fbpx
Espiritualidade

O que é yin e yang? Entenda o conceito na cultura chinesa

Escrito por Augusto Marques

É bastante provável que você já tenha visto em algum lugar o símbolo do yin e yang, representação famosa e marcante. Mas você já parou realmente pra pensar sobre o que é yin e yang e quanto significado e sabedoria esse conceito carrega? 

Provindo da cultura chinesa, ying e yang é um dos princípios taoístas mais conhecidos no mundo. Essa filosofia reflete sobre as energias que regem todo o mundo, e acredita-se que atingir o equilíbrio entre essas duas forças é o segredo para uma vida plena e próspera.

Neste post, você irá descobrir a origem dessa filosofia e seus significados, além de entender melhor sua relação com o taoísmo e a interpretação de seu diagrama. Preparado para aprender mais sobre esse conceito?

Origem histórica

Embora não haja consenso sobre a origem do yin e yang, referências a seu conceito foram encontradas pela primeira vez no I Ching (Livro das Mutações), um dos mais significativos livros de filosofia chinesa, datado de cerca de 700 a.C.

O que se sabe ao certo é que essa filosofia foi melhor desenvolvida em uma das Cem Escolas de Pensamento da China, a Escola Ying Yang (476-221 a.C.), também denominada escola dos naturalistas, fundada pelo filósofo chinês Zou Yan.

De acordo com a filosofia chinesa, yin e yang correspondem à fase seguinte ao tao, que, por divisão, criou os opostos complementares. A partir da essência de cada polo e das diversas combinações entre si, todas as coisas que existem no Universo foram geradas.

O conceito expõe, então, a dualidade de tudo o que existe, sendo que nada é encontrado em seu estado puro. Todo ser, pensamento ou objeto possui dentro de si um complemento do qual necessita para sua própria existência, estando em constante transformação na busca pelo equilíbrio.

A lenda de ying e yang

Na cultura chinesa, existe também uma lenda envolvendo o conceito de yin e yang: o mito sobre a criação do mundo. O universo, de acordo com a história, teria se originado a partir de um ovo negro existente no Dao (vazio). Dentro do ovo, encontravam-se Panku, Yin e Yang.

Ao ser rompido, nasceram Panku, representação do Universo; Yin, forma mais pesada que deu origem à Terra; e Yang, etérea, que se transformou no céu.

Panku era responsável por manter Yin e Yang eternamente interligados de forma equilibrada, sem nunca se chocarem. Assim, Panku mantinha a harmonia e o movimento constante do mundo.

Tanto a filosofia quanto a lenda oriental sugerem que yin e yang são representações presentes em todas as partes existentes no universo, sempre buscando o equilíbrio entre suas forças. Mas você sabe exatamente qual o significado de cada um desses polos? É o que irei te contar a seguir.

Os significados de yin e yang

Cada uma dessas energias possui características específicas que ajudam a compreender o mundo e a sua formação a partir da dualidade em eterna retroalimentação.

Enquanto yin simboliza o que é:

  • feminino
  • escuro
  • frio
  • negativo
  • passivo
  • quieto
  • terroso

Yang representa o que é:

  • masculino
  • luminoso
  • quente
  • positivo
  • ativo
  • agitado
  • etéreo

Ao analisar os significados presentes em cada polo, percebe-se que, apesar de opostos, eles nunca se anulam. Pelo contrário, yin e yang sempre se complementam, e um não sobrevive sem o outro.

Erroneamente, muitas vezes os significados de yin e yang são relacionados aos conceitos de mal e bem. Apesar de palavras como “negativo” e “positivo” serem utilizadas como analogias, na cultura chinesa não existe um juízo de valor sobre as características das duas metades.

O que existe é uma ilustração da atuação dessas energias no mundo, e o que importa é o o equilíbrio ou o desequilíbrio existente entre eles, sendo a harmonia o estado ideal.

Para você entender melhor, pense no comportamento humano: ninguém é totalmente racional ou emocional. Assim que nasce o dia, sempre supomos que a noite virá em seguida. Ou, assim que faz frio, procuramos pelo calor tentando nos aquecer, e vice versa. Consegue perceber como a dualidade está presente em nossa vida e como estamos sempre buscando o estado mais equilibrado possível?

Taoísmo e yin e yang

Ao abordar o conceito de yin e yang, não posso deixar de citar sua importante relação com o taoismo, tradição filosófica e religiosa de origem chinesa. Sua ideologia prevê e incentiva a vida em harmonia a partir do tao (termo que pode ser traduzido como “caminho”, “via” ou “princípio”).

Essa definição está relacionada à raiz do que é absoluto, completo e geral. É a partir do tao que surge a noção de “um” (individual que possui consciência); que se divide em “dois” (yin e yang), e assim sucessivamente. Nesse ciclo, são produzidas as denominadas 10 mil coisas do universo, ou seja, tudo o que existe.

Os taoístas utilizam a ideia de yin e yang na tentativa de explicar o universo por meio de forças básicas encontradas na natureza, defendendo o eterno estado de interdependência entre as duas polaridades regentes do mundo.

O diagrama do Tai-chi ou Tei-ji

Para representar a filosofia chinesa dos opostos complementares e o equilíbrio das forças da natureza, foi criado o famoso diagrama conhecido como Tai-chi ou Tei-ji.

O Tei-ji é composto por um círculo externo (tao), preenchido por duas curvas simétricas nas cores preta e branca (yin e yang, respectivamente). Essa representação, porém, não é estática. O aspecto sinuoso do símbolo evidencia a interação e o movimento contínuo entre as duas forças, integrados num ciclo de transformação mútua.

Os dois círculos menores dentro de cada curva sugerem que yin está contido em yang e vice versa, reforçando a ideia de que nada é encontrado em seu estado puro.

Além disso, os taoístas acreditam que, quando uma das energias atinge seu ponto máximo, a semente da força contrária manifesta dentro de si, reestruturando a harmonia.

O conceito de yin e yang é, portanto, a crença na constante evolução e transformação dos seres humanos, da natureza e de todo o Universo. Para os chineses, natureza, espírito, corpo e mente são inseparáveis e interdependentes.

Gostou de aprender sobre o que é yin e yang? Como você pode ver, essas duas energias estão presentes em tudo o que vemos, sentimos e vivemos. Está no caminhar, nos sofrimentos, nos momentos de felicidade e em toda a jornada da vida.

Agora que você entendeu melhor a história por trás desse símbolo repleto de significados, que tal compartilhar este post nas redes sociais contando suas principais reflexões?

Sobre o autor

Augusto Marques

4 Comentários

Deixe um comentário