazem a influência da natureza, com combinações de pedras naturais, preciosas ou semipreciosas com materiais orgânicos e naturais.

São acrescentados elementos como sementes, cascas de árvore, escamas, madeira, conchas, frutos secos, etc.

Cada peça é exclusiva e, para aumentar a durabilidade das peças, é realizado um procedimento de maneira artesanal e amigável ao meio ambiente.

Ecojoias

Mais do que confeccionar acessórios com elementos naturais, as ecojoias envolvem o processo totalmente sustentável da extração, manuseio, criação e venda das joias, provocando o menor impacto possível ao meio ambiente.

São levados em consideração aspectos sociais, ambientes e econômicos em todo o processo de produção.

Pedras naturais e as biojoias

Diversos são os tipos de pedras utilizadas na confecção de biojoias, que dão o toque final de charme e delicadeza às peças.

As pedras semipreciosas são as mais utilizadas, como é o caso:

– da ágata,

– do quartzo,

– do jaspe;

– e da turquesa.

Pedras mais raras de serem encontradas, como rubi, safira, esmeralda e ametista, também são uma ótima opção para quem deseja manter a elegância e a exclusividade enquanto se atenta ao cuidado com a natureza.

Outras pedras, como hematita e obsidiana negra, ajudam a compor as peças com seus poderes místicos, uma alternativa para quem deseja se proteger de energias negativas usando um adorno de beleza única e sustentável.

A produção de ecojoias e biojoias

As peças são produzidas de maneira harmoniosa por artesãos que prezam pela qualidade, pela cultura e pela diversidade regional para a criação criativa e surpreendente de peças únicas.

As possibilidades são inúmeras: colares, pulseiras, anéis e brincos ganham novos formatos e significados e ainda trazem a gravação exclusiva de cada designer.

Nesse processo produtivo, a sustentabilidade é um dos pilares mais importantes na produção de ecojoias e biojoias, prática fundamental defendida pela moda sustentável.

E é sobre esse conceito que irei te contar agora.

Moda sustentável

Na contramão do consumo prejudicial, surge a moda sustentável, que se baseia na idealização e produção de produtos da moda (roupas, sapatos, acessórios) causando o menor impacto possível ao meio ambiente.

Para isso, são tomadas medidas que levam em consideração os aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Alguns dos cuidados tomados pelos defensores da sustentável são:

  • Redução de poluentes na fabricação de peças;
  • contratação de pequenos produtores e extrativistas;
  • valorização de matérias-primas biodegradáveis;
  • uso eficiente dos recursos hídricos;
  • priorização da produção em pequena escala;
  • garantia do bem-estar dos trabalhadores;
  • e valorização da cultura e da mão de obra local.

Os consumidores também estão cada dia mais conscientes e preocupados com as questões ambientais antes de adquirir um produto.

Uma pesquisa feita pela Opinion Box revelou que 65% das pessoas deixariam de consumir uma marca se soubessem que ela contamina o meio ambiente. 42% dos entrevistados também se dizem preocupados com práticas sustentáveis no momento da compra.

A ideia da moda sustentável é, portanto, uma proposta de transformação dos hábitos de consumo de toda a sociedade, visando a responsabilidade e o cuidado socioambiental.

E quem não quer fazer parte desse movimento, não é mesmo?

Como fazer parte da moda sustentável

Para começar a colocar em prática o consumo sustentável em seu dia a dia, você pode implementar algumas estratégias.

Venha comigo que irei te contar quais são elas.

Verifique a origem dos produtos

Você conhece a fundo as marcas que consome? Mais do que olhar para a aparência e para os benefícios adquiridos com os produtos, é preciso analisar a procedência e a reputação das empresas.

Para isso, você pode contar com o apoio de aplicativos e iniciativas, por exemplo, que trazem informações sobre a origem, materiais e processos envolvidos na criação das mercadorias de grandes empresas.

Opte por produtos de qualidade

Você já deve ter ouvido falar naquela máxima “o barato, muitas vezes, sai caro”.

Muitas vezes, com o intuito de economizar, as pessoas focam apenas no que um produto irá proporcionar a curto prazo, escolhendo o de menor valor.

Só que algumas surpresas desagradáveis podem acontecer e, o que parecia um negócio vantajoso, pode acabar saindo bem caro.

Por isso, além do preço, é preciso refletir sobre a durabilidade, a qualidade do material e a necessidade de manutenção.

Analise seus hábitos

Pare para observar em quais momentos você realiza uma compra. Em alguns momentos, pode ser que você esteja tentando suprir um sentimento que nada tem a ver com adquirir um produto, como ansiedade ou frustração.

Ao notar e avaliar seus comportamentos, é possível entender melhor quais são os gatilhos ativados e tomar decisões mais conscientes, evitando o consumo excessivo e desnecessário.

E você, já sabia o que são ecojoias e biojoias? Cada dia fica mais urgente a necessidade de aliar sustentabilidade e beleza em nosso cotidiano, não é verdade?

Como você pode perceber, para ter um belo colar, por exemplo, não é preciso destruir o meio ambiente.

É possível manter a beleza e a elegância das peças, ao mesmo tempo em que você ajuda a cuidar do planeta. E a natureza agradece!

Como comentei, as pedras são ótimas opções para trazer mais delicadeza e beleza às ecojoias e biojoias. E elas ainda carregam diversos significados e simbolismos.

Então, que tal conhecer 6 pedras naturais e seus poderes? Espero que aproveite a leitura.

Gratidão!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário