fbpx
Outros

Por que a prata escurece e o que fazer?

prata escurece
Escrito por Augusto Marques

Se você possui joias de prata, é bastante provável que alguma delas já tenha escurecido com o passar do tempo, seja uma aliança, uma pulseira ou um brinco.

Esse é um processo químico natural que ocorre com a prata, então não é preciso se preocupar. No entanto, o ideal é que você tome alguns cuidados básicos para manter a aparência e a durabilidade das peças.

Quer descobrir por que exatamente a prata escurece e o que fazer nesses casos? Então você não pode perder este artigo, em que te contarei tudo o que você precisa saber para fazer com que suas peças durem por muito mais tempo.

Características da prata

A prata é um metal nobre de aparência cinza prateada e brilho metálico.

É utilizada há milênios pela humanidade, tanto na confecção de ornamentos, quanto como moeda de troca.

Atualmente, é mundialmente conhecida como matéria prima para diversos acessórios, sendo um metal sofisticado de valor acessível.

No mercado de joias, existem algumas categorias de prata, como prata 925, prata 950 e prata 990.

Basicamente, a diferença entre elas é a porcentagem do metal nobre presente na composição do material. Você pode entender melhor sobre essas categorias neste artigo.

Mais do que nos acessórios, a prata faz parte do nosso dia a dia, sendo aproveitada em diferentes áreas e com diferentes funções, como:

  • Confecção de talheres e utensílios de cozinha;
  • Cunhagem de moedas;
  • Empresas de eletrônica e elétrica, devido à alta condutividade elétrica;
  • Instrumentos musicais, principalmente de sopro;
  • Fabricação de espelhos;
  • Na medicina, como composto em tratamentos para queimaduras.
  • Eletrônica e elétrica, devido a sua capacidade de condutividade elétrica;

Como a prata é um elemento químico, reações adversas podem ocorrer quando em contato com outros elementos ou exposta a determinadas condições.

O metal pode oxidar e alterar de cor, por exemplo, ficando mais escuro.

Mas é preciso lembrar que algumas manchas que aparecem nas peças de prata podem se tratar apenas de impurezas impregnadas, que podem ser facilmente removidas para a peça voltar ao seu aspecto anterior.

Mas o que acontece exatamente para a prata escurecer? É o que irei esclarecer a seguir.

Entendendo o porquê do escurecimento da prata

Se seu anel ou brinco de prata está mais escuro, isso pode ter ocorrido principalmente devido à ação do enxofre.

Presente no cotidiano urbano, o enxofre faz parte da composição de vários cosméticos. Em forma de dióxido de enxofre, é liberado nos gases gerados pela queima de combustível dos automóveis, além de ser encontrado na atmosfera como gás sulfídrico.

Em contato com a prata, é formada uma camada de sulfeto de prata, de cor escura. Mas você pode ficar tranquilo: a parte preta é apenas uma camada superficial e reversível.

O suor também pode acelerar o processo de oxidação da prata, pois a água e os sais minerais que o compõem potencializam a reação do gás sulfídrico e do dióxido de enxofre com as peças de prata.

Há, ainda, as pessoas que apresentam elevados níveis de ácido úrico no organismo, sendo outra reação bastante comum que estimula o escurecimento do metal.

Por isso, para manter suas joias de prata sempre lindas e impecáveis, é preciso tomar alguns cuidados. É sobre isso que irei te contar a seguir.

Como evitar que a prata oxide

Apesar de a oxidação ser um processo químico natural e comum, você pode tomar algumas medidas simples para conservar suas joias de prata sempre impecáveis.

Tome cuidado com os produtos químicos

Na hora de realizar as tarefas domésticas, como lavar a louça, lavar roupas ou qualquer tipo de faxina, lembre-se de tirar e guardar seus acessórios.

Em contato com produtos de limpeza, suas joias, além de oxidar mais rapidamente, podem sofrer danos irreparáveis.

Por isso, não manuseie sabão, detergente, água sanitária, cloro e outros produtos enquanto estiver usando seus acessórios de prata.

Armazene em local seguro e seco

A umidade em excesso pode interferir e acelerar o processo de oxidação do metal, por isso é importante guardá-lo em local seco e arejado.

Uma boa opção são os porta joias revestidos de veludo, que protegem totalmente seus acessórios.

Tire as joias de prata antes de dormir

Durante o sono, o organismo continua produzindo ácido úrico, um dos elementos que pode acelerar o escurecimento da prata.

Além disso, o atrito causado pelos movimentos durante o sono também pode riscar e danificar suas peças.

Evite o mar e a piscina

Tanto os sais presentes na água do mar quanto o cloro da piscina podem alterar as características originais da prata, corroendo seu material e deixando-o opaco.

Ao ir à praia ou ao clube, sempre guarde seus acessórios antes de pular na água.

Minha joia de prata escureceu, e agora?

Se seus acessórios de prata estão ficando escuros e manchados, não se preocupe. Com alguns procedimentos, eles podem ficar novos em folha como quando você os comprou.

Alguns métodos que você pode colocar em prática para limpar suas peças de prata são:

  • Esfregar a prata com uma flanela seca e macia;
  • deixar as peças de molho em solução com bicarbonato de sódio;
  • utilizar um recipiente de metal com papel alumínio;
  • comprar produtos específicos para limpeza e polimento da prata;
  • procurar ajuda de um profissional especializado.

Como você pode ver, algumas soluções podem ser tomadas por você mesmo, em sua casa.

As receitas caseiras podem te ajudar a recuperar o aspecto de seus acessórios, mas é preciso ficar atento ao seguir o passo a passo, para não acabar tendo o efeito contrário e danificar mais suas joias de prata.

Lembrete importante: essas dicas são para joias compostas totalmente por prata. Para banhos em ouro e outros metais e pedras, não é indicado realizar esses procedimentos, que podem danificar sua peça.

Agora que você já sabe porque a prata escurece e o que fazer quando isso ocorrer, o que acha de conhecer 6 motivos para comprar biojoias brasileiras?

No artigo, te conto detalhes sobre essas lindas peças artesanais e sustentáveis que trazem vida, beleza e consciência para quem as usa. Aproveite a leitura!

Gratidão!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário