fbpx
Outros

Como ter prosperidade e equilíbrio emocional

Escrito por Augusto Marques

Você se considera uma pessoa próspera? Muito além do sucesso financeiro, a prosperidade consiste em obter aquilo que uma pessoa deseja e precisa em sua vida, gerando felicidade e contentamento.

Se engana quem associa a prosperidade somente à riqueza e à abundância material. Afinal, uma pessoa pode ser milionária e extremamente famosa, mas se não estiver equilibrada emocionalmente e espiritualmente, pode acabar se sentindo vazia e sem perspectiva, sentindo-se constantemente frustrada e insatisfeita.

Por isso, neste artigo, irei te contar o real significado de uma vida próspera e o que está por trás de seu conceito, dar algumas dicas práticas sobre como ter prosperidade e equilíbrio emocional, além de mostrar a relação intrínseca existente entre ambos. Vamos lá?

O que significa ter uma vida próspera

A etimologia da palavra prosperidade é originária do latim prosperĭtas e significa sucesso naquilo que se empreende, “obter aquilo que se deseja”. Por isso, o termo não deve ser confundido somente com o sucesso financeiro.

Amigos de trabalho felizes se confraternizando. prosperidade no trabalho.

Ser uma pessoa próspera relaciona-se a um estado de espírito que envolve a sensação de realização e plenitude. É se sentir merecedor da vida que possui e da nossa relação com os aspectos materiais.

“Para se libertar de todo o sofrimento, é preciso conhecer o contentamento. O contentamento é a condição da prosperidade e do bem estar.” Monja Coen

A prosperidade, entretanto, não consiste em negar o lado material da vida, nem em uma dualidade entre espiritual e material, e sim a harmonia entre eles. Afinal, conquistas financeiras são muito bem-vindas para que possamos realizar nossos sonhos e desempenhar nosso papel no mundo.

Mas isso não significa que devemos focar só em acumular bens e riquezas, e deixar de atentar para nossa saúde mental e espiritual. Uma pessoa realmente próspera entende que a abundância material é apenas um instrumento que permite aproveitar cada momento da vida, não sendo a riqueza o objetivo final.

Não existe fórmula mágica para atrair prosperidade, mas o equilíbrio emocional é essencial para te auxiliar nesse processo. Por isso, agora irei explicar a relação intrínseca existente entre esses dois campos e que é possível, sim, melhorar essas duas questões em sua vida.

A relação entre prosperidade e equilíbrio emocional

A ansiedade e a apreensão sobre o futuro podem acarretar em medo da escassez, da falta de recursos e, por isso, tendemos a querer acumular cada vez mais riquezas, objetos e bens materiais. Esses são os maiores bloqueios que nos impedem de conhecer e vivenciar a verdadeira prosperidade.

Porém, a identidade pessoal não deve ser construída levando em conta apenas o mundo exterior e as aparências. É necessário eliminar o burburinho negativo interno e acreditar no fluxo natural do universo, responsável por prover e atender às nossas necessidades.

Isso não significa que você deva ficar parado e não se empenhar para alcançar suas metas pessoais. Significa apenas que precisamos ter uma harmonia entre a parte mental e a espiritual para que esse processo seja mais leve e bem-sucedido. Deve existir, portanto, uma coerência entre as esferas emocional e material.

É aqui que o equilíbrio emocional aparece no cenário da prosperidade para auxiliar no processamento adequado de cada sentimento e situação. Essa estabilidade mental está ligada ao autoconhecimento, à autoaceitação e à capacidade de tomar decisões mais assertivas.

Equilíbrio emocional x Prosperidade

De nada adianta adquirir fama, dinheiro e sucesso financeiro, se a insatisfação constante permanece, se as relações interpessoais são infrutíferas, se internamente apresentamos características egoístas, e acabamos não nos atentamos para o desenvolvimento da inteligência espiritual.

Da mesma forma, o melhor caminho também não é ser uma pessoa totalmente estável emocionalmente, que se conhece profundamente e que possui a espiritualidade aflorada, mas que permanece introspectiva e não divide esse conhecimento com os outros.

Ter equilíbrio emocional é, portanto, a chave para atrair cada vez mais prosperidade. É conectar-se consigo mesmo para trazer sua melhor versão para o mundo externo, servindo ao coletivo e auxiliando no fluxo material de maneira natural.

Como ter prosperidade e equilíbrio emocional em sua vida

Agora que você já entendeu como o equilíbrio emocional é o alicerce para gerar prosperidade pessoal, é hora de conhecer algumas atividades que você pode realizar no dia a dia para te auxiliar nesse processo.

Assim, você pode começar a estimular sua estabilidade mental para passar a vibrar positivamente em busca de uma vida cada vez mais próspera. São ações simples que você pode praticar regularmente para obter resultados a médio e longo prazo.

Praticar meditação

Você já descobriu que ter autoconhecimento e equilíbrio emocional são essenciais para se ter mais prosperidade. Por isso, a meditação pode ser uma grande aliada nessa busca.

mulher meditando ao pôr do sol.

Com a prática, você consegue controlar melhor suas emoções, mas sem as reprimir. Como nosso parceiro Daniel Bonesi bem disse em seu artigo, “meditação não é sobre lutar contra os pensamentos e, sim, aceitá-los”.

Você vive inteiramente o presente, enquanto presta atenção no que acontece ao seu redor e em seu corpo, além de regular a respiração. Dessa maneira, as ideias fluem e é possível obter insights valiosos sobre si mesmo, estimulando o autoconhecimento.

Uma boa pedida é realizar práticas guiadas voltadas para a gratidão e para o ritual Ho’oponopono, para que você emane vibrações positivas e atraia pensamentos de abundância, experimentando a verdadeira sensação de prosperidade.

Rodear-se de energías positivas

Para que a abundância material e emocional entre de vez em sua vida, é preciso tomar algumas atitudes que transformem sua frequência vibracional, afastando definitivamente a energia negativa. São muitas as formas de atrair somente vibrações positivas para sua vida, como:

  • Preservar os ambientes organizados e limpos;
  • Cultivar plantas em casa;
  • Manter as pessoas queridas por perto;
  • Ser otimista e pensar positivo.

Para tornar essa jornada rumo à prosperidade ainda mais leve, você pode contar também com a ajuda da energia das pedras e dos cristais, responsáveis por vibrar somente influências positivas em sua vida.

Além de propagar paz, amor e até clarear os pensamentos, algumas pedras, como a Obsidiana, são poderosas purificadoras de poluição emocional e neutralizadoras de energias negativas.

Dessa forma, você se protege de possíveis influências negativas, blinda seu lar e ainda atrai somente boas vibrações, mantendo o amor e a prosperidade em sua vida.

mulher cultivando plantas em casa

Praticar a Inteligência Emocional

Para ter cada vez mais equilíbrio emocional e, consequentemente, atrair sucesso, a Inteligência Emocional se mostra como uma prática essencial. Sua definição envolve um conjunto de competências e técnicas que devem ser desenvolvidas para lidar melhor com os próprios sentimentos e com os dos outros.

Para praticar a Inteligência Emocional, precisamos focar em dois importantes aspectos relacionados ao seu desenvolvimento:

  • Prática da Comunicação Não Violenta (CNV):

A Comunicação Não Violenta é uma abordagem que utiliza algumas técnicas para melhorar os relacionamentos interpessoais e tornar a comunicação mais assertiva. Essa teoria envolve quatros componentes principais: a observação, o sentimento, as necessidades e o pedido.

A empatia é a peça principal para a prática dessa comunicação positiva, englobando os quatro elementos citados. Em uma discussão, primeiramente é preciso entender o que realmente está acontecendo, utilizando a observação aguçada para isso. Logo depois, perceber e nomear os sentimentos que afloram.

close nas mãos de duas pessoas se ouvindo em um gesto de empatia

A partir disso, é preciso avaliar quais necessidades mais profundas estão relacionadas aos sentimentos que apareceram. Para finalizar, você deve formular uma solicitação específica que resolva aquele conflito, usando sempre uma linguagem positiva.

O mais importante é não deixar a impulsividade e a reatividade tomarem conta das discussões, para que você e a outra pessoa possam chegar à melhor solução juntos.

Com a ajuda dessas práticas, você conseguirá ser mais centrado em suas discussões e no tratamento com as pessoas, evoluindo na questão do equilíbrio emocional.

  • Reconhecimento dos autossabotadores

Você provavelmente conhece alguém que constantemente se faz de vítima, é extremamente controlador ou crítico, certo? Atitudes sabotadoras são aquelas que foram aprendidas e constantemente revividas, e que parecem fazer parte da personalidade de uma pessoa.

Acontece que todos nós temos uma voz interior que insiste em reafirmar aspectos que consideramos maléficos em nós mesmos, nos paralisando ou reforçando comportamentos negativos. Porém, não passam de crenças limitantes alimentadas ao longo da vida.

Por isso, é essencial identificar pensamentos sabotadores assim que eles aparecerem em na mente, para que a situação possa ser rapidamente contornada e as vibrações positivas retornem.

Gostou de descobrir como ter cada vez mais prosperidade e equilíbrio emocional em sua vida? No final, o objetivo é sempre o mesmo para todos nós: ser uma pessoa feliz, ter um propósito claro, e conhecer verdadeiramente nossa essência.

Banner Pulseira da Prosperidade

Espero que você aproveite cada vez mais essa jornada e, para isso, trouxe como indicação o artigo sobre a flor da vida e a geometria sagrada, símbolos da natureza que trazem diversos significados místicos e espirituais, para que você esteja em constante evolução. Boa leitura!

Sobre o autor

Augusto Marques

2 Comentários

  • BOA TARDE AUGUSTO, VOU PREPARAR ESSE CHÁ ASSIM QUE TIVER, OS INGREDIENTES. MAS O MELHOR CHÁ PARA MIM, OS INGREDIENTES ESTÃO NO BRASIL, FLORESTA AMAZÔNICA (ACRE). ESSE CHÁ CHAMA-SE, AYAHUASCA UMA COMBINAÇÃO DO CIPÓ MARIRI E A PLANTA CHACRONA FEITO PELOS INDIOS DESSA REGIÃO. É UM CHÁ PARA SE BEBER UMA VEZ POR MÊS, SEUS BENEFÍCIOS A SAÚDE SÃO MUITO BOM , BEM ESTAR E MENTAL.

Deixe um comentário