fbpx
Espiritualidade

Ho’oponopono: o que é e como fazer?

Ho’oponopono
Escrito por Bárbara Oliveira

Ritual havaiano que vem chamando a atenção ao redor do mundo, o Ho’ponopono é conhecido por gerar curas ancestrais com a repetição de algumas palavras mágicas e transformadoras.

Por meio da utilização de palavras simples, mas com muito significado, o ritual canaliza energias e promove benefícios para as pessoas que se permitem aprofundar em sua essência e se embrenham em seus próprios mistérios.

Para saber mais sobre o Ho’oponopono, como funciona, como realizar sua oração e seus maiores benefícios, aproveite este artigo que trouxe para você. Vamos lá?

O que é Ho’oponopono?

As palavras utilizadas pelo Ho’oponopono contêm um imenso poder, que pode ser sentido em sua magnitude no pronunciamento de cada palavra. São termos simples do cotidiano que geralmente não imaginamos o poder que realmente possuem. São eles:

  • me perdoe,
  • sou grato,
  • sinto muito
  • e eu te amo.

Para o Ho’oponopono, são palavras de força quem devem ser pronunciadas com consistência e muita dedicação. Elas são essenciais para as pessoas que buscam aliviar traumas ou encontrar unidade em suas crenças pessoais.

Como o ritual surgiu?

Antes de adentrar nos ensinamentos de uso das palavras, vamos conhecer um pouco a história de como surgiu o Ho’oponopono, criado há mais de vinte e cinco mil anos pelos Kahunas.

Para os Kahunas, sacerdotes das tribos havaianas, as expressões utilizadas nos rituais eram consideradas uma oração extremamente poderosa que continham muita força espiritual que estava ligada diretamente ao perdão e ao amor.

Além desse objetivo, as palavras serviam para limpeza de karmas, tanto ancestrais, quanto os atuais.

Entendendo melhor sobre karma

O termo “karma” é originário do sânscrito e quer dizer “ação”. O sânscrito é uma linguagem sagrada da Índia e por isso possui relação direta com energias e forças espirituais.

A palavra karma também está relacionada às leis da física, em que existe o paradigma de que para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário. Ou seja, todas as ações sempre trazem algum tipo de consequência.

Acredita-se que tanto as ações boas quanto as ruins de vidas passadas ou contemporâneas trarão consequências para a vida atual ou futura. É daí que surgem termos como “Justiça Celestial” e “Lei do Karma”.

Para algumas pessoas, o karma pode parecer um castigo, porém não deve ser visto ou considerado como tal. Na verdade, o karma nada mais é do que uma oportunidade de ajudar os indivíduos a desenvolver atitudes e intenções corretas.

Como funciona o Ho’oponopono?

E agora que sabemos um pouco dos princípios básicos dessa técnica ancestral, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto.

De maneira simples, o Ho’oponopono nada mais é que uma oração direcionada que tem como intuito curar todo e qualquer trauma por meio do perdão e do amor.

É uma oração que atua na raiz dos problemas que bloqueiam a evolução natural da vida, tanto em relação a outras pessoas quanto aos próprios sentimentos e sensações.

Apesar de focar principalmente em vidas passadas e nos ancestrais, esse ritual auxilia também na resolução e eliminação de karmas do presente. Ao colocar seus ensinamentos em prática, os caminhos para a iluminação e para a reencarnação como pessoas melhores se abrem.

Quando devo realizar o Ho’oponopono?

É indicado realizar o Ho’ponopono toda vez que sentir que certas energias não deveriam estar vibrando junto à sua aura. Como exemplos de energias que não devem ocupar espaço em sua mente e em sua vibração, posso citar desavenças com pessoas próximas e sentimentos de inveja, ciúmes e ódio.

É preciso resolver internamente essas questões para que as energias negativas geradas não interfiram em seu campo energético. É preciso compreender que a existência dos seres humanos possui a evolução como objetivo, e que alguns karmas irão nos acompanhar por toda a vida. Por isso, é necessário se mostrar aberto às mudanças e aos aprendizados.

E se você tem algum trauma relacionado com parentes, amigos ou colegas de trabalho, por exemplo, o Ho’oponopono pode te ajudar a diminuir o incômodo e até a resolver essas situações. Assim, é possível continuar sua jornada nesta vida de maneira mais leve e vibrando de maneira positiva.

Para saber se você tem algum trauma com alguém próximo, basta avaliar durante alguns instantes se algum acontecimento alterou a forma de convivência entre vocês. Por exemplo, digamos que você e um amigo possuem uma relação normal, de amor como qualquer outra pessoa, mas eis que algo acontece e você acaba se distanciando. Caso você sinta algo assim, é indicado aplicar a técnica para seguir em frente.

Outro fato importante é observar sua vida para ver se não está preso em um ciclo vicioso de acontecimentos. Se você perceber que está sempre atingindo os mesmos resultados e parecendo estar dando voltas, você também pode se beneficiar com o Ho’oponopono.

Qualquer energia que sinta estar lhe impedindo de crescer ou seguir em frente pode ser tratada através das orações ensinadas pelo Ho’oponopono e, por se tratar de um ritual holístico e transformador.

Aprendendo a realizar o ritual Ho’oponopono

Agora que você sabe um pouco mais a respeito dos karmas, tente encontrar em você algo que esteja vibrando de maneira errada, algo que lhe incomode ou que influencie negativamente seus sentimentos. Conseguiu identificar algo? Então agora é hora de dar os primeiros passos.

Os primeiros passos

  • Pegue um pedaço de papel e escreva o nome da pessoa ou qualquer outra coisa que sinta estar lhe fazendo mal. Feche os olhos e visualize a pessoa ou a cena referente. Caso te ajude, você também pode utilizar uma foto.
  • Escolha um lugar tranquilo onde você se sinta à vontade. É importante que seja um local calmo e que você não seja interrompido. Para tornar a experiência ainda melhor, você pode acender incensos ou entoar mantras para canalizar a energia com maior facilidade.
  • Olhe para o escrito por alguns instantes e se concentre nas sensações que aquela pessoa ou situação causa em você. Concentre-se e deixe todos os sentimentos virem à tona, mantendo-se sempre focado.
  • Reviveu as cenas e colocou tudo para fora? Então é chegada a hora de entoar uma oração pessoal, para dar fim a todos os sentimentos incômodos.
  • Por fim, observe a transformação dos sentimentos com relação à pessoa ou à situação e agradeça.

Algumas observações importantes sobre essa técnica milenar

Você pode utilizar a técnica sempre que precisar, mas no primeiro momento, você perceberá uma mudança gigantesca em sua vida, como se alguém tivesse tirado algum peso de seu coração.

Mas não basta apenas um dia para resolver todos seus karmas e para se limpar. Este é um processo que deve ser levado adiante durante pelo menos um mês para uma verdadeira limpeza em sua vida. Por isso, é importante você escolher o melhor momento e local para realizar a técnica. Uma boa ideia é realizar o ritual antes de se deitar.

Oração Ho’oponopono

Ho’oponopono

Divino Criador, pai, mãe, filho em um…

Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente,

Nós pedimos seu perdão.

Deixe isso limpar, purificar, liberar.

Cortar todas as lembranças, bloqueios,

Energias e vibrações negativas

E transmute estas energias indesejáveis

Em PURA LUZ!

E assim está feito.

Querido(a) (nome da pessoa ou situação), EU SINTO MUITO, ME PERDOE, SOU GRATO, EU TE AMO, pela sua existência em minha vida e pelo fortalecimento que me trouxe (3x – repita essa frase 3 vezes)

Querido(a) (nome da pessoa ou situação), eu purifico, libero e dissolvo todas as energias indesejáveis, karmas e conexões desnecessárias entre o nosso campo. EU SINTO MUITO, ME PERDOE, SOU GRATO, EU TE AMO.

Assim é.

O poder da oração

E agora que você conhece a oração Ho’oponopono, conseguiu sentir o seu poder?  O mundo em que vivemos poderia ser de uma maneira completamente diferente caso conseguíssemos olhar para as pessoas dessa forma, se porventura entoaremos tais palavras de maneira sincera e cheia de amor.

Para alguns, é muito difícil dizer “eu te amo”, ainda mais para pessoas que não fazem parte do ciclo íntimo de relações ou que fizeram algum mal. Seria possível dizer eu te amo para alguém que nos fez mal? Dizer eu te amo para aquela pessoa que parece que apareceu em nosso caminho só para nos causar desavenças e nos trazer problemas? Eis o grande ponto e o princípio de todas as magoas e karmas, algo que o Ho’oponopono vem para nos ajudar a lidar.

Pense nessas pessoas e diga que as ama ou repita as orações. Você perceberá que caminhará mais leve e a pessoa também seguirá o caminho que precisa. Agradeça os ensinamentos que trouxe para sua vida e siga adiante.

E não deixe de realizar o ritual sempre que achar necessário. Algumas pessoas preferem realizar o Ho’oponopono 108, que é o mesmo ritual, com o acréscimo de um sistema de contagem com uma japamala. Com ela, a contagem passa a ser de 108 orações, importante para manter a sequência das entonações.

Benefícios do Ho’oponopono

Para quem se dedica regularmente à prática do Ho’ponopono, os benefícios gerados podem ser surpreendentes. Encarar os desafios e obstáculos da vida se torna mais fácil, assim como lidar com conflitos e pessoas difíceis.

Entre seus efeitos positivos, encontram-se:

Aumento do autoconhecimento e da autoestima

Com o ritual, você revive atitudes do passado, revisita momentos e pessoas e se livra dos pensamentos que te paralisam e estagnam seu desenvolvimento pessoal. O sofrimento se torna parte do processo e não uma forma de se vitimizar, e você se torna protagonista da própria vida.

Desenvolvimento do controle emocional

Com o ritual, você passa a enxergar o mundo de uma maneira diferente. As situações difíceis se tornam apenas pequenos desafios que você enfrentar para evoluir espiritualmente, e as energias negativas são dissipadas e deixam espaço apenas para a positividade e para a vontade de viver em paz e de acordo com seus próprios princípios.

Melhoria das relações interpessoais

Com a visão de mundo ampliada, você se torna uma pessoa mais flexível, empática e compreensiva. Em vez de sempre se mostrar na defensiva em qualquer tipo de conflito, você conseguirá praticar a escuta e entender o lado de todos os envolvidos. Dessa forma, desenvolverá um lado crítico positivamente, compreendendo que você também é parte do problema.

Como você pode observar, o objetivo final é te ajudar a entender suas crenças limitantes e os padrões que se repetem no seu subconsciente, para que você possa reverter certos comportamentos e pensamentos e escolher fazer diferente em busca da iluminação pessoal.

De maneira geral, você reduz o estresse, controla as emoções, melhora a saúde física e mental e vive uma vida com mais sentido e mais feliz!

Gostou de entender mais sobre o Ho’oponopono? Agora é só colocar em prática! Para você aproveitar ainda mais os seus efeitos e benefícios, que tal aprender a meditar com este artigo? Tenho certeza que você irá enxergar a vida com mais sensibilidade e leveza.

Gratidão e boa leitura!

Sobre o autor

Bárbara Oliveira

Sagitariana com leves toques de intensidade de escorpiana. Usuária assídua do óleo de lavanda e eterna apaixonada pelos mistérios da vida. Venho compartilhar um pouco das minhas vivências e conhecimentos esotéricos deste plano existencial.

Deixe um comentário