fbpx
Cristais

Conheça 6 pedras naturais e como usufruir de seus potenciais

Escrito por Augusto Marques

Rodeadas de influências da natureza, as pedras naturais são fonte de boas energias e possuem propriedades terapêuticas. Elas são formadas a partir de longos processos de transformação e carregam a composição química da Terra em suas essências.

Além de extremamente belas, possuem significados místicos e podem ser utilizadas tanto em seu estado puro quanto lapidadas em joias, protegendo quem se encontra próximo a esses cristais.

Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe a seguir uma lista com 6 pedras naturais que você precisa conhecer, com suas principais características e propriedades energéticas.

1. Malaquita

De cor verde brilhante, a malaquita é um mineral centenário, tendo sido utilizado tanto para fins medicinais, no Antigo Egito, quanto para estímulo da clarividência pelos alquimistas na Itália. Cleópatra foi uma admiradora dessa pedra natural, e a utilizava em seus trajes a fim de ampliar seu brilho pessoal.

Acredita-se que a malaquita auxilia na renovação do campo magnético, atraindo orientações espirituais e acelerando o processo de evolução dos seres humanos. Ela também possibilita:

  • purificar os chakras;
  • alinhar o DNA com a vibração pessoal;
  • despertar a expansão da consciência;
  • proteger os ambientes;
  • estimular o sistema imunológico.

Para acessar toda a sua essência, recomenda-se meditar com a pedra para ascender a espiritualidade e energizar o ambiente. Pode também ser colocada debaixo do travesseiro para promover sonhos lúcidos e reveladores e desenvolver a intuição.

2. Jaspe vermelho

O nome “jaspe” pode ser traduzido como “pedra manchada ou salpicada”. Essa pedra natural pode ser encontrada em diversos tons e texturas, mas especificamente o jaspe vermelho é considerado um bloqueador de energias negativas.

Acredita-se que foi a primeira pedra a ser colocada na construção de Jerusalém, sendo conhecida como forte símbolo de proteção. De cor intensa e magnetizante, a pedra também é afrodisíaca, sendo um ótimo estimulante natural.

O jaspe vermelho também ajuda a:

  • Elevar o espírito;
  • equilibrar as energias yin e yang;
  • formar uma aura de boas energias;
  • aumentar a vitalidade dos órgãos internos;
  • harmonizar o chakra sacro;
  • estimular a criatividade.

A ação desse cristal é um pouco mais lenta e, para ter acesso a todos os seus benefícios, é preciso focar a longo prazo. Seu uso é mais comum em elixires ou em águas carregadas com jaspe vermelho. Posicioná-los nos ambientes ajuda a manter quem está perto calmo e forte espiritualmente, afastando energias negativas e pessoas mal intencionadas.

3. Pedra vulcânica

Considerada uma das rochas mais antigas do mundo, a pedra vulcânica é originária da lava expelida por vulcões, a qual passa por um rápido resfriamento, formando pequenas pedras que chegam às praias pela força das ondas.

Devido a esse processo, o resultado é uma rocha negra, porosa, opaca e de superfície irregular. Essa transformação extraordinária envolvendo os quatro elementos da Terra motivou o culto à lava desde os primórdios da humanidade, acreditando-se que essas pedras possuem qualidades sobrenaturais.

A pedra vulcânica é utilizada em diversas culturas como objeto de cura, e possui propriedades capazes de:

  • Repelir a negatividade do ambiente;
  • renovar a pele e estabilizar a pressão sanguínea;
  • possibilitar a reconexão com o elemento terra;
  • estabilizar o chakra raiz;
  • auxiliar no renascimento interno e no desapego.

Esse poderoso amuleto deve ser utilizado em contato direto com a pele, sendo os acessórios uma ótima alternativa. A pedra vulcânica também funciona como um excelente difusor de óleos essenciais para aromaterapia.

4. Pedra da lua

A pedra da lua é um cristal de natureza exuberante, de aparência branca e reflexos arroxeados. É uma pedra tipicamente fria e bastante rara, encontrada principalmente em regiões da Índia.

É considerada um símbolo do poder feminino, devido à relação das fases da lua com o ciclo menstrual e com a energia feminina.

Além disso, a pedra da lua é responsável por:

  • Elevar a consciência;
  • despertar a clarividência;
  • aumentar o magnetismo pessoal;
  • equilibrar a saúde mental;
  • estimular a intuição e a sensibilidade feminina.

Para desenvolver o empoderamento e fortalecer o equilíbrio emocional, o ideal é manter a pedra da lua sempre por perto, seja em forma de jóias ou guardada na bolsa ou na carteira.

Também pode ser utilizada no centro da testa durante a prática de meditação para despertar a clarividência.

5. Olho de tigre

De beleza atípica, a pedra olho de tigre apresenta coloração amarela, dourada e marrom, similar ao pelo e às listras do felino. Essa pedra natural possui energia elevada e cria um campo de proteção capaz de combater a inveja e más influências.

Árabes e gregos acreditavam que o Olho de Tigre era responsável por despertar a intuição, auxiliando na tomada de decisões difíceis. Na cultura romana, seu significado estava ligado à coragem e à proteção.

Esse cristal é indicado para:

  • Proteção espiritual;
  • estímulo da intuição;
  • desenvolvimento de talentos pessoais;
  • atração da prosperidade e da felicidade.

O olho de tigre também está relacionado à atração de prosperidade e crescimento pessoal, auxiliando tanto na superação de limitações quanto na vibração da boa fortuna, motivando conquistas financeiras e emocionais.

Seu uso mais frequente é em formato de acessórios, em anéis, pingentes, brincos, ou chaveiros, servindo como amuleto de proteção.

6. Ônix

Também conhecida como quartzo, a ônix é considerada em todo o mundo como a pedra da realização pessoal e da segurança. Embora a cor preta seja a mais comum, a ônix também pode ser encontrada nas cores azul, cinza, amarelo, verde, marrom e branco.

Desde a antiguidade, esse cristal natural é adorado devido às suas qualidades de proteção e estabilidade, tanto emocional quanto física.

Ela também é considerada uma ótima alternativa para quem deseja trazer mais tranquilidade para a vida.

Entre as propriedades da ônix, destacam-se:

Melhora do autocontrole;

  • Proteção contra energias negativas;
  • desenvolvimento da autoconfiança;
  • superação de momentos difíceis.

A pedra ônix pode ser utilizada em ambientes para ajudar a limpar as más influências, em formato de cristal. Também pode ser usada em acessórios, preferencialmente dispostos ao lado esquerdo do corpo.

É muito importante saber também que, antes de utilizar e aproveitar as propriedades de qualquer pedra, é essencial fazer sua limpeza energética, além de manter uma frequência na purificação desses amuletos naturais.

Viu como cada cristal possui sua singularidade e poder místico? Além de trazer beleza ao ambiente, as pedras naturais geram proteção e virtudes para quem estiver por perto.

Por isso, que tal dar uma olhada em nossos acessórios com pedras como obsidiana, olho de tigre, ônix e pedra da lua, e começar a se proteger desde agora? Utilizando as pedras frequentemente, você concentra suas energias para gerar somente vibrações positivas.

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário