fbpx
Outros

Quais são as fases da lua? Saiba como vivenciar cada um de seus estágios

fases da lua
Escrito por Augusto Marques

Permeada por simbolismos e influências, a lua é o único satélite natural da Terra. Mas você sabe exatamente quais são as fases da lua e seus significados?

Esse astro promove uma atração eletromagnética sobre a Terra e todos os seus habitantes e fenômenos naturais, influenciando os seres humanos, as marés e até a agricultura.

Me acompanhe neste artigo para descobrir mais sobre os estágios da lua, suas influências e como aproveitar cada uma de suas fases.

A influência das fases da lua

Devido à proximidade com a Terra, a lua exerce considerável força gravitacional sobre o planeta.

Conforme esse satélite natural orbita em torno da Terra, a incidência da luz do sol sobre sua superfície se altera, dando forma a quatro fases diferentes, que duram cerca de 7 dias cada.

São elas:

  • Lua nova
  • lua crescente
  • lua cheia
  • lua minguante

A lua possui significados diversos e, desde épocas remotas, é utilizada como orientação nas colheitas, cortes de cabelo, ciclos menstruais e na Astrologia.

Na astrologia, por exemplo, a lua no mapa astral refere-se às emoções, aos afetos e aos relacionamentos, representando o lado emocional dos indivíduos.

A lua também possui papel importante na natureza, interferindo na duração dos dias na Terra, nas chuvas e nas marés.

Agora, entenda melhor como esse astro interfere diretamente no acompanhamento das colheitas, nos cortes de cabelo e nas marés.

Acompanhamento da colheita

Camponeses e antigos povos já usavam a influência da lua nos cultivos e colheitas. Muitos agricultores relatam considerável aumento na produtividade com a aplicação dos saberes lunares.

Para os cuidados com plantas e frutos, cada fase da lua deve ser levada em consideração:

Lua nova

A lua nova carrega a promessa de renovação de ciclos, de abastecimento para o que vem a seguir. É uma ótima hora para semear novas plantas e emanar vibrações positivas às sementes para que nasçam fortes e saudáveis.

Lua crescente

Na fase crescente da lua, as plantas utilizam seus recursos e energia para desenvolver caules, flores e folhas, atraindo a seiva para a parte superior. Assim, é o período ideal para o plantio de frutas, cereais e verduras.

Lua cheia

Neste estágio, a seiva das plantas concentra-se na copa, favorável para o desenvolvimento das flores. Também é indicado que se faça a colheita de plantas curativas e medicinais, devido à maior concentração de seiva no interior das ervas e frutos.

Lua minguante

Durante a fase minguante, os nutrientes se deslocam para o sistema radicular, sendo uma época favorável para a colheita de tubérculos e raízes, como batata, cenoura, mandioca e beterraba.

Corte de cabelo

Alguma vez você já deu uma olhada no calendário lunar antes de mudar o visual no salão?

Acontece que os ciclos lunares exercem forte influência também nos cortes de cabelo, e cada fase é propícia para determinado fim.

  • Lua nova: favorável para quem quer renovar o visual aproveitando esse período de transformação.
  • Lua crescente: como o próprio nome indica, para quem deseja estimular o crescimento saudável dos fios, deve-se cortar o cabelo durante a lua crescente;
  • Lua cheia: melhor fase para dar mais volume aos cabelos, sendo indicada para quem possui fios finos e ralos.
  • Lua minguante: ideal para conservar o corte ou para mantê-lo curto, pois o crescimento dos fios é mais lento durante esse período;

Influência nas marés

A força gravitacional lunar impacta diretamente na composição líquida da Terra, principalmente nos oceanos.

O movimento de rotação da lua faz com que metade do planeta sempre esteja voltado para ela.

Dessa forma, os mares localizados de frente para o astro apresentam maré alta, enquanto as marés baixas ocorrem do outro lado.

Outro fator importante nessa influência é o alinhamento entre sol e lua. Na fase de lua nova, por exemplo, sol, Terra e lua estão alinhados e somam suas forças equatoriais, responsável pela época de marés mais alta.

A lua e a energia feminina

Sabia que a lua e o lado feminino estão intrinsecamente relacionados?

Durante o estágio crescente da lua, mulheres de antigas tribos reuniam-se para diversas atividades em conjunto: criação de artesanatos, decoração dos espaços, fabricação de instrumentos e realização de oferendas à natureza.

Dessa forma, davam boas-vindas a um novo ciclo que estava começando.

E esse ritual não acontecia à toa.

O corpo da mulher reflete de maneira similar os estágios da lua, e até suas características. Assim como o ciclo menstrual, cada ciclo lunar possui duração de cerca de 28 dias e passa por quatro fases.

O feminino, ao mesmo tempo em que representa a quietude e a escuridão, também conduz brilho e poder.

Já na filosofia chinesa, a lua carrega a energia yin, característica do que é feminino, fluido, intenso e emocional.

Esse astro abre as portas para o mundo interno, para as emoções e para a intuição.

E cada estágio lunar traz ensinamentos e oportunidades diferentes. Entenda agora quais são as fases da lua e como você pode levá-las em consideração nas decisões e atividades do dia a dia.

Quais são as fases da lua e como usá-las a seu favor

Assim como todo ciclo, as fases da lua apresentam início, desenvolvimento, pico e renovação.

Saiba como aproveitar cada um de seus períodos:

Lua nova

Nessa fase, lua e sol ficam perfeitamente alinhados e entram em conjunção. No céu, ela fica quase imperceptível.

A lua nova simboliza um momento de recomeços, de mudanças e de renovação. Em geral, o humor fica mais estável e a ansiedade diminui.

Qualquer ato ou intenção adquire mais força e expressão, sendo um ótimo período para introduzir novas ideias e projetos.

O instinto também fica mais aguçado, por isso confie no que seu Eu Superior está tentando te dizer nessa fase.

Lua crescente

A lua crescente ocorre quando o ângulo entre a Terra, a lua e o sol é de praticamente 90 graus. É possível visualizar apenas metade do astro, estando a parte iluminada em crescimento.

É um período favorável para o desenvolvimento e para a concretização de ideias. É uma fase acelerada, que pede equilíbrio e ponderação.

Por isso, foque nos projetos que já tiveram início e tente resistir ao desejo de atirar para todos os lados.

É considerada também uma boa época para começar relacionamentos e fazer lançamentos de projetos.

Lua cheia

A lua cheia caracteriza-se pela visibilidade completa da circunferência do astro no céu. Nesse estado, a lua se opõe totalmente ao sol em relação à Terra.

É um período poderoso de realização, plenitude e de manifestação. A lua cheia traz os bons resultados de tudo o que foi intencionado nas fases anteriores.

Todas as energias ficam acentuadas e intensas durante esse período. Por isso, cuidado com o tipo de vibração que você está emanando. Se você estiver insatisfeito e mal humorado, essas sensações podem se manifestar com mais impacto.

Você pode aproveitar para realizar atividades que demandem público e para participar de encontros amorosos, pois as pessoas demonstram mais sociabilidade e extroversão.

Lua minguante

A luz refletida pelo sol na lua passa a diminuir progressivamente, formando a figura da letra “D” no céu.

O período sugere interiorização e recolhimento, carregando a energia de síntese e introspecção.

Aproveite para fazer uma análise geral de sua vida, tanto para se adaptar ou aceitar o que não pode ser mudado. Também é uma boa época para analisar questões pendentes, encerrar relacionamentos desgastados e finalizar projetos pendentes.

Poderosa, brilhante, lúdica e vistosa, a lua carrega significados impressionantes, não é mesmo?

Sua mágica feminina apresenta ciclos perfeitos que interferem diretamente no cotidiano dos seres humanos e da natureza.

Agora que você já sabe quais são as fases da lua e suas principais influências, sugiro conhecer mais sobre a pedra da lua, símbolo de energia e de poder feminino. Depois me conta o que achou?

Gratidão e até a próxima!

Sobre o autor

Augusto Marques

2 Comentários

Deixe um comentário