fbpx
Outros

Terapias alternativas e as emoções: entenda a relação

Terapias alternativas
Escrito por Augusto Marques

Quando você está com algum problema de saúde, procura logo um médico em busca de um remédio para te auxiliar no tratamento, correto?

Em muitos casos, precisamos também restabelecer o equilíbrio emocional e espiritual. E é por isso que você precisa conhecer mais sobre as terapias alternativas e as emoções.

Com elas, é possível tratar a raiz dos problemas em vez de focar somente nos sintomas, envolvendo um processo de autoconhecimento e de evolução integral.

Me acompanhe neste artigo para conhecer algumas terapias alternativas e como elas se relacionam com a manutenção de nossa energia e do equilíbrio emocional. Boa leitura!

O que são terapias alternativas

As terapias alternativas, também chamadas de terapias holísticas ou integrativas, são práticas terapêuticas utilizadas para complementar os tratamentos de saúde tradicionais.

Elas levam em consideração os aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais. O objetivo é promover uma vida com mais sentido, mais conectada e mais leve, auxiliando na cura de traumas e no encontro da felicidade e do propósito.

Afinal, não se deve cuidar do corpo focando apenas em sua parte orgânica. O ser humano é um organismo interligado e que busca sempre a harmonia de todos a sua composição.

A importância das terapias alternativas

Para quem deseja um tratamento holístico, que envolve corpo, mente e espírito, as terapias alternativas podem ser uma boa pedida.

Essas práticas melhoram o fluxo de energia existente no corpo, auxiliando no equilíbrio holístico do sistema humano e no bem-estar, tanto para quem está passando por alguma enfermidade quanto para quem deseja realizar a manutenção da saúde em todos os âmbitos.

Dessa forma, as terapias alternativas são voltadas para o interior do indivíduo, tratando suas crenças, percepções, autoestima e traumas do passado, auxiliando no tratamento de dentro para fora.

Esses tratamentos não convencionais são divididos em diferentes categorias, que incluem:

  • Terapias alternativas tradicionais: Acupuntura, Ayurveda, Homeopatia, Naturopatia, Medicina Tradicional Chinesa;
  • Terapias alternativas com o corpo: Quiropraxia, Massoterapia, Tai chi, Yoga;
  • Terapias alternativas com dieta e ervas: Suplementos alimentares, Fitoterapia;
  • Terapias alternativas Energéticas: Reiki, Qigong;
  • Terapias alternativas com a mente: Meditação, Biofeedback, Hipnose;
  • Terapias alternativas com os sentidos: Biodança, Musicoterapia.

Antes de continuar, é importante ressaltar que esse tipo de prática não substitui o tratamento médico especializado. Essas terapias são um adicional para quem busca paz de espírito e melhora de alguns sintomas.

SUS e as Terapias holísticas

No Sistema Único de Saúde, são denominadas Práticas Integrativas e Complementares (PCIS) e preveem recursos terapêuticos baseados na sabedoria tradicional.

São utilizadas como tratamentos paliativos em casos de dores crônicas, ou como prevenção de transtornos da mente ou doenças físicas. Atualmente, o SUS compreende 29 atividades como PCIS, oferecendo-as de modo integral e gratuito à população.

As terapias alternativas também são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), consideradas um conjunto de práticas de atenção à saúde que fazem parte da tradição brasileira.

Ficou interessado em conhecer algumas dessas práticas e como você pode se beneficiar delas? Então você não pode perder a lista que eu trouxe com 7 terapias alternativas mais conhecidas e praticadas.

Acupuntura

Técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, compreende a aplicação indolor de agulhas em determinados pontos do corpo, denominados meridianos, em busca de alívio dos sintomas de algumas doenças ou desconfortos.

A acupuntura atua no sistema nervoso central, estimulando o equilíbrio geral, e não apenas tratando a área do corpo comprometida.

A acupuntura considera o conceito de Yin e Yang como um de seus preceitos, e compreende que sua técnica auxilia a restabelecer o equilíbrio entre essas duas forças existentes no interior de todos os seres.

Benefícios da acupuntura

Entre os maiores benefícios para os praticantes de acupuntura, podemos citar:

  • Auxilia na circulação sanguínea;
  • Promove relaxamento muscular;
  • Alivia a ansiedade e o estresse cotidianos;
  • Diminui a insônia;
  • Reduz dores crônicas;

A acupuntura e as emoções

A princípio, pode-se pensar que a acupuntura não é nada agradável, devido à inserção das agulhas. Mas, além de indolores, as sessões geralmente são acompanhadas por trilhas sonoras suaves e aplicação de técnicas de aromaterapia.

É um momento de relaxamento e imersão interior, em que seu corpo e sua mente restabelecem o equilíbrio ideal. A longo prazo, seus benefícios são cada vez mais sentidos.

Aromaterapiaia

A aromaterapia é uma terapia natural que envolve a manipulação das essências extraídas de diversas plantas, transformadas em líquidos altamente concentrados e potentes, denominados óleos essenciais.

Esses óleos, ao serem inalados ou aplicados sobre a pele, são processados pelo sistema límbico e produzem reações e respostas emocionais, de acordo com as propriedades de cada essência.

Benefícios da Aromaterapia

Diversos são os efeitos positivos da aromaterapia, e seus efeitos dependem de seu objetivo e dos efeitos de cada planta. Como exemplo, podemos citar:

  • Lavanda: ideal para relaxar e tornar as noites mais tranquilas;
  • Hortelã-pimenta: revitalizador, gerando vitalidade e clareza mental;
  • Cítricos: regula o estresse e auxilia no tratamento de dores de cabeça;
  • Alecrim: calmante natural, ajuda na concentração e na falta de memória.

A aromaterapia e as emoções

De acordo com os aromaterapeutas, as substâncias presentes nos óleos possuem efeitos poderosos sobre o estado emocional, reduzindo desconfortos, ajudando a organizar os pensamentos e a resolver uma coisa de cada vez.

Essa terapia alternativa e as emoções se relacionam, assim, de forma a criar mais consciência e leveza no dia a dia, te ajudando a se transformar em uma pessoa mais tranquila e confiante.

Ayurveda

Ayurveda é uma medicina milenar indiana e seu nome possui o significado de “ciência da longa vida”.

Essa prática envolve o conceito dos cinco elementos da natureza para gerar o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças. As enfermidades são justificadas pelo desequilíbrio entre água, fogo, ar, éter e terra.

Mas, muito além de tratar doenças, a Ayurveda defende a prevenção das doenças, visando um organismo saudável e realizado.

De acordo com essa filosofia, os humanos são influenciados e regidos pelos três doshas, combinações diversas existentes entre os elementos.

Os doshas são:

  • Pitta: regido pelo fogo e pela água;
  • Vata: regido pelo ar e pelo éter;
  • Kapha: regido pela terra e pela água.

Uma pessoa possui proporções de cada dosha em seu interior, e a busca pelo equilíbrio entre eles é fundamental para a manutenção da saúde.

Benefícios da Ayruveda

Para os praticantes da Ayurveda, alguns efeitos positivos podem ser observados, como:

  • Melhora do autoconhecimento;
  • Tratamento de distúrbios gastrointestinais;
  • Estímulo da circulação sanguínea;
  • Alívio dos sintomas da fibromialgia.

A Ayurveda e as emoções

Essa terapia alternativa compreende a atenção à alimentação e à qualidade de vida para obter os resultados desejados. Cada pessoa deve focar em seu dosha principal para atender às suas necessidades da melhor maneira.

Para a Ayurveda, as doenças se iniciam muito antes do aparecimento de sintomas desagradáveis. Pequenos desequilíbrios emocionais, por exemplo, podem gerar uma bola de neve com o passar do tempo, caso não sejam identificados e tratados.

E por isso é preciso estar atento aos alimentos consumidos e ao estilo de vida que se leva, pois eles podem desestruturar os pensamentos e o bom funcionamento do sistema nervoso e do organismo em geral.

Cristaloterapia

As pedras naturais que conhecemos e que estão presentes na Terra há milhares de anos, carregam em seu interior os poderes de nosso planeta.

E a cristaloterapia engloba o uso desses cristais de forma terapêutica, geralmente em massagens, Reiki, meditações ou em formato de acessórios.

A terapia com cristais é realizada com o objetivo de revitalizar e desbloquear o fluxo de energia vital dos chakras presente em cada ser humano.

De acordo com as cores, origens e propriedades de cada pedra, é possível restaurar a frequência vibracional das pessoas e de todo o ambiente.

Diferentes pedras são utilizadas em práticas de cristaloterapia, como a obsidiana negra, a jásper, ametista, turmalina negra, entre outros.

Benefícios da Cristaloterapia

  • Desbloqueio e reequilíbrio das energias e emoções;
  • Ativação e harmonização dos chakras;
  • Favorecimento da paz e harmonia nos ambientes e nas pessoas;
  • Superação do estresse, medo e insegurança.

Cristaloterapia e as emoções

Com o uso das pedras e cristais, os chakras são realinhados e, consequentemente, o equilíbrio emocional é beneficiado. As energias negativas são dissipadas enquanto as positivas são ativadas.

Cromoterapia

A cromoterapia envolve a terapia com a aplicação das cores do espectro solar, com o objetivo de restaurar o equilíbrio energético do corpo. São elas: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.

A presença e a emanação das cores são essenciais para a harmonia emocional e espiritual. Segundo os princípios da cromoterapia, cada tom exerce vibrações diferentes, que atuam nas células do corpo reestruturando as áreas que necessitam de cuidados.

Nessa terapia integrada, cristais de diferentes cores são empregados para promover o alinhamento dos chakras e a harmonia integral. Eles são escolhidos de acordo com as áreas onde falta energia para ajuste do fluxo.

A cromoterapia também pode ser aplicada em diferentes momentos e com vários instrumentos: alimentos, janelas, água solarizada, roupas e lâmpadas coloridas.

Benefícios da Cromoterapia

A cromoterapia pode ser abordada de diferentes formas, e seus praticantes podem sentir benefícios como:

  • Diminuição do cansaço físico;
  • aumento da sensação de bem-estar;
  • melhora da circulação sanguínea;
  • estímulo do sistema nervoso;
  • melhora da qualidade do sono.

Cromoterapia e as emoções

As cores influenciam diretamente nossas emoções e existe uma área de estudos denominada psicologia das cores dedicada a entender como elas atuam em nossos sentidos.

Dependendo da cor de um objeto, podemos provocar diferentes reações em nossa mente e em nosso organismo. Cada tom possui seu significado próprio e nos envolve de diferentes maneiras.

Homeopatia

Os fundamentos da homeopatia provêm dos primórdios da medicina. O conceito foi melhor definido e explorado por Samuel Hahnemann, médico alemão considerado pai da homeopatia.

A homeopatia envolve três princípios: o uso da diluição de medicamentos, a Lei dos Semelhantes e a experimentação no homem sadio.

De acordo a homeopatia, essas substâncias podem ser utilizadas de maneira eficiente sem que agrida o organismo, além de promover a cura do corpo de maneira natural.

Hahnemann também observou que os remédios e tratamentos deveriam ser personalizados de acordo com a necessidade individual de cada paciente, levando sempre em conta aspectos físicos, emocionais e mentais.

Benefícios da homeopatia

A homeopatia é bastante procurada em casos em que somente a medicina tradicional não é suficiente para tratar os sintomas de alguma enfermidade, sendo uma alternativa suave e eficaz complementar ao tratamento.

Entre seus benefícios, encontram-se:

– Diminuição dos sentimentos negativos;

– Impulsionamento da energia vital;

– Estímulo das reações de defesa do organismo;

– Aumenta a imunidade;

– Redução dos efeitos colaterais

Reiki

A palavra Reiki significa “energia vital universal” e trata-se de um método japonês que visa a aplicação e a canalização de energia com o uso das mãos.

O terapeuta utiliza a energia de suas mãos e a posiciona de 5 a 10 centímetros de distância do corpo do paciente para a troca e a cura energéticas.

Essa técnica busca encontrar e desfazer os locais em que há nós energéticos, desbloqueando o fluxo de energia vital, eliminando as toxinas e restabelecendo o pleno funcionamento celular.

Durante as sessões de Reiki, o paciente é tomado por uma sensação de relaxamento completo, paz interior e alívio.

Benefícios do Reiki

Com o Reiki, é possível:

  • Relaxar corpo e mente;
  • Aliviar dores crônicas;
  • Reduzir sintomas da insônia;
  • Estabilizar os chakras.

Reiki e as emoções

Nas sessões dessa técnica holística, é possível expandir a consciência, se libertar e curar o passado emocional, liberar energias negativas e elevar os pensamentos.

Muitos pacientes declaram ter sentimentos de amor incondicional, alegria, paz de espírito e melhora do equilíbrio energético com a aplicação de Reiki.

Antes de se aventurar pelo universo das terapias alternativas, é preciso realizar acompanhamento com profissionais especializados, que irão indicar o melhor caminho de acordo com seus sintomas e objetivos finais.

Espero que eu tenha te trazido mais clareza sobre as terapias alternativas e as emoções.

Acostumados a tratar somente os sintomas das doenças e desconfortos que aparecem, muitas vezes nos esquecemos de nos voltar para o interior e fazer uma busca no que pode haver de errado dentro de nós.

É preciso ter um olhar holístico para nosso organismo, que depende da harmonia entre corpo, mente e espírito para estar plenamente saudável e feliz.

Ainda no clima sobre equilíbrio emocional e tratamentos holísticos, que tal descobrir 5 hábitos para melhorar a saúde mental? São dicas práticas que você pode começar a testar agora mesmo.

Gratidão e até a próxima!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário