fbpx
Espiritualidade

Feng Shui: tudo o que você precisa saber

feng shui
Escrito por Augusto Marques

O Feng Shui é uma arte milenar que acredita na harmonização dos ambientes e, consequentemente, na vibração de sua energia.

Ela pode trazer mais prosperidade, paz e boas energias. É uma prática chinesa que, na verdade, é formada por diferentes bases filosóficas, ou seja, no Feng Shui podemos encontrar um pouco do I Ching, do Taoísmo e do Confucionismo.

Essa arte existe há mais de quatro mil anos e foi passada adiante por antigos mestres chineses que tinham como finalidade observar os efeitos negativos e positivos da natureza ao escolherem os espaços ideais para suas moradias e plantações.

Por se tratar de um conhecimento transmitido ao longo dos anos e praticado em diversas regiões da China, nada mais comum que algumas práticas tenham recebido influências particulares de seus praticantes tornando o Feng Shui um prática mais completa.

Traduzindo, literalmente para o português, Feng Shui quer dizer “Vento – Água” e os praticantes acreditam que existem vibrações no ambiente em que vivemos ou em seu entorno.

Conheça um pouco a respeito dos objetivos do Feng Shui

A finalidade do Feng Shui é transformar ou possibilitar que essas energias atuem de uma maneira mais leve e positiva tanto em nosso corpo, quanto em nossa mente. Veja de que forma isso é possível!

  • redirecionando as influências nocivas e das energias negativas no local;
  • conservando e realizando a distribuição de energias positivas por todos os ambientes da casa;
  • interagindo ou mudando os objetos para atrair mais dinheiro, saúde, amor, prosperidade, entre outras energias para seus praticantes.

Você pode aplicar o Feng Shui em seu dia a dia e aplicá-lo em qualquer ambiente com intuito de alcançar os seguintes objetivos:

  • Empresas ou estabelecimentos comerciais: utilizado para aumentar os lucros, equilibrar relacionamentos entre os funcionários e, aumentar a motivação e empenho, além de, é claro, trazer prosperidade para o empreendimento;
  • Casas: A prática do Feng Shui em casa atrai prosperidade, proteção, ajuda a melhorar relacionamentos e ainda ajuda a encontrar um par amoroso, claro, se não existir nenhum é claro.
  • Uso pessoal: o Feng Shui tem como premissa a mudança na disposição de móveis e cores dos ambientes e por isso, funciona também para uso pessoal, claro, em termos das cores. Ele pode ajudar a encontrar um equilíbrio emocional, mental, espiritual e físico e ainda melhora os relacionamentos e o trabalho.

E para você que se interessou e gostaria de saber um pouco mais a respeito dessa arte milenar que pode trazer ótimas energias para seu lar, seja ele, sobre alicerces ou sobre rodas, confira os oito pontos super importantes para você iniciar a preparação de seu ambiente!

1 – Você conhece o baguá?

O primeiro passo em busca das boas influências do Feng Shui é conhecer o baguá que, nada mais é que uma espécie de mapa que apresenta os centros de energia de sua casa.

Ele pode ser encontrado facilmente na internet e se trata de um octógono que é dividido em nove segmentos que podem influenciar sua vida.

O Feng Shui é baseado na maneira que moldamos a energia que circula por nossas casas.

Essas energias, segundo essa arte milenar, é mais conhecida por Chi e alguns posicionamentos de móveis podem impedir a circulação dessa energia. E é aqui que o baguá entra, para mostrar os pontos de circulação de energia e o posicionamento dos móveis de uma forma que não impeçam as energias de circularem.

Claro que a utilização dessa, digamos, bússola, pode não dar muito certo para os caravanistas por causa de suas viagens, mas é sempre bom utilizá-lo como guia das energias de cada um de nossos cômodos. 

2 – Entenda cada ambiente e seus comandos

Cada ambiente tem suas características e propósitos e, por isso, é importante observar cada móvel que faz parte daquele ambiente, como os móveis que compõe um quarto: cama, guarda-roupa, entre outros.

Em uma cozinha, contamos com fogão, geladeira, mesa, armários, entre outros.

Para o Feng Shui é importante que cada móvel esteja em seu devido lugar, algo que está relacionado diretamente com equilíbrio e a organização de seu lar.

Exemplo: digamos que você é dono de uma empresa e acabou de comprar um prédio e está organizando seu escritório.

O seu maior cuidado na organização de seu ambiente de trabalho é justamente a sua mesa, que deve estar no centro do escritório para as energias positivas circularem facilmente e, sempre, de frente para a porta e nunca de costas para ela.

3 – Cuidado com os objetos sobre sua cama ou em volta

O Feng Shui não vê com bons olhos peças pesadas sobre a cama ou próximos da cabeceira. Além de ser arriscado para a segurança das pessoas que ali dormem, a presença de peças pesadas podem acarretar ansiedade e preocupação em nosso subconsciente.

Chamo atenção para esse detalhe. Os efeitos do Feng Shui não acontecem diretamente em nosso consciente, mas sim em relação à subconsciência, onde uma grande parte de informações de nosso dia a dia se transformam em realidade e são repassadas para nosso consciente.

Além de ser perigoso, objetos pesados ou brilhantes podem refletir as energias positivas que circulam pela casa para longe do lugar onde costumamos recarregá-las.

4 – Você sabia que água corrente atrai prosperidade?

Se você está precisando de uma forma de atrair mais dinheiro para não passar o mês no vermelho, recomendo que utilize uma fonte de água corrente inserida no ambiente de prosperidade para atrair esse tipo de energia.

Não estou dizendo para deixar a água da torneira aberta. Apesar de ser água corrente, essa não lhe trará lucros, mas sim desperdício, fazendo mal para o meio ambiente.

Sabe o que você pode fazer para ter água corrente nos pontos chaves da prosperidade em seu lar? Adquira um aquário. Além de ser uma peça de decoração, ainda vai chamar a prosperidade.

Agora, se você não for fã de peixes ornamentais e mesmo assim quiser colocar uma fonte de água corrente em sua casa, você pode adquirir uma daquelas cachoeiras que são ligadas à energia. Além de contarem com um som relaxante, ainda lhe trarão ótimas vibrações financeiras.

5 – Desobstrua qualquer obstáculo

E agora, vamos falar sobre aquelas energias que vem da rua. As energias que vem de fora são muito importante para o Feng Shui e precisam receber uma atenção especial.

É necessário proteger a entrada de sua casa e para isso, nada mais indicado que tenha um jardim ou, na impossibilidade, alguns vasos com plantas.

Por isso, capriche no bom gosto para deixar a entrada de sua casa extremamente bem agradável.

Quando alguma visita chegar, pode ter certeza que ela será irradiada com aquela energia positiva e gostosa. Mas, um detalhe, coloque as plantas pelas laterais do caminho e nunca no caminho. A passagem precisa estar livre para a energia ir e vir.

6 – Tenha todos os elementos em todos os cômodos da casa

Existem alguns elementos que são extremamente importantes para atrair a positividade e o funcionamento do Feng Shui, por isso, nada mais indicado que tenha todos os elementos em todos os cômodos (exceto nos banheiros), os elementos são: ar, água, madeira, terra e metal. 

Claro que esses elementos não precisam estar literalmente inseridos nos ambientes, você pode ter objetos decorativos derivados, por exemplo, você não precisa pegar um montinho de terra e deixar em um cantinho da cômoda, mas pode colocar um vaso de cerâmica para representar a terra e assim por diante. 

7 – Cuidado com o banheiro

Falamos a pouco a respeito dos cuidados com o banheiro, correto? E agora chegou o momento de falar dos cuidados que temos que ter com essa parte da casa.

Antes de começarmos, saiba que, é nos banheiros que as energias podem ir literalmente para o ralo. Para evitar esse desperdício, tudo que você precisa fazer é: mantenha a porta sempre fechada, incluindo a tampa do vaso.

Transportando o banheiro para uma ideia mais visual: é nele onde fazemos a nossa limpeza, ou seja, é um lugar de descarte.

8 – Deixe sua intuição trabalhar

Quando damos o primeiro passo em sentido aos mistérios do Feng Shui, algumas informações passam a ser intuídas aos nossos ouvidos, por isso, deixe-se levar pela voz de sua consciência.

Com o tempo, você perceberá que esta arte milenar nada mais é que uma prática que necessita de bom senso.

O Feng Shui não serve apenas para a circulação de energias em nossas moradas, como também, auxilia-nos a manter tudo devidamente em seu lugar e organizado.

E para quem está esperando pelas peças de Feng Shui, em breve, aqui no site, estaremos lançando uma linha voltada para as pessoas que desejam atrair essa positividade para dentro de seus lares com esta arte.

Por isso, fique atento para as novidades da nossa loja e não deixe de assinar nossa newsletter!

Sobre o autor

Augusto Marques

2 Comentários

Deixe um comentário