fbpx
Cristais

O simbolismo da pedra vulcânica e outras propriedades

Escrito por Augusto Marques

Considerado o cristal mais antigo do mundo, a pedra vulcânica provém da lava e conserva a energia do elemento fogo em seu interior. É utilizada principalmente como forma de eliminar energias negativas dos ambientes.

Diversos são os tipos de rocha originários dos vulcões, formadas a partir do rápido resfriamento do magma, dando forma a pedras como basalto, andesito, pedra-pomes e obsidiana.

Mas você conhece todas as propriedades esotéricas desses cristais? Com este artigo, você vai entender melhor sobre o simbolismo da pedra lava vulcânica, sua origem, suas principais características e como utilizá-la no dia a dia.

Origem e formação

Um vulcão entra em erupção a partir das atividades internas da Terra, com o movimento das placas tectônicas associado a altas temperaturas. O magma existente no interior da crosta terrestre é expelido em forma de lava, e entra em contato com os oceanos. É a partir desse choque da lava incandescente com a água gelada do mar que são formadas as denominadas pedras vulcânicas.

Assim que o material magmático atravessa a crosta terrestre, ocorrem várias alterações químicas e estruturais, influenciadas pelas especificidades dos minerais e dos compostos orgânicos de cada canto do planeta. Dessa maneira, é possível que pedras de diferentes tipos e cores sejam formados, desde aquelas com aspecto poroso e opaco até as de aparência cristalina e cintilante.

Apesar de a erupção dos vulcões ser muitas vezes associada a grandes catástrofes, principalmente em filmes de ação, esse fenômeno natural é extremamente importante. A lava possui em sua composição diversos minerais e nutrientes essenciais para a fertilização do solo, além de auxiliar na liberação da pressão interna da Terra.

Além disso, esse processo representa o ciclo dos quatro elementos do planeta em ação: terra e fogo se combinam e dão origem à lava em forma líquida (simbolizando a água), que sobe pela abertura da crosta terrestre, gerando vapor e fumaça (representando o ar).

A formação das pedras vulcânicas demonstra, assim, o poder de criação e de restauração da natureza, e por isso acredita-se que elas possuem propriedades relacionadas à renovação e ao contato com o eu interior.

Quer saber mais a fundo sobre essas propriedades? Então continue a leitura para descobrir quais significados esotéricos esses cristais carregam.

Simbolismo da pedra lava vulcânica

Na mitologia romana, Vulcano foi filho de Júpiter e Juno, e era considerado o deus do fogo e dos metais. Sua principal função era criar armas e armaduras para os heróis e, por isso, era visto como um símbolo de proteção e força.

Como fenômeno natural, os vulcões e as pedras derivadas de sua erupção representam, em sua essência, o conhecimento antigo provindo da Terra e o poder da natureza com sua força brutal e, ao mesmo tempo, fascinante.

As pedras vulcânicas são consideradas extremamente poderosas, pois promovem a reconexão interior, estimulando o autoconhecimento e a formação de uma atmosfera de proteção.

Entre as pedras formadas pelo resfriamento da lava vulcânica com poderes de proteção, encontra-se a obsidiana, de aspecto brilhante e capaz de neutralizar energias negativas. É sobre ela que vou te contar mais agora.

A obsidiana

Composta majoritariamente por dióxido de silício, a obsidiana é também conhecida como “vidro de dragão” ou “fogo congelado”. Sua aparência remete a um vidro reluzente, de cores acentuadas, podendo ter diversos tons: esverdeados, escuros, cinzentos, amarronzados, dourados, avermelhados e até variantes do arco-íris.

Para que ela se desenvolva, é preciso que seja mínima a quantidade de água envolvida no rápido resfriamento da lava vulcânica, evitando a formação de mini bolhas e de grandes poros. O resultado é um cristal brilhante e extremamente poderoso, trazendo proteção, estabilidade, equilíbrio emocional e coragem.

A obsidiana possui propriedades reveladoras e auxilia na jornada da justiça e da verdade, sendo impossível a mentira se desenvolver em um ambiente com ela. Entre suas virtudes, também podemos citar:

  • proteção energética;
  • crescimento pessoal;
  • cura energética e espiritual;
  • eliminação de crenças limitantes;
  • harmonização do chakra umbilical;
  • purificação dos ambientes;
  • reconexão com a natureza.

Acredita-se também que a obsidiana possui atributos terapêuticos para a saúde física, sendo capaz de drenar a tensão e o estresse, regular a circulação sanguínea, facilitar a digestão e desintoxicar os órgãos internos.

Para quem deseja enfrentar os problemas com autonomia e verdade, afastando as energias negativas, deve manter a pedra sempre próxima no dia a dia, seja como objetivo decorativo ou em um acessório colado ao corpo.

Como utilizar os poderes das pedras lava

As pedras vulcânicas podem ser utilizadas de diversas maneiras para atrair toda a energia positiva e as vibrações de cura emanadas pela força do elemento fogo.

Em forma de obelisco ou de esfera, podem ser colocadas nos cômodos da casa ou no ambiente de trabalho para afastar todas as possíveis influências negativas. Também é interessante colocar esses cristais entre as mãos durante práticas de meditação, recitando mantras ou simplesmente vibrando positivamente.

Devido ao caráter absorvente da maioria das pedras vulcânicas, elas podem ser utilizadas como filtros naturais em aquários ou como difusores de óleos essenciais de aromaterapia.

Algumas variedades também são utilizadas em sessões de massagem conhecidas como termoterapia, que utilizam o potencial térmico das pedras para desobstruir e harmonizar o fluxo energético do corpo.

Outra opção para obter todos os benefícios das pedras vulcânicas é utilizá-las em contato com a pele. Em formato de acessórios, como japamalas, pingentes, pulseiras e braceletes, mantendo um amuleto de proteção sempre com você.

Uma possibilidade curiosa é seu uso na construção civil e na composição de lareiras e churrasqueiras. Esse uso é popular devido às propriedades naturais das pedras provenientes da lava, que propagam e mantêm o calor por muito mais tempo.

O simbolismo da pedra lava vulcânica nos apresenta um universo de aprendizados fornecidos pela natureza, que mostra todo o seu poder de renovação e aponta a importância dos ciclos para a continuidade da vida.

Ficou interessado em experimentar a potente energia das pedras lava? Para obter essa vibração vinda do fogo e do interior da Terra, recomendo o uso da pulseira fênix/dragão, feita de contas de obsidiana negra. Assim, você mantém esse escudo energético sempre por perto, te protegendo em qualquer situação.

Sobre o autor

Augusto Marques

2 Comentários

  • Eu estou usando o pingente de pedra vulcânica. Os resultados foram imediatos e pra lá de surpreendentes. Também uso o colar de âmbar báltico
    Poderia falar sobre o âmbar báltico e suas propriedades?
    Muito obrigada

    • Oi Virgínia! Tudo bem?

      Que legal que você já usa a pedra vulcânica! Acredito que todos deveriam ter uma! 🙂

      Já anotei sua sugestão do âmbar báltico, e espero escrever sobre ele em breve! 🙂

      Até logo!

Deixe um comentário