fbpx
Outros

O que você sabe sobre a influência das cores no seu dia?

Escrito por Augusto Marques

Você sabia que as cores exercem forte influência no nosso dia a dia? Você pode não ter percebido ainda, mas cada cor tem um efeito diferente no nosso inconsciente. Cores que acalmam, cores que instigam sentimentos de ansiedade, raiva, triste… tudo isso é real!

Você já ouviu falar de psicologia das cores? Pois então! Ela tem tudo a ver com a influência das cores e compreender um pouquinho mais sobre isso pode ter um efeito significativo em nossas vidas.

Por isso, criei este post para ajudar você a entender mais sobre o assunto, além de mostrar como pedras e cristais podem ajudar a repor energia e canalizar emoções. Continue a leitura!

Psicologia das cores

Provavelmente você já ouviu alguns decoradores dizerem que as cores dos ambientes da casa exercem influência nas nossas emoções, certo? Um quarto azul seria o responsável por trazer maior relaxamento, uma parede amarela poderia provocar ansiedade, assim como a laranja incentiva dinamicidade e estímulo.

Saiba que isso está longe de ser um mito! O que comprova essa ideia é a chamada psicologia das cores. Trata-se de um estudo que evidencia a forma como nosso cérebro percebe as diferentes cores e as transforma em emoções.

Ainda que cada pessoa tenha suas vivências, experiências, frustrações e educação individuais, é possível identificar certo “padrão” na influência das cores de maneira geral. Não é à toa que esses efeitos são largamente utilizados, seja no chamado neuromarketing, na decoração (como mencionado), no cinema e na arte de forma mais ampla (livros, filmes, quadros etc.). Isso porque mais do que emoções, as cores podem afetar outros tipos de percepção, como:

  • dimensão;
  • peso;
  • simbolismo;
  • memória;
  • temperatura;
  • iluminação.

Sendo assim, a depender da cor de um objeto, ele pode parecer maior ou menor, mais pesado ou mais leve, dotado de um significado ou de outros, provocar sentimentos diversos, entre outras propriedades variáveis.

Significado de cada cor

Como mencionei, cada cor exerce um efeito. Mas qual exatamente nos influencia de que maneira? É o que vou mostrar a seguir.

Vermelho

Semáforo indicando parada obrigatória, placa de “PARE”, logomarcas como a da tão famosa rede de fast food Mc Donald’s. Esses são alguns exemplos de uso da cor vermelha e a explicação para isso eu vou te contar.

Essa cor forte está ligada ao dinamismo, atenção, alta intensidade e confiança. Também está ligada a sensualidade, paixão ou perigo. Por isso, é responsável por gerar sensações como raiva, violência, agressividade, calor, fúria e excitação.

Azul

O azul está relacionado, comumente, a coisas profundas e a calma, serenidade, tranquilidade e relaxamento. Também tem conexão com algo que aparenta ser estável, profissional ou seguro.

Por tudo isso, ela é conhecida como uma das cores capazes de neutralizar energias negativas e trazer mais equilíbrio para a vida.

Verde

O verde é conhecido como a cor da esperança, da prosperidade, da natureza e da fertilidade. Comumente associado à vida, ele é capaz de acalmar e aliviar a sensação de estresse.

Indo mais além, ele pode até mesmo aliviar dores de cabeça e reduzir a fadiga, colaborando até mesmo para a redução ou fim da insônia. Trata-se de uma ótima cor para ser inserida no dia a dia de quem procura equilíbrio e paz.

Amarelo

Uma cor bastante forte, quente e vibrante como a cor amarela é responsável por trazer sentimentos de força e otimismo. 

Assim como o vermelho, também pode trazer dinamismo, otimismo e sabedoria para o nosso dia a dia. No entanto, é preciso atentar para outros possíveis efeitos como: inveja, doença e covardia. 

Laranja

De maneira semelhante ao vermelho e ao amarelo e, ainda, fruto de uma mistura entre ambas (o que a torna uma cor chamada secundária), a cor laranja traz sensação de vivacidade.

Além disso, ela está bastante relacionada ao verão, ao calor, à juventude e também à alegria. Também pode ser ótima para estimular a criatividade.

Como fazer um bom uso das cores no dia a dia

Entendidos os possíveis significados de cada cor, é importante atentarmos para os usos delas na nossa rotina para que sejam causadas as emoções e sensações desejadas.

Moda e acessórios

Na moda, os mesmos significados das cores que mencionei anteriormente podem ser aplicados para causar efeitos diversos. Exemplo disso é a cultura brasileira de vestir roupas de cores específicas na virada de ano para atrair determinadas energias.

Dessa forma, o vermelho, por exemplo, pode transparecer paixão e, ainda, refletir energias, já que está bastante ligado à terra. O amarelo, significando otimismo, também é bastante usado por quem busca prosperidade. Já o verde acredita-se vibrar energias de esperança e vivacidade.

Da mesma maneira que roupas, acessórios também podem contribuir para gerar sensações ou energias específicas. Isso explica o uso de cristais e pedras que, a depender de suas cores, podem provocar efeitos semelhantes aos das roupas.

Design de interiores

Conforme citado, as cores são fatores essenciais quando o assunto é arquitetura e design de interiores. Alguns exemplos são a pintura de paredes, itens de decoração e até mesmo a associação de diferentes cores a depender do ambiente, considerando o efeito desejado em quem o utiliza ou habita.

Um conceito bastante utilizado nesse sentido é o feng shui: uma técnica de decoração bastante antiga, mas aplicável em qualquer tempo. Ela é usada principalmente para canalizar e equilibrar as energias de um ambiente, estando relacionada a cores e formatos dos objetos da casa, escritório ou qualquer outro ambiente.

Marketing

As cores são bastante usadas no marketing para despertar os sentimentos e as sensações nos consumidores. Lembra-se do Mc Donald’s, que mencionamos no início deste post? Pois é, as cores de sua logomarca foram escolhidas estrategicamente de forma que despertassem, em conjunto, interesse e vontade de comer.

Além de logomarcas, podemos citar ainda a cor de produtos, a paleta de cores de campanhas e outdoors e até mesmo o tom de um botão eletrônico (como em aplicativos de celular, sites da internet, entre outros).

Viu como as cores podem afetar e muito no nosso dia a dia?

Elas estão presentes em diversos âmbitos, ambientes, objetos etc. Isso explica a importância de conhecer muito bem seus significados para aplicá-los adequadamente.

Então, agora que você sabe a importância e a influência das cores, que tal conferir nossa pulseira da cura reiki?

Além de uma linda peça, ela pode ajudar você a equilibrar os 7 chakras, carregando consigo cores como o roxo, o azul, o verde, o amarelo e o vermelho!

Sobre o autor

Augusto Marques

1 Comentário

Deixe um comentário