fbpx
Espiritualidade

Ho’oponopono: o que é e como fazer?

Escrito por Augusto Marques

Quer saber mais sobre o Ho’oponopono? Este ritual havaiano famoso por curas ancestrais com utilização de algumas palavrinhas mágicas pode conquistar você. Veja o que preparamos para você!

Esse ritual ancestral vem chamando muito a atenção das pessoas que buscam um profundo autoconhecimento, através da utilização de algumas simples palavras que canalizam energias trazendo os benefícios esperado pelas pessoas que se embrenham pelos seus próprios mistérios.

O que é Ho’oponopono?

As palavras utilizadas pelo Ho’oponopono contém um poder imenso que podem ser sentido em sua magnitude ao pronuncia-las dentro do ensinamento. São palavras simples de nosso cotidiano que nem imaginamos o poder que realmente tem: me perdoe, sou grato, eu sinto muito e eu te amo.

Para o Ho’oponopono são palavras importantes, de força e deve ser pronunciadas com consistência e após muita dedicação aos ensinamentos. Elas são essenciais para as pessoas que buscam resolver traumas ou que buscam unidade com suas crenças.

Como surgiu?

Antes de adentrarmos os ensinamentos de como utilizar as palavras de maneira correta, vamos conhecer um pouco a história de como surgiu o Ho’oponopono que foi criado há mais de vinte e cinco mil anos pelos Kahunas.

Para os Kahunas, essas palavras utilizadas nos rituais eram consideradas uma oração extremamente poderosa que continha muita força espiritual e que, pode esse poder, estava ligado diretamente com o perdão e o amor.

Além desse objetivo, as palavras serviam para limpeza de karmas, tanto ancestrais, quanto os atuais.

Vamos falar um pouco sobre karma

A palavra “karma” tem origem no sânscrito e quer dizer “ação”, para quem não sabe, o sânscrito é uma língua sagrada da Índia e por isso tem muita relação com as energias e forças espirituais.

Pela palavra Karma também está relacionado com as leis da física, por isso, não é nada incomum ouvir algo como: para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário. Ou seja, todas as nossas ações nos trarão alguma consequência.

Outra coisa muito comum ao ouvirmos falar quando o assunto é karma são os termos “Justiça Celestial” e “Lei do Karma”. Essas leis, acredita-se que, tanto ações boas quanto ruins de vidas passadas ou atuais trarão consequências para nossas vidas de agora ou para as próximas.

Karma não é castigo!

Para algumas pessoas, o karma pode parecer um castigo, no entanto, não deve ser visto ou considerado como tal, na verdade o karma nada mais é que uma forma para nos ajudar a desenvolver atitudes corretas e intenções.

Como funciona o Ho’oponopono?

E agora que sabemos um pouco dos principais básicos dessa técnica ancestral, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto.

Simplificando, o Ho’oponopono nada mais é que uma oração direcionada que tem como intuito curar tudo e qualquer trauma através do perdão e do amor.

É uma oração que atua na raiz desses problemas que tanto atrapalham o seguimento natural de nossas vidas, tanto em sentimentos, sensações, quanto de pessoas envolvidas.

Apesar de focar vidas passadas e nossos ancestrais, esse ritual ajuda e muito a resolver e eliminar karmas que estamos adquirindo em nosso hoje. E por isso é tão importante realizarmos seus ensinamentos, para regressarmos pessoas mais iluminadas.

Quando devo realizar o Ho’oponopono?

Toda vez que sentir que algumas energias não precisam estar mais vibrando junto com seu campo enérgico. Para você entender melhor, vou exemplificar a respeito dessas energias que não precisam estar conectadas com suas energias.

Desavenças com parentes, pessoas próximas, amigos, sejam atuais ou não e até mesmo relacionamentos. É preciso resolver essas desavenças para que a energia que geram não interfira em suas próprias energias.

Precisamos compreender que estamos por aqui para evoluirmos, afinal de contas, estamos em constante aprendizado, tudo bem que existem alguns karmas que nos acompanham durante toda nossa vida.

Mas eles precisam ser trabalhados o tempo inteiro. Esses karmas são com pessoas próximas, como a mãe, o pai e irmãos.

E se você tem algum trauma relacionado com uma dessas pessoas tão importantes para você, o Ho’oponopono pode ajuda-lo a resolver essas situações para você conseguir continuar o caminho seguindo mais leve e vibrando de maneira positiva.

Para saber se você tem algum trauma com algum parente próximo, é só avaliar por alguns instantes se algum acontecimento mudou a convivência entre vocês. Por exemplo, digamos que tinham uma relação normal, de amor como qualquer outra pessoa, mas eis que algo acontece e você se distancia.

Você continua com contato, mas sente no seu coração que não é mais a mesma coisa, que aquele evento acabou gerando sentimentos inesperados que distanciaram de um ente querido muito próximo. Se você sentir algo assim, você precisa aplicar a técnica para seguir em frente.

Outro fato importante é observar sua vida para ver se não está preso em um ciclo vicioso de acontecimentos, isso não é algo bom para você, pois a vida tem que fluir sempre adiante, por isso, se você perceber que está sempre atingindo os mesmos resultados e parecendo estar dando voltas, você poderá se beneficiar com o Ho’oponopono.

Qualquer energia que sinta estar lhe impedindo de crescer ou seguir em frente pode ser tratada através das orações ensinadas pelo Ho’oponopono e, além disso, você pode aplicar também para pessoas, lugares, objetos e tudo mais que você precisar.

Aprendendo a realizar o ritual Ho’oponopono

Agora que você sabe um pouco a respeito de karmas, energias, tente encontrar em você algo que esteja vibrando de maneira errada, algo que lhe incomode, que lhe entristeça ou influencie seus sentimentos de maneira negativa ou algo que tem tentado resolver há muito tempo, mas parece que algo sempre surge para atrapalhar.

Os primeiros passos

  • Pegue um pedaço de papel e escreva nele, bem grande, o nome da pessoa ou qualquer outra coisa que sinta estar lhe fazendo mal. Visualize. Se não conseguir, pode usar uma foto.
  • Agora vá para um lugar calmo e quieto que sinta-se a vontade consigo mesmo, importante ser um lugar que não seja interrompido e que lhe passe a sensação de paz. Você pode acender incensos ou entoar mantras para canalizar a energia com maior facilidade.
  • Olhe o nome por alguns instantes e se concentre nas sensações que aquela pessoa representa para você. Concentre-se e deixe todos os sentimentos virem a tona, mantenha-se focado.
  • Agora, feche os olhos e lembre-se de tudo que passou com aquela pessoa, todos os sentimentos negativos e as cenas que viveu ao seu lado, não ignore nada. Para nos limpar dessas coisas precisamos perceber onde realmente começaram.
  • Colocou tudo para fora, reviveu as cenas? Agora é a vez de fazermos a oração em voz alta, dentro de seu próprio ritmo para que esses sentimentos despertados cheguem ao fim.
  • Terminou sua oração? Agora observe os sentimentos com relação a pessoa e agradeça.

Algumas observações importantes sobre essa técnica milenar

Você pode utilizar a técnica sempre que precisar, mas no primeiro momento, você perceberá uma mudança gigantesca em sua vida, como se alguém houvesse tirado algum peso de seu coração.

Mas, não basta apenas um dia para resolver todos seus karmas e para se limpar. Isso é um trabalho que deve ser levado adiante durante, pelo menos, trinta dias consecutivos para uma limpeza verdadeira em sua vida.

Por isso, é importante você escolher o melhor momento e local para realizar a técnica sem que alguém possa lhe interromper, quebrando essa corrente, algumas pessoas que realizam  o processo preferem fazer antes de deitarem, o que pode ser uma ótima saída.

Oração Ho’oponopono

Ho’oponopono

Divino Criador, pai, mãe, filho em um…

Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente,

Nós pedimos seu perdão.

Deixe isso limpar, purificar, liberar.

Cortar todas as lembranças, bloqueios,

Energias e vibrações negativas

E transmute estas energias indesejáveis

Em PURA LUZ!

E assim está feito.

Querido(a) (nome da pessoa ou situação), EU SINTO MUITO, ME PERDOA, EU TE AMO, SOU GRATO, pela sua existência em minha vida e pelo fortalecimento que me trouxe (3x – repita essa frase 3 vezes)

Querido(a) (nome da pessoa ou situação), eu purifico, libero e dissolvo todas as energias indesejáveis, karmas e conexões desnecessárias entre o nosso campo. EU SINTO MUITO, ME PERDOA, EU TE AMO, SOU GRATO.

Assim é.

O poder da oração

E agora que você conhece a oração Ho’oponopono, conseguiu sentir o seu poder?  O mundo que vivemos poderia ser de uma maneira completamente diferente caso conseguíssemos olhar para as pessoas dessa forma, se por ventura entoássemos tais palavras de maneira sincera e cheia de amor.

Para algumas pessoas é muito difícil dizer “eu te amo” e olha que digo difícil para as pessoas que já amamos, imagine para aquelas que não fazem parte de nosso ciclo intimo de relações ou que nos fizeram algum mal. Seria possível dizer eu te amo para alguém que nos fez mal?

Já pensou? Dizer eu te amo para aquela pessoa que parece que apareceu em nosso caminho só para nos causar desavenças e nos trazer problemas? Eis o grande ponto e o princípio de todas as magoas e karmas, algo que o Ho’oponopono, vem para nos ajudar a lidar.

É neste momento que você se livra

Pense nessas pessoas e diga que as ama ou repita a orações. Você perceberá que caminhará mais leve e a pessoa também seguirá o caminho que precisa. Agradeça os ensinamentos que trouxe para sua vida e siga adiante.

E não deixe de realizar o ritual sempre que achar necessário. Algumas pessoas preferem realizar o Ho’oponopono 108 que é a mesma oração mas utilizando um sistema de contagem com uma japamala que auxilia a contagem de 108 orações, algo importante para se manter com os karmas sempre bem resolvidos e manter uma sequencia de orações.

Espero que tenham gostado deste artigo e, caso tenha se interessado em adquirir um japamala para ajudar na contagem de suas orações, você pode compra-lo clicando neste link. Ele poderá lhe ajudar a manter uma sequencia de orações  diárias e quando menos perceber, estará caminhando pelo mundo mais levemente.

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário