fbpx
Outros

Yin e yang e a medicina chinesa: entenda a relação e os benefícios da acupuntura

Escrito por Augusto Marques

Você já deve ter ouvido falar sobre a acupuntura, técnica oriental milenar que busca o equilíbrio das energias física e mental. Mas você sabia que esse método possui relação direta com o yin e yang e a medicina chinesa?

Aprofundei um pouco mais sobre o conceito de yin e yang e seus significados em um post anterior. Basicamente, yin e yang referem-se às duas energias regentes de todo o universo, que apresentam características opostas, mas sempre complementares. É o equilíbrio entre as duas forças que deve ser alcançado e mantido.

Com o corpo e a mente humana não é diferente. A saúde plena é alcançada quando existe harmonia entre yin e yang no organismo, assim como o desequilíbrio entre eles pode provocar doenças e transtornos psicológicos. É sobre essa relação e a utilização das propriedades terapêuticas da acupuntura que você vai entender melhor neste post.

A relação entre yin e yang e a medicina chinesa

Ao contrário da medicina ocidental, a medicina tradicional chinesa acredita que as enfermidades são causadas pelo desequilíbrio energético do organismo, mais especificamente pelo desequilíbrio das forças yin e yang que atuam no corpo humano.

A energia yin representa o que é frio, escuro e quieto. No organismo, ela se refere aos órgãos internos, ao poder feminino, e à parte inferior. Já yang, caracterizado pelo o que é quente, iluminado e agitado, representa no corpo humano a parte exterior, o lado masculino, as vísceras e a parte superior, principalmente a cabeça.

A manutenção da força yin é realizada por meio do consumo de alimentos saudáveis, envolvidos na produção de sangue. Yang, por sua vez, é formada por meio do fluxo de oxigênio, demandando respiração adequada e bom funcionamento dos pulmões.

A dualidade existente entre yin e yang também ocorre no corpo humano. Por exemplo, enquanto uma pessoa com excesso de yang pode apresentar transtorno de ansiedade, uma pessoa com seu yin desregulado pode apresentar sintomas de apatia.

De acordo com teoria oriental, seria preciso, então, reestabelecer o equilíbrio em ambos os casos, trazendo mais calmaria para pessoas ansiosas e fornecendo mais energia e estímulo para a pessoa letárgica.

Dessa forma, yin e yang são conceitos que envolvem a estrutura da medicina tradicional chinesa em quatro estágios:

  • processos energéticos;
  • patologias;
  • diagnóstico;
  • tratamento.

Com o diagnóstico e o tratamento adequados, busca-se restabelecer o equilíbrio entre as energias, o que representa o estado de saúde ideal. Mas como a acupuntura está envolvida nesse processo?

Entendendo melhor a acupuntura

A acupuntura é um dos 7 métodos da medicina tradicional chinesa, e consiste na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo visando restabelecer o equilíbrio energético tanto da saúde mental quanto física.

A acupuntura utiliza quatro estratégias de tratamento de enfermidades envolvendo a atuação das forças yin e yang, que são:

  • fortalecimento do yang;
  • fortalecimento do yin;
  • eliminação do excesso de yang;
  • eliminação do excesso de yin;

Esse fluxo energético é estimulado a partir da travessia pelos caminhos do corpo, denominados meridianos, em que se leva energia para o ponto adequado de acordo com a falta ou o excesso de yin ou de yang.

Essa técnica pode ser utilizada em praticamente todas as patologias físicas e psicológicas existentes, visando harmonizar as energias e trazendo alívio para os pacientes.

Nas consultas, são avaliados os sintomas e o histórico do paciente para determinar em que pontos estratégicos serão inseridos as agulhas para promover os estímulos sensoriais adequados.

E não há motivo para ficar apreensivo com as agulhas, pois as sessões são indolores e relaxantes, muitas vezes acompanhadas de músicas serenas e de aromaterapia.

A acupuntura é muito procurada principalmente para o tratamento de:

  • ansiedade, estresse e meditação;
  • dores crônicas;
  • enxaqueca;
  • insônia;

E você, já realizou sessões de acupuntura e sabia dessa relação entre o conceito de yin e yang e a medicina chinesa? 

A medicina oriental apresenta práticas às quais muitas vezes não temos conhecimento ou acesso, mas que revelam poderosas propriedades terapêuticas, que auxiliam a saúde e geram felicidade e bem-estar.

Agora que você sabe como energias opostas e complementares atuam em nosso corpo e em nossa mente, que tal compartilhar o post em suas redes sociais para que sua rede de amigos também tenha acesso a esse conhecimento valioso?

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário