fbpx
Outros

6 óleos essenciais para aromaterapia que você vai gostar de usar

Escrito por Augusto Marques

A natureza e as plantas possuem propriedades que nos surpreendem positivamente, constantemente nos mostrando novas possibilidades de cura. É o caso dos óleos essenciais para aromaterapia, sobre os quais você já deve ter ouvido falar por aí.

Esses óleos são extraídos das plantas e servem como prática complementar de diversos tratamentos. Também auxiliam a relaxar ou a energizar, dependendo do seu objetivo.

Quer entender melhor como essas essências funcionam em seu organismo? Então continue a leitura para conhecer a importância dos óleos essenciais e 6 tipos de essências e suas principais características.

A importância dos óleos essenciais

Esses óleos essenciais para aromaterapia carregam o âmago das plantas e são rapidamente absorvidos pelo sistema olfativos e processados no sistema límbico.

Além de possuírem aromas extremamente agradáveis, possuem diversas propriedades terapêuticas. Há diversas pesquisas que comprovam a eficácia de diversos tipos de óleos.

Mas lembre-se: os óleos essenciais devem ser utilizados paralelamente ao tratamento com seu médico em caso de patologias e não são substitutos de medicamentos convencionais.

O importante é entender a fundo sobre os efeitos de cada óleo e deixar que as essências te envolvam com seus poderes de cura. Confira agora os principais tipos de óleos utilizados e como inseri-los em sua rotina.

Tipos de óleos essenciais e seus benefícios

Existe uma infinidade de óleos essenciais utilizados para os mais diversos fins. Eles podem ser aproveitados de diversas maneiras, como em difusores de ambiente, acessórios como colar difusor, águas de banho ou diretamente na pele.

Mas você sabe exatamente quando você deve usar cada tipo de óleo essencial? Vou te contar a seguir as particularidades de alguns óleos essenciais e suas formas de uso.

1. Alecrim

Com seu aroma característico e refrescante, o alecrim é associado ao aumento da autoestima, ajudando a reduzir a insegurança e os sentimentos de frustração.

Com seu uso, as pessoas se sentem mais revigoradas e estimuladas mentalmente. É ideal para os momentos de estudo, ou antes de uma reunião importante, pois aumenta o poder de concentração.

No âmbito físico, o óleo de alecrim alivia dores de cabeça, melhora a circulação, alivia sintomas de indigestão, previne cáries e auxilia no rejuvenescimento facial.

Como usar: O óleo de alecrim deve ser mantido em um local escuro e de clima ameno para preservar suas propriedades.

2. Lavanda

Muito conhecida por seus efeitos relaxantes, o óleo de lavanda auxilia principalmente na busca pelo equilíbrio emocional e no alívio da ansiedade.

Esse calmante natural também é muito utilizado para proporcionar um sono tranquilo e revigorante, eliminando pensamentos negativos e agitados durante a noite.

O óleo de lavanda é um coringa da aromaterapia e auxilia, ainda, no alívio de dores de cabeça e enxaqueca.

É seguro utilizá-lo em crianças, desde que em baixas dosagens.

Como usar: para ter um sono sereno, coloque um tecido próximo à cama com várias gotas de óleo essencial, para que o aroma seja espalhado pelo ambiente.

Também pode ser utilizado puro ou misturado em loções em massagens ou após o banho logo antes de dormir.

3. Eucalipto

De aroma suave e atraente, o óleo de eucalipto ajuda a fortalecer o sistema imunológico, atuando principalmente no sistema respiratório.

Ele possui propriedades expectorantes e descongestionantes, sendo uma ótima pedida para prevenir ou auxiliar no tratamento de gripes, resfriados e outras infecções respiratórias. O eucalipto reage com as mucosas, reduzindo o escorrer do nariz.

Como usar: Esse óleo extremamente aromático deve ser utilizado em baixas dosagens, por ser bastante potente. Por isso, algumas gotas são o suficiente.

Para fortalecer a respiração, pingue 3 gotas em 2 litros de água fervente em uma bacia. Depois cubra o rosto com uma toalha próximo ao vapor liberado por alguns minutos.

Também pode ser utilizado durante o banho, para que seja envolvido pelo vapor liberado pelo chuveiro.

4. Camomila

O óleo de camomila traz conforto e bem-estar para quem o utiliza em técnicas de aromaterapia.

A camomila é um excelente calmante e sedativo, além de um ótimo cicatrizante. Com ele, você elimina e reduz o sentimento de nervosismo e evita noites de insônia.

Como usar: o óleo deve ser sempre diluído em base de óleo vegetal ou creme neutro para depois ser aplicado no corpo, como em massagens.

Também é bastante utilizado em banhos de imersão, compressas, e em difusores individuais.

5. Hortelã-pimenta

Caso você não seja muito fã de café, mas deseja inserir algo que te ajude a iniciar o dia bem animado e cheio de energia, o óleo essencial de hortelã-pimenta é uma ótima alternativa.

Ele ajuda a energizar, trazendo ânimo e disposição para você começar o dia com o pé direito. Além disso, a hortelã-pimenta ajuda a te manter alerta e a melhorar a memória.

Alguns estudos confirmam também a eficácia do uso da essência de hortelã-pimenta para alívio das dores de cabeça. Seus efeitos são muito similares aos do analgésico Tylenol.

Como usar: em formato de difusor ou diretamente na palma das mãos, pingando algumas gotas antes de iniciar uma prática de meditação matinal.

6. Cítricos

Além de conter muita vitamina C ao serem consumidos nas refeições, essências de algumas frutas cítricas são aproveitadas em técnicas de aromaterapia. É o caso de:

  • Limão siciliano: com sua ação anti-inflamatória, antiviral e antibacteriana, alivia sintomas de gripes e resfriados. Para usá-lo, basta pintar cerca de 15 gotas em um difusor de ambientes e deixar seu aroma invadir o cômodo.
  • Limão taiti: com esse óleo, é possível melhorar o humor e combater alguns problemas de estômago, evitando náuseas.
  • Laranja: possui propriedades antidepressivas, antisépticas e digestivas. Também é muito usado para tornar o ambiente mais alegre e propenso à criatividade.

Viu só como os óleos essenciais para aromaterapia possuem inúmeras qualidades terapêuticas para te auxiliar no dia a dia? Existem óleos para todos os gostos e motivos.

Por isso, deixe que a aura e o poder de cura das essências te permeiem e te auxiliem a vibrar sempre positivamente.

Para isso, que tal utilizar o difusor flor da vida? Você carrega o óleo essencial de sua preferência durante todo o dia em um acessório estiloso e belo.

E ainda tem acesso a toda simbologia que a flor da vida carrega. Aproveite os benefícios da aromaterapia com estilo e praticidade!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário