fbpx
Cristais

Tipos de pedra Ágata: conheça as cores e significados da pedra

Tipos de pedra Ágata
Escrito por Juliana Rezende

Você já ouviu falar da pedra Ágata? Esse é um mineral famoso pois é utilizado em amuletos e demais artefatos de proteção por conta de seus poderes de energização e cura. Mas o que muitos não sabem é que existem diversos tipos de pedra ágata, cada um com cores, significados e objetivos diferentes. 

Na nossa troca de experiências de hoje, eu vou te contar um pouco mais sobre essa pedra tão poderosa e encantadora, te mostrar quais são esses tipos e as melhores formas de utilizá-la para garantir mais equilíbrio no seu dia a dia. Venha comigo!

História 

O significado da pedra Ágata para diferentes povos é muito bonito e merece ser contado. Ela foi cunhada por Teofrasto, discípulo de Aristóteles, e seu nome é uma derivação do rio Achastes, local onde foi vista pela primeira vez. Seu nome significa “pedra do bem”

Para os gregos, sua utilização significava poder. Para os romanos, riqueza em abundância. E é interessante notar que para diversas civilizações, ela servia como um guia espiritual nas missões de descoberta de ouro e grandes riquezas

Características

A Ágata é uma variação do mineral quartzo e sua característica mais marcante são as faixas “desenhadas” paralelas ao centro. Sua dureza é de 7 mohls, o que significa que ela não sofre riscos facilmente e possui uma extensa gama de variações e cores. 

Vale ressaltar que na natureza ela é encontrada apenas nas cores cinza, marrom e, mais raramente, azul. Isso quer dizer que as outras cores são obtidas artificialmente, através de radiação ou impacto de temperatura. E essas cores que definem os tipos da pedra. Vamos a eles? 

Tipos de pedra Ágata e seus significados

  1. Ágata azul

A Ágata azul está intimamente ligada à elevação de consciência, energização e manutenção da harmonia e equilíbrio. Ela, inclusive, é muito utilizada para a facilitação da prática da meditação

Com cor suave, ela influencia diretamente nossa sensação de paz e alegria em relação a nós mesmos. 

No corpo físico, ela promove cura, especialmente em males no pescoço e nos ombros, afinal está ligada ao chakra laríngeo

Por fim, ela também é responsável por abrir caminhos e promover a paz espiritual. 

  1. Ágata de fogo

A Ágata de fogo, ou vermelha, está intimamente relacionada à terra e às conexões que fazemos com ela. Por conta do desenho mais rugoso e aos tons mais terrosos, ela é constantemente confundida com a Cornalina. Mas as diferenças são muitas! 

A cor forte da pedra já nos remete à sua energia vitalizante, capaz de fornecer coragem, força e vontade a quem a utiliza. Ao mesmo tempo, ela também oferece paz de espírito e calmaria para que você possa alcançar aquilo que deseja. 

Agora, se você precisa de uma chama especial para impulsionar sua vida amorosa, seus relacionamentos ou até mesmo o seu amor próprio, conte com o fogo desse amuleto. Ela é poderosa quando o assunto é acender as paixões e o amor. 

É utilizada em relação à concentração e você pode confiar nela quando precisar de melhorias no chakra cardíaco

  1. Ágata rosa

Todos os tipos de pedra Ágata são muito belos, mas Ágata Rosa em especial chama atenção por ser tão deslumbrante.

Em tons rosáceos, essa pedra está ligada às forças que regem o universo e tem alto poder de cura. Tem uma função filtrante e acredita-se que ela é capaz de prevenir e combater doenças, especialmente gástricas, intestinais e da pele. 

Já no campo espiritual, a pedra promove sentimentos como amor e ternura, além de estimular nossa autoconfiança e bondade

Por fim, ela é bastante utilizada em amuletos, tanto por sua beleza, quanto porque está diretamente ligada à atração de sorte e prosperidade.  

  1. Ágata verde 

Também chamada de Ágata Musgo, essa pedra varia nas colorações verde e marrom, dando uma bonita aparência natural. 

Além do poder de proteção e cura, ela é considerada “a pedra do nascimento”, sendo utilizada, inclusive, por diversas mulheres na hora do parto, para ter uma boa hora. 

Ela também é responsável pela prosperidade e, no corpo físico, atua com muito poder nos sistemas circulatório e digestivo, estando ligada ao chakra umbilical.  

  1. Ágata branca

Apenas olhando essa pedra você provavelmente sentirá uma sensação de paz e tranquilidade. Com aparência leitosa e branca, esse tipo de ágata fortalece nossos sentimentos internos ligados à bondade, ao amor, e à tranquilidade. Se a ágata verde é companheira das mulheres no parto, a ágata branca certamente deve estar com as grávidas, já que fornecem plenitude e perfeição para que a utilize. 

Uma curiosidade é que acredita-se que ela nos ajuda a ter movimentos mais graciosos e leves, sendo uma ótima companheira dos dançarinos e bailarinos. 

Por fim, a ágata branca está diretamente relacionada ao chakra coronário e é um valioso amuleto daqueles que buscam mais despreocupação e relaxamento. 

Efeitos e cuidados 

Você deve ter percebido que, de forma geral, a ágata está relacionada ao poder de cura. Apesar de cada cor se relacionar com objetivos específicos, esse é um efeito de todos os tipos de pedra ágata. Além dele, a promoção de harmonia e equilíbrio está presente nos benefícios de todas as cores. 

E os cuidados que devemos ter com as pedras também não variam de acordo com a coloração. Para fazer a limpeza, você pode optar por lavá-la em água natural e corrente, na água da chuva ou na água com sal grosso por no máximo 4 horas. Se você preferir, também pode defumá-la com incenso ou colocá-la na terra de um vaso de planta. 

Já para energizá-la, utilize os raios do sol por cerca de 60 minutos às 11 horas ou os raios da lua, especialmente em noites de lua cheia. 

Utilização em objetos 

Além de carregar a pedra ou colocá-la sob os órgãos que mais necessitam da energia dela, a ágata também é muito utilizada em objetos por conta de sua beleza e seu poder

Você pode utilizá-la em acessórios pessoais como colares, pulseiras e anéis, garantindo que ela irá com você por onde for. Ou pode até mesmo carregar uma japamala consigo que leva a ágata na cor que você preferir. 

Todas essas são maneiras eficientes de garantir a cura e a harmonia que os mais diversos tipos de pedra ágata promovem. 

Gostou de conhecer mais sobre os tipos de pedra ágata? Espero que sim! Eu ainda deixo aqui para você conferir essa bela japamala do amor que utiliza os poderes do cristal. 

Espero você no próximo texto para ainda mais aprendizado e boas energias. Até lá!

[activecampaign]

Sobre o autor

Juliana Rezende

Virginiana com ascendente (e vênus!) em escorpião, cheinha de terra e água nesse mapa: prazer! Acredito em tudo aquilo que pode nos fazer transcender nesse plano sem tirar os pés do chão, e certa de que não há nada que uma boa meditação e um escalda-pés no fim do dia não resolva. Preparada para aprender e repartir o saber que vem muito antes de nós.

Deixe um comentário