Se você é um amante de joias, já deve ter se questionado sobre a qualidade das peças que deseja adquirir, não é verdade? Por isso é tão importante entender quais as características da prata 925 e outras variações.
Admirada como metal nobre desde os primórdios da humanidade, a prata sempre fez parte da rotina dos seres humanos como objeto de ornamentação e sofisticação.
Além da aparência delicada, o metal é versátil, duradouro e acessível, e fica belíssimo em diferentes tipos de joias.
Este texto, então, é para você que deseja entender um pouco sobre a história da prata e suas características, além de aprender seus principais diferenciais e algumas técnicas para a distinguir de outros materiais.
História da prata
Que tal começarmos com um pouco de história?
Objetos e enfeites de prata foram encontrados em sepulturas reais que datam de cerca de 4.000 a.C. Em 800 a.C., por sua vez, esse metal nobre era usado como moeda de troca.
Já no século XIII, Dom Afonso II, rei de Portugal, ao identificar fraudes em algumas peças consideradas de prata maciça, decretou uma lei que determinava que todas as peças com esse metal deveriam conter pureza de pelo menos 80%.
Dessa forma, ficou estabelecido o termo prata de lei, também referida como Sterling 925, indicando o padrão de qualidade ideal do metal.
Ainda hoje esse número é considerado padrão internacional na joalheria e, no Brasil, as variações de prata mais utilizadas são a 925, 950 e 990, sendo ligas de prata de maior durabilidade e qualidade.
Principais características
Adentrando em quesitos mais técnicos, a prata é originária do chumbo e frequentemente associada ao cobre nas peças.
Esse metal nobre possui forte capacidade de condução de corrente elétrica, ficando acima de metais como ouro e cobre.
Em seu estado puro na natureza, a prata geralmente é encontrada em formato de grãos ou pepitas, mas também pode ser localizada em estruturas mais desenvolvidas.
Possui aparência brilhante e, ao ser polida, é composta pelas cores branca e prata, e pode apresentar uma película de oxidação quando exposta ao ozônio.
Existe uma confusão entre algumas pessoas que erroneamente se referem a acessórios em prata como semijoias. Peças com mais de 80% de prata em sua composição são conceituadas como joias, sendo apenas os acessórios banhados a prata denominados semijoias.
Agora que você já conheceu melhor alguns detalhes sobre a prata, vamos para a parte prática? É hora de entender quais são os tipos de prata existentes.
Tipos de prata
Em seu estado puro, tanto a prata quanto o ouro são excessivamente maleáveis e frágeis. Devido a esse fator, é necessário incluir uma liga de outros metais nas peças de joalheria, facilitando a criação de diferentes formas e contornos.
Mas lembra sobre o que disse sobre a prata de lei? Para ser considerada uma joia de prata, é necessário que ela contenha pelo menos 80% de pureza, certo?
Por isso, existem três tipos de prata mais encontradas no mercado de joias: a prata 925, a prata 950 e a prata 990. Existe também a variação prata 900, mais utilizada em como banho em bijuterias.
Os números que acompanham a palavra prata referem-se basicamente à porcentagem do metal nobre encontrado na peça.
Me acompanhe para saber um pouco mais sobre cada uma delas.
Prata 900
A prata 900 apresenta 10% de liga com metais diversos, sendo a composição de menor valor no mercado.
Geralmente é utilizada para banhar peças de cobre, ferro, estanho e latão, após ser fundida em altas temperaturas.
Prata 925
A prata 925 (prata de lei ou Sterling 925) é a liga mais utilizada na alta joalheria, constituída por 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais.
Esse tipo de constituição alia qualidade e resistência na confecção de diferentes peças, como colares e anéis de prata.
É bastante comum encontrar esse tipo de metal banhadas a ouro, ouro rose, ródio e ródio negro.
Prata 950
A prata 950, por sua vez, contém 95% de prata maciça e 5% de liga de outros metais, geralmente de cobre.
É recomendada para a produção de joias artesanais, e apresenta aspecto brilhante e grau de dureza ideal para esse tipo de peça.
Prata 990
Por fim, a prata 990 é aquela que apresenta mais pureza na composição, concentrando cerca de 99% do metal nas peças.
É a que menos escurece com o tempo e a mais valorizada no mercado.
Como identificar a prata 925
Agora que você já sabe que existem alguns tipos de prata, deve estar se perguntando como confirmar a legitimidade das peças de prata.
Afinal, apenas o brilho que as peças apresentam não expressam nenhum indício de veracidade e pureza.
Por isso, antes de adquirir seu acessório, é necessário entender qual tipo de prata você está comprando.
Existem algumas maneiras mais comuns de identificar a originalidade do material. Confira algumas dicas:
Analisando o selo de identificação
Antes de comprar uma joia de prata, verifique se a peça que pretende comprar apresenta o selo de qualidade, identificando o tipo de liga que ela apresenta: se 925 ou 950.
Também é importante sempre exigir o certificado de garantia e a nota fiscal do produto.
Utilizando um imã
Se você já adquiriu a peça e quer conferir sua veracidade, utilize um imã para analisar o grau de atratividade.
A prata não é um metal ferromagnético e, por isso, quanto maior a fração de prata presente, menor será a intensidade da atração.
Ouvindo os sons da prata
Quando duas peças de prata entram em contato, elas emitem um ruído bastante agudo. Encoste um acessório no outro e analise se o barulho gerado lembra o som de sinos batendo.
Caso sim, é provável que você tenha adquirido uma joia de prata legítima.
Procurando avaliação profissional
Agora, se você continua em dúvida sobre a autenticidade de suas joias de prata, o mais indicado é procurar um profissional especializado em sua cidade e solicitar uma avaliação do material.
Você pode, ainda, observar o acabamento de sua joia: caso apresente sinais de desgaste, descoloração ou ondulações, talvez não seja feita de prata legítima.
Com essas dicas acima, será mais fácil identificar e escolher seus próximos acessórios de prata.
Mas por que exatamente você deve adquirir uma joia de prata 925? É o que irei te contar a seguir.
Diferenciais de uma joia de prata 925
Além de vistosa e elegante, as joias de prata 925 possuem alguns diferenciais que encantam seus usuários.
Algumas de suas qualidades são:
Hipoalergênica
Enquanto bijuterias comuns compostas de níquel, latão e outros metais de menor valor podem são aos poucos liberados na pele e podem causar reações alérgicas, a prata é um metal nobre que não causa nenhum tipo de incômodo.
Versatilidade
Com suas características delicadas e neutras, joias de prata são peças coringa no guarda-roupa de qualquer pessoa.
Independente da estação, joias de prata compõem de visuais casuais a formais, combinando facilmente devido a seu caráter versátil.
É possível, ainda, usar um mix de acessórios sem que pareça exagerado.
Duradoura
A prata apresenta alta durabilidade e brilho, sendo capaz de resistir ao desgaste do tempo e do uso.
Apesar de a prata ser um metal nobre que pode escurecer devido ao seu potencial de oxidação, basta um simples polimento para retornar ao seu aspecto original.
Acessível
Esse metal nobre é bastante valorizado por sua beleza, e possui um valor acessível para todos os bolsos, apresentando um ótimo custo benefício para uma peça que dura a vida toda.
Gostou de descobrir mais sobre as características da prata 925?
De caráter versátil e delicado, esse metal está sempre na moda e nunca deixa de ser tendência.
Por isso, você não pode deixar de conhecer nossa linha de prata 925. Inclua as peças de prata em seu dia a dia e garanta um estilo impecável sempre!
Gratidão!