fbpx
Espiritualidade

O que é Reiki e como funciona: saiba a importância da energia das mãos

O que é Reiki
Escrito por Augusto Marques

Sabe quando você sente um desconforto interno ou percebe que algum ponto de seu corpo precisa de atenção?

Talvez seja hora de descobrir o que é Reiki e como funciona, para resgatar sua vitalidade e o equilíbrio de seu corpo, mente e espírito.

Terapias integrativas têm demonstrado resultados surpreendentes para quem as procura como forma de promover curas e resgatar a própria essência.

Pensando nisso, no artigo de hoje irei te contar sobre o que é o Reiki, além de explicar suas finalidades e benefícios. Me acompanhe!

O que é Reiki

Com base na medicina tradicional oriental, Reiki é um tipo de terapia alternativa que visa restaurar o equilíbrio energético nos planos físico, espiritual e mental.

A sabedoria oriental baseia-se na teoria yin e yang, que defende que tudo o que existe no universo é constituído de energias opostas e complementares.

No corpo, elas fluem pelos canais energéticos, regulando as funções vitais e suprindo as necessidades dos órgãos e células.

A expressão Reiki é de origem japonesa, em que “rei” significa espírito universal e “ki” é energia vital. Juntas, referem-se à energia vital universal.

É justamente essa força do cosmos que é repassada para o organismo humano em sessões de terapia Reikiana, favorecendo a eliminação de doenças e o aumento da saúde e do bem estar.

O método de Reiki é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

É importante ressaltar que essa técnica é um método complementar, que deve ser integrado a outros tratamentos médicos, e não aplicado como agente único de cura.

Os maiores benefícios do método

Os efeitos positivos gerados pelo Reiki são inúmeros, e podem ser sentidos logo após as primeiras sessões.

Além do bem estar imediato, a técnica também é capaz de amenizar sintomas físicos e mentais a longo prazo.

Entre seus benefícios, estão:

  • Auxílio no tratamento de depressão, ansiedade e estresse;
  • Alívio da TPM;
  • Redução das dores crônicas;
  • Aumento do equilíbrio emocional;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Estímulo da criatividade e do autocontrole;

Após a aplicação do Reiki, é possível sentir bem estar, paz, esperança e alegria. Assim, o dia a dia se torna mais leve, e fica mais fácil encarar os desafios e problemas que surgem.

Mas como é exatamente uma sessão de Reiki? É o que você descobrirá a seguir.

Como funciona o Reiki

Com o ritmo de vida da vida contemporânea, é praticamente impossível não se tornar vulnerável de alguma forma.

Alimentos industrializados, estilo de vida sedentário, estresse e pressão constantes fazem com que os chakras, pontos de energia do corpo, fiquem obstruídos.

Baixa autoestima e pensamentos, atitudes e sentimentos negativos também são “despejos” energéticos que se transformam em obstáculos.

Dessa forma, a energia vital universal, que deveria fluir de maneira natural em todos os seres humanos, fica estagnada e não consegue penetrar os centros energéticos do corpo.

Com a interferência negativa no fluxo energético, doenças e distúrbios físicos e psíquicos aparecem como sinal de que internamente algo não vai bem. A capacidade de autocura natural é, então, limitada.

A terapia Reikiana atua justamente nos chakras, desbloqueando o acesso da energia nos meridianos e restaurando o equilíbrio natural perdido.

As sessões de Reiki

Para restabelecer o fluxo energético, o terapeuta de Reiki possui papel fundamental na terapia.

A sessão inicia com um processo de energização das mãos do terapeuta, ativando-as. Logo depois, ele posiciona as mãos bem próximas ao corpo deitado do paciente, e foca nas regiões do corpo que mais precisam de atenção, especificamente nos chakras mais desequilibrados.

As sessões costumam durar até uma hora e meia, e o paciente deve permanecer vestido e preferencialmente de olhos fechados. As sessões podem ser acompanhadas de músicas relaxantes ou em total silêncio.

Com a aplicação da energia vital universal no corpo, o organismo retorna ao seu pleno funcionamento, de forma revigorada.

A relação com os chakras

Como comentei, a terapia com Reiki atua diretamente nos chakras do corpo, seja alinhando ou desbloqueando esses centros energéticos.

São 7 pontos localizados ao longo do corpo, responsáveis pela troca e assimilação das forças vitais, funcionando de maneira integrada em todos os planos: físico, mental, emocional e espiritual.

O terapeuta de Reiki, com a imposição de suas mãos, auxilia o receptor a alcançar a harmonia e o equilíbrio de cada um dos sete chakras.

São eles:

  • Chakra básico ou raiz: localizado na base da espinha dorsal, relaciona-se à sobrevivência e às necessidades básicas;
  • Chakra sacro: posicionado na altura dos órgãos genitais, é associado à sexualidade e à criatividade;
  • Chakra plexo solar: situado acima do umbigo, funciona como regulador da coragem, da identidade e da força pessoal;
  • Chakra cardíaco: localizado na região do peito, regula a circulação de toda a energia e o sentimento de amor e paz interior;
  • Chakra laríngeo: situado na garganta, está associado à comunicação, à expressão e à verdade;
  • Chakra frontal: fixado entre os olhos, relaciona-se à intuição e à percepção espiritual;
  • Chakra coronário: posicionado no topo da cabeça, refere-se à iluminação e à sabedoria divina.

Dessa forma, se uma pessoa apresenta problemas na tireoide ou de comunicação, uma sessão de Reiki focada na restauração do chakra laríngeo é a mais indicada nesse caso.

Pedras naturais e cristais também são muito utilizados nas técnicas de Reiki, com o intuito de ampliar seus resultados. E é sobre isso que irei te explicar agora.

Quais os cristais usados na técnica de Reiki?

No Reiki, as pedras e cristais desempenham papel fundamental, pois funcionam como catalisadores de energia, em especial as pedras dos chakras.

Cada chakra possui pedras específicas que, com suas cores e propriedades, aumentam a vitalidade e a força de cada um dos pontos energéticos.

A aplicação de Reiki com cristais gera resultados ainda mais imediatos e profundos. Os cristais, quando devidamente energizados e empregados, amplificam e distribuem a energia empregada com as mãos.

Algumas pedras que podem ser aplicadas de acordo com cada chakra são:

  • Chakra básico ou raiz: jaspe vermelho, turmalina negra, obsidiana;
  • Chakra sacro: cornalina, calcita laranja, jaspe madeira;
  • Chakra plexo solar: citrino, olho de tigre, calcita mel;
  • Chakra cardíaco: quartzo rosa, quartzo verde, turmalina rosa;
  • Chakra laríngeo: quartzo azul, cianita azul, água marinha;
  • Chakra frontal: lápis lazúli, sodalita, azurita;
  • Chakra coronário: cristal de quartzo, angelita, ametista.

E você, já fez alguma sessão de Reiki?

Essa terapia pode auxiliar no tratamento de diversas questões. O corpo humano é alimentado pela energia vital, e por isso tratá-lo da melhor forma é essencial.

Que tal descobrir mais sobre outros tipos de terapias alternativas neste artigo? Elas podem te ajudar a complementar outros tratamentos e trazer a sensação de bem estar que você merece.

Boa leitura e gratidão!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário