fbpx
Outros

Pedra vulcânica e aromaterapia: você sabe como usar para ter ótimos benefícios?

Escrito por Augusto Marques

A memória olfativa nos acompanha desde a infância. Pode ser a lembrança do cheiro da comida da avó, o perfume da mãe ou a fragrância da casa de um amigo querido. Mas você sabia que os aromas também apresentam benefícios para o corpo e para a mente?

A aromaterapia, como o próprio nome diz, consiste em explorar as propriedades terapêuticas dos aromas, e tem conquistado muitos adeptos. São muitas as maneiras de utilizá-la no dia a dia, sendo os difusores um dos principais, como é o caso da relação entre pedra vulcânica e aromaterapia.

Se você é um curioso sobre o assunto, continue a leitura para saber mais sobre o que é aromaterapia; qual a sua origem; como aplicar essa técnica no dia a dia; seus maiores benefícios e quais os difusores mais utilizados, incluindo a pedra vulcânica.

O que é aromaterapia

A aromaterapia é uma terapia holística que utiliza óleos essenciais, proporcionando bem-estar físico e emocional.

As fragrâncias provêm da manipulação de essências de diversas plantas, seja de suas flores, raízes, caules, ou folhas, dando forma a líquidos altamente concentrados. Eles são transformados em óleos essenciais a partir de processos de infusão ou destilação.

Os óleos e seus aromas, ao serem inalados ou aplicados na pele, são processados pelo sistema límbico, parte do cérebro responsável pelas respostas emocionais, e produzem diferentes reações de acordo com a essência utilizada.

Origem

Embora esteja sendo cada vez mais explorada, a aromaterapia já é bastante utilizada desde os tempos antigos. Alguns registros de mais de 5.000 anos referem-se ao estudo dos potenciais das essências das plantas na medicina chinesa e na literatura védica indiana.

Durante o século passado, os cientistas ampliaram ainda mais as pesquisas sobre a aromaterapia. O termo “aromatherapie” foi cunhado pelo químico francês René Maurice Gattefossé em 1920, após suas descobertas sobre as propriedades antissépticas das plantas.

Os óleos essenciais também foram explorados no tratamento de soldados feridos do exército francês, pelo cirurgião Dr. Jean Valnet. Após suas experiências positivas, escreveu o livro “Aromathérapie”, considerado a bíblia da aromaterapia.

Mais tarde, na década de 1950, essa técnica foi bastante difundida em clínicas de estética, sendo utilizada principalmente em sessões de massagem.

Em 2018, a aromaterapia foi reconhecida como Prática Integrativa e Complementar, e incluída no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, “evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares”.

Aplicando a aromaterapia em sua rotina

A aromaterapia pode ser incluída na rotina de diversas formas com o intuito de melhorar o equilíbrio emocional e a saúde física.

À princípio, os interessados pelo assunto podem realizar pesquisas sobre cada óleo e utilizar por conta própria. Mas caso haja apareçam sintomas mais intensos, é necessário o acompanhamento de um profissional, intitulado de aromaterapeuta.

Algumas formas possíveis de se aproveitar os óleos essenciais são:

  • Águas de banho;
  • massagens;
  • aplicação direta sobre a pele;
  • difusão no ambiente;
  • difusão individual.

Com as águas de banho e massagens, tratamento clássico com o uso de óleos essenciais, o efeito terapêutico se dá tanto por meio da inalação quanto pela absorção cutânea.

Alguns óleos também são aplicados diretamente sobre a pele ou adicionados a pomadas e cremes para tratamentos de acne e ferimentos, por exemplo. Aqui, é preciso procurar um aromaterapeuta, que irá receitar a quantidade adequada de cada essência e evitar o aparecimento de reações ou alergias indesejadas.

No caso das difusões individuais, os aromas serão inalados e irão entrar imediatamente no sistema nervoso central, em que as informações serão processadas e sinais serão enviadas para as partes do corpo que necessitam de atenção, de acordo com a escolha do óleo essencial.

Na difusão de ambientes, as fragrâncias são propagadas por todo o cômodo de maneira suave, criando um espaço de calma e relaxamento.

Benefícios para corpo e mente

A aromaterapia apresenta inúmeros benefícios relacionados ao equilíbrio entre corpo e mente. As essências estimulam as emoções e as memórias, proporcionam bem-estar integrado e estão associadas à harmonização de energias e vibrações.

Da mesma forma que alguns aromas tóxicos podem causar dores de cabeça e náuseas, como tintas de parede, existem aromas benéficos capazes de curar e acalmar mente e espírito.

Alguns sintomas que podem ser tratados de maneira complementar com óleos essenciais são:

  • Dor de cabeça: hortelã-pimenta, lavanda e cítricos
  • Síndromes gripais: hortelã-pimenta e malaleuca
  • Ansiedade e stress: cítricos, lavanda e camomila
  • Sintomas da tensão pré-menstrual: gerânio

Os poderes excepcionais da aromaterapia são aplicados de maneira personalizada, levando em consideração as necessidades pessoais de cada indivíduo.

É importante ficar atento à qualidade dos óleos essenciais, que devem ser adquiridos em lojas especializadas e que transmitam confiança.

Difusores de aromaterapia

Existem diversos acessórios de aromaterapia, que servem para ampliar os efeitos terapêuticos promovidos pelos óleos essenciais. Os difusores são bastante conhecidos e auxiliam na inalação das essências, seja de maneira individual ou envolvendo todo o ambiente.

Difusores de ambiente

Velas, varetas, cestas ou elétricos, todos os tipos de difusores de ambiente mantêm os cômodos constantemente aromatizados e servem como objeto de decoração. Além de exalar um aroma agradável, ajudam a purificar o ambiente e propiciam os efeitos da aromaterapia de maneira suave.

Devem ser colocados em pontos estratégicos e abertos, como estantes ou aparadores, para que a essência envolva todo o ambiente.

As essências devem ser escolhidas de acordo com o objetivo desejado. Para tornar o quarto ainda mais relaxante, invista em uma essência de lavanda. Para energizar a sala de estar, por sua vez, capim-limão e cítricos são uma boa pedida.

Difusor pessoal

Conhecidos como acessórios aromáticos, os difusores pessoais geralmente são em formato de colares e pulseiras. São indicados para quem deseja praticar a aromaterapia e ter acesso aos seus benefícios em todos os lugares e a qualquer hora.

Podem ser utilizados de duas maneiras:

– pingando gotas do óleo essencial desejado em um pequeno pedaço de algodão e o colocando na abertura do pingente do colar ou da pulseira ou;

– adicionando gotas do óleo essencial diretamente nos pingentes que já possuem filtro.

Com um acessório aromático, você tem inala diretamente a essência, facilitando a atuação dos efeitos terapêuticos e da melhora dos sintomas e das suas necessidades.

Inalação direta – forma fácil e tranquila. Quando respiro, as moléculas do óleo entram pelo sistema límbico e realizam o que estou precisando. 1 gota já é o suficiente

Difusor de pedra vulcânica

Os difusores pessoais de pedra vulcânica apresentam ainda mais benefícios. Devido a seu aspecto poroso, o óleo essencial é facilmente absorvido.

Os pequenos poros garantem a liberação gradual de seu conteúdo. Com um acessório de pedra vulcânica, você complementa o visual enquanto é envolvido pela aura de proteção e cura.

Para obter todos os benefícios de um difusor de pedra vulcânica, basta pingar 1 a 2 gotas do óleo essencial de preferência diretamente em uma das pedras. O cheiro pode durar até 3 dias, sendo possível variar o aroma quantas vezes quiser.

Além disso, a pedra vulcânica é considerada uma rocha do chakra raiz, responsável por aumentar os níveis de energia e dissipar a negatividade do indivíduo e do ambiente.

Pedra vulcânica e aromaterapia se conectam, então, nessa facilidade da penetração das essências em seu interior, contribuindo com a dissipação e inalação dos aromas e promovendo bem-estar de forma holística.

A aromaterapia está presente em diversas áreas, desde tratamentos auxiliares quanto em produtos de beleza, bem-estar e higiene. Têm efeitos positivos não só no corpo, como na mente e no espírito.A natureza nunca para de nos surpreender com todos os seus poderes excepcionais. É o caso das rochas, que possuem poderes internos, carregando a força da terra em seu interior. Por isso, recomendo o artigo sobre 6 pedras naturais e como usufruir de seus potenciais. Boa leitura e gratidão!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário