fbpx
Chakras

Pedras dos chakras: tudo que você precisa saber

Pedras dos chakras
Escrito por Augusto Marques

As pedras dos chakras são elementos importantes e essenciais para manter os centros de energia de nosso corpo sempre ativados, alinhados e harmonizados.

Esses cristais naturais são responsáveis por emanar vibrações diretas às pétalas de cada um dos principais pontos de energia existentes.

Ficou interessado em saber mais sobre as pedras dos chakras? Então você não pode perder este artigo, que aborda a definição dos chakras, suas funções e como as pedras se relacionam com cada um desses pontos, entre outras informações importantes.

O que são os chakras?

A palavra chakra vem do sânscrito e significa “roda de luz”. Nesse sentido, os chakras sinalizam pontos em nosso corpo que representam centros de energia conectados ao corpo e ao espírito.

Eles estão associados às glândulas do sistema endócrino e são responsáveis pela captação, contenção e distribuição de energia entre as diferentes fases e áreas do corpo (físico, astral, espiritual, divino e mental).

São sete os principais chakras presentes no corpo, organizados desde a base da coluna vertebral até o topo da cabeça, e cada um deles se relaciona com determinada cor, elemento e mantra, além de certas pedras responsáveis pelo estímulo desses pontos.

E é sobre essas pedras que irei te contar mais a seguir.

As pedras de cada chakra

Para que você se mantenha saudável física e mentalmente, é preciso atentar-se para o equilíbrio dos chakras de corpo, que são afetados pelo estilo de vida, equilíbrio emocional, hábitos alimentares e pela espiritualidade.

As pedras desempenham um papel essencial na manutenção do alinhamento e do equilíbrio dos chakras, devido ao seu caráter de depósito energético, que carrega todo o potencial dos elementos da natureza e dos raios vibracionais.

Relacionados a determinadas cores, os chakras são associados a cristais de tonalidades e propriedades específicas. Além do alinhamento e harmonização, o uso regular das pedras dos chakras auxiliam no aumento da vitalidade e da força de cada ponto energético.

Confira abaixo quais são os 7 principais chakras e suas pedras correlatas.

Primeiro chakra (chakra raiz)

O chakra raiz localiza-se na base da coluna vertebral e simboliza as necessidades físicas e de sobrevivência. É considerado o chakra que liga os seres humanos ao planeta Terra, e significa “fundação”.

Ele se associa à cor vermelha, ao elemento terra e ao sistema olfativo.

Quando alinhado e energizado, o primeiro chakra é capaz de melhorar a disposição do indivíduo ao lidar com assuntos financeiros e realizações pessoais, gerando sensações de estabilidade e segurança.

Seu desequilíbrio, por sua vez, gera sensações de medo e fadiga, além de dificuldades financeiras.

O chakra raiz é beneficiado em ambientes que possuam cristais ativos e protetores como:

Segundo chakra (chakra umbilical)

Localizado no baixo-ventre, o chakra umbilical possui o significado de “lugar da morada do ser”. É representado pela cor laranja e refere-se ao elemento água e ao paladar.

Devido à proximidade com os órgãos genitais, o segundo chakra está relacionado ao centro da energia sexual, das forças criativas, dos desejos e do cultivo ao cuidado.

Em estado de equilíbrio, gera sensações de alegria e entusiasmo, além de estimular a criatividade. Também torna os indivíduos mais seguros sentimentalmente, aumentando a sensibilidade.

Em desequilíbrio, pode causar medos, culpa e apego.

As pedras que se relacionam ao chakra umbilical são de cor alaranjada, simbolizando a iluminação do sol e o poder pessoal. É o caso de:

  • Cornalina;
  • Calcita laranja;
  • Jaspe madeira.

Terceiro chakra (chakra plexo solar)

O chakra plexo solar, em tradução literal, significa “cidade das gemas”, e se situa entre o umbigo e o tórax. Ele está relacionado à personalidade, à força pessoal e à sensação de poder.

Sua cor é o amarelo, enquanto seu elemento é o fogo e o sentido, a visão.

É fácil reconhecer uma pessoa com o terceiro chakra desequilibrado, pois ela apresenta comportamentos invejosos e agressivos, além de complexo de inferioridade. Já em equilíbrio, demonstra alguém que goza de autoconfiança, coragem, aceitação e totalidade.

As pedras de tons amarelos são as mais indicadas nesse caso pois, ao mesmo tempo em que apresentam propriedades protetoras, reforçam a consciência da mente e do Eu Superior.

Algumas pedras associadas ao chakra plexo solar são:

Quarto chakra (chakra cardíaco)

Como o próprio nome indica, o chakra cardíaco está relacionado aos apelos do coração, como os sentimentos por si mesmo e pelos outros, e significa “intocado”.

O quarto chakra está associado à cor verde, ao elemento ar e ao tato.

É o chakra do amor, da generosidade, da bondade e de sensações positivas. Além disso, este chakra serve como uma ponte para os demais pontos de energia que temos pelo corpo, fazendo a circulação de toda a energia.

Em equilíbrio gera paz interior e aceitação, esperança, amor incondicional, empatia e compaixão. Em desequilíbrio causa problemas cardíacos, timidez e tristeza, incapacidade de amar e de receber amor, carente, vulnerável e dependente.

As pedras que auxiliam no alinhamento e energização do chakra cardíaco possuem cores esverdeadas e rosadas, como:

Quinto chakra (chakra laríngeo)

O chakra laríngeo significa “puro” e é responsável pela comunicação, pela verdade pessoal e pela criatividade, estando localizado na região da garganta.

Sua cor é azul turquesa e está relacionado ao sentido da audição e ao elemento éter.

Seu equilíbrio é percebido durante conversas com pessoas que apresentam clareza e coerência na fala, além de disposição à escuta. O quinto chakra facilita, assim, a expressão, a oratória, a empatia e o acolhimento.

Quando não bem alinhado, é possível levar à falta de ideias criativas, à dificuldade de expressão e a distúrbios vocais.

As pedras de cor do oceano são as mais indicadas para realinhar o chakra laríngeo, devido à sua capacidade de acalmar as emoções, promover a paz e a cura em geral.

É o caso dos cristais:

  • Quartzo azul;
  • Cianita azul;
  • Água marinha.

Sexto chakra (chakra frontal)

O chakra frontal está ligado ao terceiro olho e, consequentemente, à intuição. Ele possui como significado “comandar” e é representado pela cor azul índigo e pela luz.

É o chakra da percepção espiritual e da paranormalidade, e representa a luz da alma.

Em equilíbrio, eleva a intuição e as habilidades psíquicas, mantém o intelecto ativo, e gera lampejos de realidades de outras dimensões. Também possibilita maior conexão com elementos naturais e situações cotidianas diversas.

Em desequilíbrio, pode causar falta de foco, pesadelos e dores de cabeça.

As pedras de cor azul que remetem ao crepúsculo são as mais indicadas para a harmonização do chakra frontal, já que carregam poderes de restauração e purificação.

As principais pedras indicadas para esse chakra são:

  • Lápis lazúli;
  • Sodalita;
  • Azurita.

Sétimo chakra (chakra coronário)

O chakra coronário encontra-se no topo da cabeça e indica “poder ilimitado”. É o chakra que ativamos durante a meditação e é representado pela cor violeta.

Não há apenas um elemento ligado a ele, e sim todas as unidades da natureza em seu estado puro.

O sétimo chakra indica a identificação com o Eu Superior, ser mais elevado de um plano espiritual, e faz a ligação com os planos da Luz, sendo considerado o chakra da iluminação.

Quando alinhado, gera paz, sabedoria, alegria permanente, plenitude e bem-estar. Já em desequilíbrio, pode causar pensamentos confusos, desequilíbrio e dificuldades emocionais, mentais e espirituais.

As pedras de cor violeta são as mais indicadas nesse caso, devido ao caráter místico e espiritual que possuem, possibilitando o acesso à mente subconsciente.

Como exemplos, temos:

  • Cristal de quartzo;
  • Angelita;
  • Ametista.

O que ocasiona o desequilíbrio dos chakras?

Agora que você descobriu um pouco mais sobre cada chakra e suas respectivas pedras, podemos dizer que os chakras são, portanto, os pontos de equilíbrio de nossa existência. E como tudo que é equilibrado, correm o risco de sofrerem algum tipo de desarmonia.

Como os chakras atuam no corpo físico e espiritual, esse desequilíbrio gera problemas na saúde mental e física e causa a desconexão com a espiritualidade.

Então como equilibrar os chakras?

Caso tenha notado um determinado mal em sua saúde ou até mesmo algum sinal de desesperança, entre outros sentimentos negativos, sem saber exatamente o que está lhe causando isso, saiba que podem ser seus chakras desequilibrados.

E, para deixá-los alinhados e energizados, é possível e indicado recorrer ao poder das pedras dos chakras.

Quais os efeitos das pedras dos chakras?

Esse equilíbrio é possível devido às energias que as pedras dos chakras emitem, vibrando em perfeita sintonia e harmonia com cada um dos sete chakras.

As vibrações geradas pelas pedras dos chakras têm a capacidade de alinhar, purificar e até mesmo ativar as energias desses pontos.

Além disso, as pedras dos chakras também atuam de forma positiva em nossa energia, disposição física e humor. Por isso, é muito importante utilizar o poder das pedras dos chakras para mantermos nosso dia-a-dia em harmonia com as energias.

Como utilizar as pedras dos chakras?

As pedras dos chakras podem ser usadas de duas maneiras: ou diretamente nos pontos de energia ou simplesmente próximas ao nosso corpo.

Você pode utilizar essas pedras durante a meditação, por exemplo, posicionando-as por alguns minutos sobre cada ponto de energia ou as deixando próximas ao corpo.

Agora, se você prefere ter a certeza de uma proteção e equilíbrio durante todo o dia, pode usar uma joia ou acessório com as pedras dos sete chakras.

Algumas pessoas questionam sobre o tempo de uso das pedras dos chakras, sobre sua utilização. Mas, de fato, não existe nenhuma restrição. Você pode usá-las à vontade e quantas vezes for necessário.

Aprenda a limpar as pedras dos chakras

Antes de usar os poderes das pedras dos chakras, é recomendado que a cada utilização seja feita uma limpeza, já que as pedras trocam energias com tudo que está ao redor.

Por isso, nada mais garantido para você do que manter suas pedras sempre limpas e prontas para o uso. E realizar essa limpeza é mais simples do que parece. Tudo o que você precisa é água corrente, um pouco de sal grosso ou sal marinho. 

Com essa limpeza, você deixará suas pedras completamente sem energia. Isso significa que você tirará tanto as energias positivas quanto as negativas. Para recarregá-las, tudo que precisará fazer é levá-las ao sol por cerca de meia hora ou mais

Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco a respeito das pedras dos chakras e da importância de mantê-las devidamente energizadas. 

Se você gosta de praticidade e estilo, vai adorar conhecer a japamala equilíbrio dos sete chakras, desenvolvida exclusivamente para atuar nesses pontos energéticos tão importantes para a saúde física, mental e espiritual.

Depois me conta o que achou. Gratidão!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário