fbpx
Espiritualidade

Incensos: Significado e utilização

incenso incensario
Escrito por Augusto Marques

Os incensos podem trazer bons fluidos para os ambientes. Muitas pessoas adoram sentir sua casa toda perfumada com os conhecidos incensos.

Se você está lendo isso, provavelmente gosta e gostaria de saber um pouco mais a respeito sobre esses “galhinhos” perfumados que tanto adoramos!

E se eu lhe dissesse que existe toda uma história milenar por trás dos incensos e também, razões para acendê-los? Neste artigo, você conhecerá um pouco mais a respeito sobre esses pequenos galhos aromáticos que contam com propriedades espirituais importantes.

A primeira coisa que precisamos entender é que nada neste mundo é por acaso e tudo tem uma razão muito importante de existir. Tudo está interligado em um plano que, devido a sua imensidade, não podemos sequer compreender.

A origem dos incensos e seu significado especial

Antes de mergulharmos um pouco mais nesse universo perfumado, saiba que a palavra “incenso” provem do latim incendere é significa acender. É natural da Ásia e os originado de uma árvore considerado sacra chamada Boswellia. 

Os incensos, apesar do sucesso de hoje em dia, tratam de uma prática muito antiga. E falando em antigos, há muitos anos, os povos antigos acreditavam que ao queimar o incenso, seus agradecimentos chegavam aos deuses e o perfume os agradavam.

Isso era feito em volta de uma fogueira, onde queimavam madeiras aromatizantes e, ao redor do fogo, elevavam seus corações e orações aos deuses em forma de agradecimento e clamor.

E se você está achando que os incensos só faziam parte de ritos pagãos, engana-se. Ele é muito mencionado em diversos trechos da Bíblia. Em determinado livro, o próprio Deus pede para Moisés queimar um incenso.

Deixando claro, para cada religião, queimar incenso conta com uma simbologia diferente, ou seja, você não pode simplesmente colocá-lo para queimar e pronto.

Existe toda uma simbologia e razão por trás desse ato e por isso, nada mais interessante que conhecer um pouco mais a respeito.

Além das religiões, os incensos são importantes para outras atividades também, como por exemplo, algumas terapias devido às substâncias que auxiliam ou contribuem com determinadas partes de nosso corpo, ajudando em cura ou até mesmo em um tratamento.

Por essas razões, muitas pessoas ao acenderem incensos, mergulham em um profundo estado de meditação e oração, pois é um momento de encontro e intimidade com as forças poderosas que regem não somente o universo, mas toda vida que está ao nosso redor.

Como funciona o tratamento aromático?

A força do incenso está ligado diretamente com a mãe natureza, pois é a partir dela que todos os ingredientes que formam um incenso provêm. Hoje em dia, existem diversos tipos de incensos para suas mais variadas necessidades.

Por isso, antes de começar um tratamento aromático com incenso, é necessário conhecer um pouco mais a respeito sobre cada um deles e sua finalidades.

Cada incenso lança ao ar uma fragrância diferente e cada um conta com um emprego diferente.

Mesmo sendo um incenso especifico para determinado tratamento, é muito comum determinadas finalidades, como por exemplo: tranquilizar a mente, limpar ambientes e atrair energias positivas. Detalhe: essa positividade esperada deve estar em harmonia com sua mente.

Tipos de incensos

Por isso, muitas pessoas, ao acenderem incensos, recolhem-se para um estado de meditação para manter a mente calma e harmonia, a fim de atrair a mesma frequência de energias. 

Por isso, podemos dizer que todos os incensos são bons para nossa psique, no entanto, precisamos compreender cada um deles para utilizá-los da maneira correta.

E agora, conheça um pouco mais sobre os incensos e suas finalidades.

  • Incensos de sete ervas: indicados para limpeza espiritual e purificação
  • Incenso de alecrim: indicado para atrair alegria e vitalidade;
  • Incenso de arruda: indicado para vitalidade, proteção e purificação;
  • Incenso de benjoim: indicado para quem busca prosperidade e purificação;
  • Incenso de breu-branco ou breuzinho: indicado para espiritualidade e concentração;
  • Incenso de canela: indicado para quem busca prosperidade e intimidade;
  • Incenso de capim cidreira: indicado para quem busca harmonia e paz;
  • Incenso de citronela: indicado para quem busca alegria e vitalidade;
  • Incenso de cravo: indicado para prosperidade e purificação;
  • Incensos de Patchouli: indicados para purificação e paixão;
  • Incenso de Maça com canela: indicado para momentos íntimos e prosperidade;
  • Incenso de Maracujá: indicado para relaxamento e paz;
  • Incenso de mel: indicado para afetividade, fertilidade e prosperidade;
  • Incenso de mirra: indicado para quem busca espiritualidade e prosperidade;
  • Incenso de lavanda: indicado para pessoas que buscam relaxamento e harmonia;
  • Incensos de Olíbano: Indicados para riqueza espiritual, meditação e espiritualidade;
  • Incenso de Palo Santo: Indicado para pessoas que buscam purificação, rituais xamanicos e espiritualidade;
  • Incenso de pitanga: Indicado para pessoas que buscam paixão e vitalidade;
  • Incenso de Priprioca: indicado para pessoas que buscam enraizamento e leveza;
  • Incenso de rosas: indicado para pessoas que buscam amor e intimidade;
  • Incenso de Sálvia branca: indicado para pessoas que buscam purificação, limpeza e para rituais xamânicos;
  • Incenso de sândalo: indicado para pessoas que buscam espiritualidade e gratidão.

E com essa lista de incensos, agora você pode adquirir no site aquele que mais condiz com a sua necessidade. Lembrando que, ao acender um incenso, você não deve apenas sentir seu agradável aroma, mas também precisa estar conectado com suas energias, ou seja, buscando pelo sentimento desejado, mentalizando-o, sentindo-o e não pensando em sua ausência.

Adquira o seu incenso preferido

Antes de finalizarmos, gostaria de mencionar um pequeno problema que os incensos causam, por se tratar de um galho aromático, nada mais comum que se torne cinza e caia sobre os móveis ou superfícies.

Por isso, a necessidade de um incensário para manter não somente o ambiente espiritual de sua casa limpo, como também, fisicamente.

Você pode encontrar diversos tipos de incensários em nosso site. Nele, estão disponíveis o nosso purificador de lótus, a nossa estatueta de Buda para uma melhor conexão com o mundo invisível, entre outros.

Você também pode visualizar outros modelos! Então, fica à vontade para navegar por nosso site e escolher algum que mais chama atenção de seu coração!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário