fbpx
Cristais

Pedra Cornalina: saiba seu significado e como usar

pedra-cornalina
Escrito por Augusto Marques

A pedra cornalina nunca passa despercebida. Com seus tons laranja avermelhados, remete à alegria e à amplificação dos desejos, sendo extremamente importante para a preservação do bem estar geral.

Esse cristal é repleto de energias positivas e está ligado às forças do planeta e às energias vitais. Dessa forma, favorece a sensação de segurança, o sucesso e a vitalidade de todo o corpo.

Quer saber mais sobre seus significados, características e como utilizá-la para aproveitar ao máximo todos os seus benefícios? Então me acompanhe nesta leitura.

Principais características

A cornalina é uma pedra de cor alaranjada que pode apresentar algumas variações em sua intensidade, como tons rosados, avermelhados e até marrons. Devido a sua aparência, seu nome significa “carne” em latim.

É composta de dióxido de silício e encontrada principalmente em regiões do Brasil, Índia e Alemanha.

De energia emissora, relaciona-se com o elemento fogo, com o Sol e seus poderes estão relacionados à coragem, à energia sexual e à proteção.

Significados da pedra cornalina

Já na antiguidade, a cornalina era considerada uma das pedras de maior valor.

No Egito, acreditava-se que a pedra possuía poderes divinos, sendo responsável pela renovação e fidelidade. Dessa forma, era colocada entre as mãos com o intuito de abrandar a raiva, os ciúmes, o rancor e a inveja.

Ainda hoje, toda a força que carrega em seu interior auxilia no fortalecimento e na circulação de energia no corpo físico e na aura. Assim, tem-se acesso a uma mente aguçada e o espírito protegido contra baixas vibrações e contra a inveja.

Com seu potencial de aguçar a energia vital, a cornalina é associada a dois pontos energéticos específicos do corpo: o chakra sacro e o chakra laríngeo.

No chakra sacro, é responsável pelos estímulos sexuais e pelo desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança. Já no chakra laríngeo, é capaz de melhorar a eloquência dos mais tímidos e fortalecer as cordas vocais.

Dessa forma, demonstra qual o melhor caminho para aproveitar as mudanças positivas da vida, trabalhando os aspectos da vida profissional, social e íntima.

Em cada um dos âmbitos, a pedra cornalina atua de maneiras distintas. Quer saber como? Então continue a leitura para descobrir seus benefícios em cada área.

Maiores benefícios

Com suas energias positivas e vitalizantes, a cornalina favorece o sucesso em todas as áreas da vida e traz proteção para quem a utiliza.

Seus efeitos positivos atuam no corpo físico, emocional e espiritual.

No corpo físico

Essa pedra laranja é estimulante e revitalizante, promovendo inúmeros efeitos no organismo, desde questões mais simples até a atuação em problemas mais sérios.

É utilizada para alívio de problemas digestivos e como complemento no tratamento de doenças no fígado, rins e baço. Por estimular a oxigenação das células, também é usada para regular a circulação e a pressão sanguínea. Atua, ainda, contra o envelhecimento precoce.

Também é extremamente potente para resolver questões relacionadas à energia sexual: infertilidade, baixa libido, doenças nos órgãos reprodutores e dores menstruais podem ser amenizadas com seu uso.

Por isso, a cornalina é a pedra ideal para quem deseja eliminar o cansaço físico e mental e dar lugar à maior disposição e força vital.

No corpo emocional

Você anda sentindo dificuldade para se expressar e para lidar com os desafios do dia a dia? A cornalina pode ser a companheira ideal nesses casos, pois ela dá uma força a mais para quem precisa de mais coragem e autoconfiança.

No âmbito emocional, atua como a pedra da vitalidade, proporcionando mais alegria e ajudando nas tomadas de decisão. Dessa maneira, promove a sociabilidade, o empoderamento e a expressão da personalidade.

Além disso, ilumina e amplia a mente, dando vazão à criatividade e estimulando a concentração e a memória.

Em relação ao amor, essa pedra trabalha como o incentivo que faltava para aumentar seu poder de atração, apimentando a relação e favorecendo a paixão. Também propicia fertilidade, erotismo e discernimento nos relacionamentos amorosos.

No corpo espiritual

A positividade que a cornalina carrega auxilia os seres na jornada e na missão espiritual individual, favorecendo o autoconhecimento e a conexão interior.

Costuma ser utilizada para proteger pessoas vítimas de inveja ou mal agouro, purificando qualquer ambiente das vibrações densas que tentam invadir o local.

Além de afastar as energias negativas, a pedra é capaz de expulsar os pensamentos e sentimentos negativos da mente, sendo muito útil no alívio de sintomas de ansiedade e depressão.

Dicas de como usar

Com todos os poderes que carrega, a cornalina pode ser utilizada de diferentes maneiras, dependendo do objetivo pretendido.

Na meditação

Para aproveitar os efeitos terapêuticos do cristal, você pode usá-la durante as sessões de meditação.

De maneira geral, ela pode ser posicionada sobre o local que se deseja tratar enquanto você tenta visualizar uma luz vermelha brilhante atingindo e curando todos os sintomas incômodos. Ela auxilia principalmente na concentração durante as sessões.

Nos chakras específicos em que atua, ela pode ser empregada das seguintes maneiras:

  • Chakra sacro: deitado confortavelmente, coloque a pedra sobre o ponto energético e feche os olhos. Relaxe e tente enxergar o interior desse chakra sendo alinhado. Deixe que a cornalina atue com seus poderes e sinta a paz gerada.
  • Chakra plexo solar: posicione a pedra sobre o tórax e a deixe agir absorvendo o excesso energético de seu corpo.

Em joias

Já na época renascentista, a pedra era gravada em amuletos que eram usados por quem desejasse se defender de possíveis encantamentos.

Quando usada em contato direto com o corpo, como um pingente ou colar de cornalina, ajuda a sintonizar o corpo com as forças da natureza, promovendo maior equilíbrio interno.

Joias feitas com esse cristal também são muito úteis para gerar motivação, entusiasmo e força nos dias mais desafiadores.

Como objeto de proteção e de decoração

Você pode, ainda, obter o melhor dos efeitos da pedra posicionando um exemplar de bom tamanho nos cômodos onde há maior circulação de pessoas e onde ocorre mais interação, como a sala, a varanda e a cozinha.

Dessa forma, todo o ambiente será purificado e os diálogos, favorecidos.

Gostou de saber os segredos por trás dos poderes da pedra cornalina? Esse cristal místico é muito utilizado para a cura do cansaço e do desânimo em geral, devido a sua energia extremamente positiva e cheia de vitalidade.

Com o colar flor dos chakras, você tem acesso aos efeitos positivos da cornalina e de outras pedras associadas a cada um dos pontos energéticos do corpo. Que tal adquirir o seu em nossa loja?

Gratidão!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário