fbpx
Espiritualidade

Importância da meditação: 7 fatores para você iniciar já

Escrito por Augusto Marques

A rotina lotada de compromissos, o excesso de informações e o estresse aos quais estamos expostos, faz com que seja necessário tirarmos um tempinho para relaxar e esvaziar um pouco a mente, certo? 

Algumas pessoas recorrem a viagens, leitura ou música para atingir esse objetivo. No entanto, o que algumas desconhecem é que uma ótima alternativa para isso é a meditação. Você já ouviu falar nela? Apesar de ter origem na cultura oriental, ela tem sido uma prática cada vez mais adotada pelos ocidentais também.

Para se convencer a adotá-la em seu dia a dia, não deixe de acompanhar este post até o fim. Aqui, vou mostrar para você não só o que de fato significa, como também a importância da meditação e 7 benefícios dela em nossas vidas. Confira!

Silhouette young woman practicing yoga on the beach at sunrise

O que é a meditação e como ela surgiu?

Como mencionamos, a meditação tem origem oriental e sua raiz está nas filosofias espirituais provenientes daquele lado do mundo. Do latim “meditare”, a palavra tem como significado “voltar-se para o centro”.

Apesar de bastante vinculada ao budismo, indícios apontam que sua origem data de mais de 3.500 anos a.C. Ainda assim, os ensinamentos budistas foram grandes responsáveis pela disseminação da prática por todo o mundo, no Egito e entre os Maias (na Guatemala, em Honduras e no México).

Sua disseminação, então, fez com que ela perdurasse até os dias de hoje, alcançando pessoas em todo o mundo. Sua necessidade também esteve sempre presente, uma vez que é capaz de trazer maior qualidade de vida e proporcionar bem-estar às pessoas.

Trata-se de uma atividade mental que tem como objetivo voltar o foco para o nosso interior, ignorando por alguns instantes o universo à nossa volta. Pode-se fazer o uso de mantras durante a prática, caso seja da sua preferência.

Com a prática da meditação, por meio de técnicas de respiração — que não precisam ser muito elaboradas —, a inspiração e a expiração do ar são praticadas de forma mais consciente.

Dessa maneira, é possível observar o ar entrando e enchendo os pulmões e, da mesma forma, também saindo e esvaziando-os. Realizados de maneira lenta, os movimentos são capazes de acalmar nossa mente para que ela possa se voltar para o interior de nossas consciências.

Essa é uma técnica para nos conectar com nossa essência, distanciando-nos da correria do dia a dia, das atribulações e confusões de pensamentos que nos ocorre. Entendendo tudo isso, somos capazes de nos reconectar com nós mesmos.

No entanto, diferentemente do que se possa imaginar, não existe apenas um tipo de meditação. Veja a seguir alguns existentes:

  • mindulfness;
  • transcedental;
  • raja yoga;
  • vipassana;
  • zazen;
  • acem;
  • sudarshan kriya;
  • tântrica;
  • budismo kadampa;
  • chi kun;
  • shinsokan;
  • body scan.

Quais são os benefícios da meditação?

O sucesso e a fama que a meditação adquiriu ao longo dos anos não foram à toa. Seus benefícios são vários, eu te mostrarei 7 deles a seguir.

1. Auxilia no controle emocional

O ato de nos desligarmos de tudo ao nosso redor para nos concentramos em nossa respiração e, também no nosso interior, faz com que os níveis de estresse e de ansiedade diminuam.

Isso significa dizer que ainda que os problemas permaneçam em nossas vidas, nos tornamos capazes de lidar com eles de maneira a imprimirmos menos energia, reduzindo a reatividade.

2. Auxilia a dormir melhor

Com a redução da ansiedade e do estresse, a meditação também aumenta a qualidade do sono. Isso porque muitas vezes temos dificuldades para dormir devido ao turbilhão de ideias que permanecem em nossa mente quando nos deitamos, certo?

A meditação nos dá mais controle sobre nossos pensamentos, e nos permite ficar no momento presente, diminuindo as inquietações que atrapalham o sono. Assim, meditar impacta positivamente nossas noites de sono.

3. Melhora o humor

Como é de se imaginar, redução de estresse e ansiedade e aumento da qualidade do sono são fatores que colaboram para a melhora do humor. Dessa maneira, ao meditar, nos tornamos mais bem-humorados e passamos a enxergar situações de forma mais positiva.

4. Melhora a respiração e a circulação

A respiração conduzida durante uma meditação tem efeitos que transpassam o momento em que a técnica é realizada. Ainda que faça parte do funcionamento involuntário do corpo humano, ao tomarmos consciência sobre os atos de inspirar e expirar, desenvolvemos o costume de nos atentar melhor para essas atividades ao longo do dia. Com isso, tem-se melhora na respiração e também na circulação sanguínea.

5. Traz foco para o momento presente

A velocidade com que recebemos milhares de informações diariamente, faz com que estejamos constantemente projetando nossas ações para o futuro. E se estamos sempre pensando adiante, não prestamos muita atenção ao que está diante de nós.

Dessa forma, nos tornamos incapazes de perceber a beleza do presente e, muitas vezes, atitudes que requerem mudança passam despercebidas por muito tempo por nós. Ao nos conectarmos conosco na meditação, conseguimos dar maior atenção ao presente, vivendo-o de maneira plena e consciente.

6. Melhora a concentração e a produtividade

A ideia de meditação muitas vezes está ligada a esvaziar a mente a qualquer custo. No entanto, esse pensamento não está totalmente correto. Quando iniciamos a prática, é comum que pensamentos insistam em surgir durante a mesma, e está tudo bem.

Desta forma, nos treinamos para nos tornar capazes de afastar esses pensamentos. Essa prática ensina para nossa mente a executarmos isso também em nosso dia a dia, identificando pensamentos vagos e nos concentrando mais facilmente.

7. Cria sensação de prazer e de bem-estar

A meditação estimula a atividade da área do cérebro denominada hipotálamo, responsável por funções biológicas como regulagem da temperatura corporal, controle do apetite e do ciclo do sono, entre outras. Sendo assim, meditar é uma maneira não só de se manter saudável, como também de obter sensação de prazer e de bem-estar corporal.

Os diversos benefícios da prática mostram que a importância da meditação está além de fatores espirituais ou religiosos. Praticá-la é uma maneira de levar uma vida mais leve, se conectando consigo mesmo, se conhecendo melhor e mudando percepções e comportamentos.

Dessa forma, não deixe de inseri-la no seu dia a dia para ter maior qualidade de vida. E lembre-se: é fundamental torná-la um hábito e realizá-la cotidianamente para sentir seus efeitos positivos.

E você, já pratica a meditação? Compartilhe comigo suas experiências, avanços e benefícios percebidos com a atividade logo ali abaixo, na caixa de comentários!

Sobre o autor

Augusto Marques

9 Comentários

Deixe um comentário