fbpx
Espiritualidade

Mantras: saiba como podem ajudar na sua transformação espiritual

Escrito por Augusto Marques

Você sabe o que são mantras? Bastante conhecidos na meditação e em alguns rituais, eles são importantes ferramentas para a transformação espiritual. As energias que carregam são capazes de nos trazer calma, tranquilidade e provocar intensas e profundas mudanças em nossa mente.

Existem diversos tipos de mantras e para variadas finalidades também. Entre os mais conhecidos estão os mantras budistas. Quer conhecer mais sobre os mantras e os benefícios de utilizá-los no seu dia a dia? Continue a leitura deste post. Nele, vou mostrar para você o poder que os mantras têm em nossas vidas!

O que são mantras

“Mantra” é uma palavra em sânscrito em que “man” significa contemplação e “tra” está relacionado a liberação. De maneira geral, seu significado pode ser traduzido como “instrumento que promove libertação por meio da contemplação”.

Ele consiste, assim, num som (ou hino) que pode ser emitido por meio de palavras, sílabas ou frases que proporcionam vibrações intensas e específicas. O objetivo é se desvencilhar de certos padrões de pensamentos e concentrar-se na expansão da consciência, possibilitando a vibração de energias que reestruturem nosso inconsciente e subconsciente.

A depender dessa vibração alcançada por meio do mantra, conseguimos obter determinada frequência mental e cósmica e nos tornamos capazes de estabelecer um novo padrão mental e mais positivo.

Tudo isso está relacionado a propósitos como o de cura, alcance de prosperidade, meditação e autoconhecimento. Além disso, o mantra pode ser usado para saudar e louvar deuses ou ainda em datas comemorativas.  

Quais são os principais tipos de mantras

Conforme mencionamos, existem diferentes motivos para entoar um mantra. Sendo assim, são vários os tipos existentes, sendo os mais conhecidos relacionados ao hinduísmo e ao budismo.

Para entender os tipos de mantras hinduístas existentes, primeiro precisamos conhecer os chakras hinduístas. O significado do termo faz referência a “roda de luz” e diz respeito a diferentes aspectos da natureza humana. São eles: corpo físico; corpo emocional; corpo mental e corpo energético.

Os sete principais chakras estão localizados ao longo de nossa coluna espinhal e correspondem a cada uma das cores do arco-íris.

Os chakras existentes são:

A partir do momento em que entendemos o que são chakras e as necessidades de realinhamento de cada um deles, é possível aplicarmos os mantras corretos para isso. Confira a seguir qual é o mais indicado para cada um dos chakras:

  • coronário: AUM;
  • frontal: OM;
  • laríngeo: HAM;
  • cardíaco: YAM;
  • plexo solar: RAM;
  • sacro: VAM;
  • básico: LAM.

O mantra mais conhecido é o OM. Identificado como o som do universo, ele nos permite nos conectar com energia da criação divina, sendo essa uma forma de contato direto com o senhor do universo.

Para atingir a vibração ideal de um mantra, é recomendado que seja repetido por três, nove, 27 ou 108 vezes (sendo essa última quantidade a mais indicada). As mãos devem ser posicionadas sobre o chakra que precisa ter sua energia potencializada.

Mantras budistas: o que são

O budismo é uma filosofia e uma religião e seu nome está baseado na palavra “Buda”, que tem como significado “aquele que se despertou do sono da ignorância e se iluminou”. Tal religião foi criada há mais de 2.500 anos, pelo Buda Siddhart Gautama, no norte da Índia (onde hoje está localizado o Nepal).

O principal conceito é o de que as respostas do ser humano se encontram em seu interior e, por isso, devem ser buscadas para alcançar o controle da própria mente. Além disso, prega a superação do sofrimento, evitando ações pouco virtuosas e fazendo sempre o bem.

Ainda que tenham conceitos parecidos e sejam ambos uma variação da religião Védica, os mantras budistas se diferenciam dos hinduístas. Os budistas estão baseados na fixação de um pensamento na mente que pode ser obtido por meio de relaxamento, concentração e meditação.

A crença é de que por meio de sílabas abençoadas, aqueles que praticam mantras budistas possam obter a sabedoria dos Budas. São, assim, ao mesmo tempo, bênçãos e amadurecimento cármico.

Alguns exemplos de mantras budistas são:

  • Om Mani Padme Hum;
  • Om Muni Muni Maha Muni Sakyamuni Svaha;
  • Om Ah Ra Pa Tsa Na Dhi Dhi Dhi;
  • Tayata Om Bekandze Bekandze Maha Bekandze Radza Samudgate Soha;
  • Om Gate Gate Paragate Parasamgate Bodhi Svaha;
  • Om tare tuttare ture soha.

Benefícios dos mantras budistas

Diferentemente do que algumas pessoas poderiam imaginar, os benefícios dos mantras são comprovados, inclusive, cientificamente

Estudos liderados por um cientista francês evidenciaram que a meditação mediante entoação de mantras é capaz de gerar grande quantidade de ondas gama no cérebro. 

As oscilações eletromagnéticas são decorrentes do trabalho sincrônico de neurônios. Essas são condições fundamentais para otimizar a consciência, a atenção, o aprendizado e a memória.

Além disso, os mantras auxiliam no relaxamento do corpo como um todo, no alívio de síndromes e traumas que adquirimos ao longo da vida, na promoção de uma vida mais feliz, na melhora da respiração e no controle de ansiedade e medo.

Ainda, os mantras budistas têm sílabas e sons capazes de mudar vibrações de energia, provocando intensas transformações espirituais. Com o poder de modificar nossos pensamentos e trazerem paz, são capazes de transformar não só a nós mesmos, como também o ambiente à nossa volta.

Por meio deles, podemos nos conectar com nosso Eu Superior, que nada mais é do que nossa essência e identidade divina, sendo muito mais do que nossa alma ou ego. Aqui, você pode estar se perguntando sobre por que é importante essa conexão. 

A resposta é: a consciência espiritual por meio dessa conexão nos permite o aperfeiçoamento de nossas vidas no âmbito físico e no espiritual. Assim, purificamos e equilibramos nossas vidas na Terra, nos tornando aptos para libertar nossos espíritos, de forma que possam, no futuro, retornarem à vida mundana.

Como pudemos ver, os mantras são fundamentais para a manutenção do nosso bem-estar e qualidade de vida. Incluí-los em nosso dia a dia por meio de meditação, por exemplo, é uma excelente maneira de se reconectar consigo mesmo e alcançar elevados níveis de satisfação física e principalmente espiritual.

Se este post foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais! Assim, tenho certeza de que mais pessoas ficarão gratas em conhecer os benefícios dos mantras para a transformação espiritual de cada uma delas.

Sobre o autor

Augusto Marques

5 Comentários

Deixe um comentário