fbpx
Outros

Conheça o óleo essencial de lavanda e suas propriedades além do aroma

Escrito por Augusto Marques

Aquela flor delicada de cor lilás e aroma suave é muito mais poderosa do que você imagina. O óleo essencial de lavanda, extraído da planta, é um daqueles itens indispensáveis para se ter em casa.

Conhecido por suas propriedades relaxantes e purificadoras, apresenta inúmeros outros benefícios, regulando os planos físico, emocional e mental.

Se deseja conhecer mais a fundo sobre a essência da planta e seus efeitos curativos, este artigo é para você. Nele, irei te contar:

  • As principais características da lavanda;
  • As diferenças entre os principais tipos existentes;
  • Suas propriedades;
  • Seu uso na aromaterapia
  • Sua relação com o corpo físico;
  • E como usar o óleo essencial de lavanda no dia a dia.

Principais características

De origem europeia, o termo lavanda é proveniente do latim “lavare”, e significa “limpar”. Também é conhecida como alfazema e apresenta folhas pontiagudas e flores de cor lilás.

Suas propriedades são aproveitadas há séculos, principalmente na região da Europa. Romanos utilizavam seu aroma em banhos e perfumes, e o óleo de lavanda desempenhava papel fundamental no processo de mumificação dos egípcios.

Essas culturas consideravam a lavanda um poderoso elixir de purificação do corpo e da mente.

Óleos essenciais são substâncias naturais altamente concentradas extraídas de plantas, e carregam princípios ativos variados, de acordo com as propriedades de cada vegetal.

O óleo essencial de lavanda é extraído de suas flores e ramos por meio de um processo de destilação, e possui cor translúcida e aroma floral e penetrante.

Posteriormente, é utilizado como recurso terapêutico para diferentes tipos de sintomas físicos e emocionais.

Diferenças entre os tipos de lavanda

Antes de aproveitar seus benefícios, é preciso entender as diferenças entre as principais espécies de lavanda existentes, já que cada tipo apresenta efeitos específicos.

A lavanda é originária da região próxima ao Mar Mediterrâneo, e o clima e a altitude interferem diretamente no tipo de lavanda desenvolvida.

Os 4 principais tipos de lavanda mais conhecidos são:

Lavandula angustifolia (lavanda francesa)

É considerada a lavanda verdadeira, se desenvolve em terrenos acima de 600 metros de altitude e não floresce no Brasil.

Essa espécie da planta possui as características mais conhecidas para aromaterapia, com seus efeitos ansiolíticos e calmantes.

Lavandula latifolia (lavanda spike)

Esse tipo de lavanda é desenvolvido em locais próximos ao nível do mar até 600 metros de altitude.

É rico em cânfora, substância que auxilia no alívio de problemas respiratórios, dores musculares e irritações na pele. Também possui características estimulantes, gerando mais energia e bem estar.

Lavandula hybrida (lavandin)

Gerada pela polinização cruzada entre as espécies latifolia e angustifolia, a lavandin apresenta características misturadas dos dois tipos, sendo mais utilizada na fabricação de cosméticos e perfumes.

Lavandula dentata

Essa espécie é uma das únicas que floresce facilmente no Brasil e possui propriedades estimulantes, canforadas e bactericidas.

Antes de adquirir seu óleo essencial de lavanda, é preciso se atentar para seus sintomas e para o tipo de efeito terapêutico que você procura, já que algumas espécies da planta possuem resultados opostos.

Propriedades do óleo essencial de lavanda

De maneira geral, o óleo essencial de lavanda pode apresentar as seguintes características:

  • Anti-inflamatório;
  • Antibacteriano;
  • Repelente;
  • Calmante;
  • Tonificante;
  • Tranquilizante;
  • Ansiolítico.

De baixa toxicidade, é um dos únicos que pode ser aplicado diretamente na pele, sem necessidade de diluição.

Devido à sua versatilidade, é interessante ter sempre um frasco do óleo essencial em casa, seja para aliviar sintomas físicos ou emocionais, e é muito empregado em práticas de aromaterapia.

Aromaterapia e o óleo essencial de lavanda

A aromaterapia é um tipo de terapia alternativa que utiliza o poder dos óleos essenciais, sendo o de lavanda o mais comum entre os tratamentos indicados, devido às suas inúmeras possibilidades no campo emocional.

O óleo essencial de lavanda atua como um poderoso ativo no tratamento holístico pois, ao atenuar o estresse e a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, potencializa o funcionamento do sistema imunológico como um todo.

No plano emocional, a lavanda age como:

  • Relaxante;
  • Sedativa;
  • Calmante;
  • Antidepressiva.

É, portanto, muito indicada pela aromaterapia para casos em que o indivíduo precisa tratar o excesso de estresse causado pelo ritmo acelerado de vida.

A lavanda e os chakras

Os óleos essenciais e os chakras também estão diretamente ligados. Os pontos de energia do corpo são ativados com a inalação de determinados aromas, recebendo todos os efeitos positivos que a aromaterapia oferece.

Certos óleos essenciais possuem efeitos alinhados às necessidades dos chakras, e o resultado é a produção de bem estar e equilíbrio emocional e físico.

O óleo de lavanda é considerado a essência da comunicação, e por isso atua no chakra laríngeo.

Ele deve ser utilizado quando você estiver se sentindo bloqueado, com medo da rejeição, com dificuldades em se expressar e em ser ouvido.

A alfazema atua diretamente na causa desses sintomas e torna a comunicação mais leve e eficaz.

A lavanda e o corpo físico

Não é só nos campos mental e emocional que a lavanda atua com suas propriedades. Seu óleo essencial pode ser aplicado para alívio de diversos sintomas corporais e físicos.

Pele

A lavanda é um calmante tópico e pode ser diluído em óleos vegetais para aliviar patologias cutâneas, como eczema, assaduras, picadas de inseto e acne.

Queimaduras solares e de grau leve também apresentam melhoras significativas com a aplicação de compressas feitas com óleo essencial de alfazema.

Cabelo

Calmante natural para o couro cabeludo, o óleo de lavanda contribui para a melhora de quadros de psoríase e dermatite seborreica.

Também estimula a produção de colágeno, proteína fundamental para o desenvolvimento dos fios de cabelo.

Sono

Para quem possui dificuldade para pegar no sono ou não consegue dormir durante toda a noite, o óleo essencial de lavanda é um ótimo aliado.

Sua inalação favorece a produção de melatonina e possibilita noites de sono mais tranquilas e revigorantes.

Dores no corpo

Devido à cânfora presente em sua composição, a lavanda é capaz de aliviar diversos incômodos físicos, como cólicas menstruais, dores de cabeça, musculares, ciáticas e reumáticas.

Agora que você já sabe como a lavanda é responsável por aliviar os mais variados desconfortos físicos, emocionais e mentais, é hora de entender como utilizá-la para extrair o melhor de seus efeitos.

Como usar o óleo essencial de lavanda

Assim como suas diferentes características terapêuticas, a essência de lavanda pode ser aplicada e aproveitada de diversas formas, por meio de inalação direta, propagação de difusores de ambiente, difusores pessoais, escalda pés ou massagens.

Inalação direta

É uma das maneiras mais eficientes de aproveitar o óleo essencial, pois as moléculas chegam rapidamente ao sistema límbico, gerando alterações significativas de maneira ágil e profunda.

Para isso, é preciso esfregar 2 gostas do óleo de lavanda entre as mãos e posicioná-las em forma de concha próximas ao nariz. Inspire profundamente, mantendo o ar nos pulmões por cerca de 5 segundos, e expire logo depois.

O ideal é que as inalações sejam feitas de 3 a 5 vezes todos os dias, para que seus efeitos durem por mais tempo.

Difusor de ambiente

Difusores de ambiente mantêm os ambientes da casa perfumados e afetam positivamente todos os que adentram o local.

Eles são encontrados em diferentes formatos: elétricos, à vela, em varetas, em spray, entre outros.

Difusores de ambiente com óleo essencial de lavanda podem ser posicionados nos quartos para gerar uma atmosfera de calma e relaxamento, possibilitando ótimas noites de sono.

Difusor pessoal

Difusores pessoais são imprescindíveis para os praticantes da aromaterapia, por serem práticos e eficientes.

Em forma de pingentes ou pulseiras, os acessórios difusores absorvem os óleos essenciais e liberam seus aromas gradativamente, mantendo a proteção e o tratamento durante todo o dia.

Podem ser feitos de materiais diversos, como pedras vulcânicas, cerâmica ou prata, e a maioria possui uma brecha onde deve ser posicionado um tecido ou algodão embebido na essência desejada.

Difusores pessoais com lavanda são ideias para dias mais desafiadores, como reuniões importantes, apresentações ou encontros que envolvem grandes expectativas.

Você se mantém calmo e relaxado para se expressar da melhor maneira e ter resultados positivos.

Escalda pés

O escalda pés é um banho terapêutico milenar, realizado com o intuito de gerar conexão com a essência do corpo e da alma, além de eliminar toxinas através da pele.

O óleo essencial de lavanda potencializa ainda mais seus efeitos relaxantes e purificadores, tornando esse ritual de autocuidado essencial em um dia cansativo e estressante.

Para inclui-lo na prática, basta diluir algumas gotas do óleo em álcool de cereais ou óleo de amêndoas em uma bacia com água morna e manter seus pés submersos até que a água esfrie.

Massagens

Massagens com óleo de lavanda são bastante conhecidas e proporcionam muito relaxamento. Geram alívio do stress e da tensão, melhora da digestão e a inibição da proliferação de microrganismos na pele.

Você também pode fazer uma automassagem, incluindo essa prática como um ritual diário de relaxamento. Para isso, basta diluir algumas gotas da essência de alfazema em um óleo vegetal e massagear todo o corpo.

É importante se manter atento para a saúde como um todo, e o óleo essencial de lavanda pode te ajudar nesse desafio.

A facilidade de uso e suas inúmeras possibilidades faz com que ele seja o queridinho da aromaterapia.

Se você anda precisando relaxar e melhorar os sintomas da ansiedade, vai gostar de conhecer a pulseira de aromaterapia contra ansiedade, disponível em nossa loja.

Ela combina os efeitos positivos da aromaterapia com toda a calma e relaxamento trazidos pela Howlita, cristal de limpeza emocional ideal para o alívio da ansiedade. Espero que goste!

Gratidão!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário