fbpx
Outros

Como fazer um banho de ervas no chuveiro

ervas de proteção
Escrito por Augusto Marques

Diversas plantas e ervas de proteção possuem efeitos terapêuticos que podem ser sentidos no corpo, mente e espírito. Suas especificidades interagem com as energias presentes no ambiente e em nosso interior, ajudando a restabelecer o equilíbrio.

E você pode aproveitar essas propriedades de proteção e cura no chuveiro de sua casa, em banhos aromáticos relaxantes ou revigorantes. Os banhos de ervas não se restringem a nenhum dogma ou religião, e podem ser feitos de acordo com cada necessidade individual.

Se você quer entender como fazer um banho de ervas e aprender algumas receitas para botar em prática hoje mesmo, é só continuar a leitura. Preparado para obter todos os benefícios dessa técnica?

Entenda por que preparar um banho aromático

As plantas são seres vivos que, assim como nós, possuem campos energéticos e esotéricos. A água, por sua vez, funciona como filtro e catalisador, concentrando toda a energia presente nas ervas.

Assim, todo o potencial energético e fitoterápico é extraído das plantas e absorvido pelo corpo durante o banho de ervas, harmonizando todo o campo energético.

Esses banhos aromáticos envolvem todo o ambiente e promovem sensação de conforto e bem-estar, funcionando como uma técnica de aromaterapia.

Como fazer um banho de ervas

Antes de começar a aproveitar todos os benefícios de um banho de ervas, é preciso se atentar para alguns cuidados.

Existe um consenso geral de que a maioria dos preparos deve ser espalhada do pescoço para baixo, evitando a área do rosto. Isso se deve à sensibilidade e à localização do chakra coronário, no topo da cabeça, que representa a conexão entre espírito e o Eu Superior.

Também é recomendado se banhar normalmente com sabonete antes de jogar o preparo no corpo, para que seus efeitos sejam sentidos e absorvidos pelo corpo após sair do chuveiro.

Você pode utilizar diferentes componentes das plantas, e elas devem ter preparos diferentes. Aprenda como:

  • folhas e flores: a água deve ser aquecida e derramada sobre as ervas em um recipiente, sendo deixadas em estado de repouso e coberto por cerca de 30 minutos. Depois é só coar o preparo e o usar durante o banho.
  • ervas em pó: as folhas e flores também podem ser maceradas em uma vasilha com água, para que todo o sumo da planta seja extraído. O líquido formado pode ser coado ou utilizado de forma integral.
  • cascas, sementes e caule: para extrair as propriedades dessas partes da planta, é preciso manter em água fervente por pelo menos 10 minutos. Após esse período, deixe esfriar e coe o preparo antes de utilizá-lo.

Ervas que podem ser utilizadas nos banhos

Existem várias espécies de ervas que podem ser aproveitadas durante o banho, de acordo com o objetivo desejado. As plantas comumente utilizadas e seus benefícios são:

  • Alecrim: atrai prosperidade, abre caminhos e afasta a tristeza;
  • Arruda: afasta energias e pensamentos negativos, purifica a aura.
  • Alfazema: purifica os ambientes, equilibra as energias e promove paz e harmonia;
  • Sálvia: melhora o estado de ânimo e o humor, elimina energias negativas, e auxilia no relaxamento.

3 receitas de banhos de ervas

Agora que você entendeu a importância de se fazer um banho de ervas e os benefícios de algumas plantas, que tal preparar o seu hoje mesmo? Prepare-se para aprender 3 diferentes receitas para se manter energizado, se proteger e atrair prosperidade.

Banho para iniciar o dia energizado

Se você deseja aumentar sua energia e autoestima e começar o dia com o pé direito, esse banho com eucalipto é uma boa pedida.

Além de combater o desânimo, esse preparo funciona como um ótimo descongestionante e fortifica o espírito.

Ingredientes:

  • 2 litros de água;
  • 100g de folhas de eucalipto secas.

Modo de preparo: Coloque as folhas de eucalipto e a água em uma chaleira e deixe ferver. Após borbulhar, desligue o fogo e deixe esfriar. Tome seu banho normalmente e, ao final, jogue o preparo do pescoço para baixo.

Banho para proteção

Se você sente que está com as energias carregadas, seja por causa do ambiente de trabalho ou familiar, esse banho é para você. Para se proteger do olho gordo e afastar as energias negativas, prepare:

Ingredientes

  • 1 ramo de arruda;
  • 1 maço de guiné;
  • 1 espada-de-são-jorge cortada em 7 pedaços;
  • 2 litros de água.

Modo de preparo: Leve a água ao fogo até ferver. Acrescente a arruda, a guiné e a espada-de-são-jorge e mantenha em fervura durante cinco minutos. Logo depois, desligue o fogo e tampe o recipiente por cerca de 30 minutos, ativando todas as propriedades das plantas. Coe o preparo e o despeje do pescoço para baixo durante o banho.

Banho para atrair prosperidade

Agora, se você deseja atrair prosperidade para sua vida, seja financeira ou emocional, o banho com alfazema, louro, alecrim e folha da fortuna pode te ajudar! Ele te ajuda a ganhar clareza mental e ter ânimo para atingir suas metas pessoais.

  • 1 punhado de alfazema;
  • 1 punhado de louro;
  • 1 punhado de folha da fortuna;
  • 7 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 4 litros de água.

Gostou das dicas sobre como fazer um banho de ervas? Além de serem ótimos para a limpeza do organismo, os banhos aromáticos atuam como poderosas ferramentas para renovar e limpar nossas energias.

Durante o banho, recomenda-se manter a concentração e fazer uma meditação ou uma oração, emanando seu propósito.

 Você também pode aproveitar a estação em que estamos para aproveitar momentos de autocuidado específicos. Para isso, que tal conhecer alguns rituais da primavera e trazê-los para o seu dia a dia?

Tenho certeza de que você irá atrair ainda mais energias positivas durante esse período de renovação e prosperidade. Aproveite!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário