fbpx
Outros

Espaço zen em casa: 5 passos para montar o seu

Espaço zen em casa
Escrito por Augusto Marques

Quem não gosta de separar um tempinho todos os dias para ficar a sós, seja para relaxar, refletir ou descansar? E, para isso, nada melhor do que criar um espaço zen em casa com a sua cara.

Esse local pode ser totalmente personalizado de acordo com os gostos, crenças e necessidades de cada pessoa. O objetivo final é gerar mais conexão com o eu interior e renovar as energias.

Se você ficou interessado em montar seu próprio cantinho em casa, este artigo é para você. A seguir, trarei 5 passos para você começar a pensar e criar um local calmo e muito confortável, seguindo algumas técnicas do feng shui. Me acompanhe.

Por que ter um espaço zen em casa

Inserir momentos de relaxamento e reflexão ao longo do dia é essencial para qualquer pessoa que deseje manter o equilíbrio emocional e a saúde mental em dia.

Ter um local específico que represente calmaria, paz e tranquilidade irá te relembrar a importância de parar quando o dia tiver sido desgastante ou extremamente atarefado.

Zen é uma palavra provinda do budismo e significa a busca pela paz e pela iluminação individuais. Essa busca pelo estado zen independe de religião, já que, no mundo moderno, desacelerar e se conectar consigo mesmo são práticas fundamentais para se desligar do ritmo acelerado da rotina.

O canto zen deve ser, então, o ambiente em que você se reequilibra e se reconecta, seja com a natureza, com os pensamentos ou com o próprio corpo. Por isso, deve conter elementos que remetem a conforto, aconchego e relaxamento.

Passo a passo para montar o seu ambiente

Você já deve estar com vontade de começar a montar seu próprio espaço zen em casa, não é verdade? Além de móveis e objetos que deixem o local mais aconchegante, como redes, almofadas e tapetes, há outras questões que você deve levar em consideração para aproveitar ainda mais seu novo espaço.

Trouxe alguns passos básicos para você começar a criar o ambiente ideal para relaxar e meditar. Esse processo é bastante pessoal e você pode adaptar as dicas a seguir de acordo com as suas necessidades. Vamos lá?

1.    Definir o local ideal

O primeiro passo é pensar no melhor ambiente para se tornar seu canto zen. O ideal é que seja um local totalmente silencioso, em um cômodo mais isolado e com portas, para criar um clima mais intimista e aconchegante.

Varandas, jardins e quintais também são ótimos lugares para montar seu espaço, pois os sons da natureza e a circulação do ar criarão o ambiente perfeito para que você possa focar em si mesmo.

Outros pontos importantes que você deve levar em conta são:

  • a iluminação e incidência de luz natural;
  • a decoração;
  •  as cores (de parede, objetos e móveis);
  • a limpeza e a organização.

Não importa o local que você escolha, o importante são as sensações positivas que ele lhe proporciona.

2.    Espalhar pedras naturais e cristais

Você já deve ter ouvido falar dos poderes que as pedras naturais e cristais possuem. Além da beleza e do efeito decorativo com suas cores e formatos, esses elementos carregam toda a influência da natureza e a potência da Terra em seu interior. Assim, são capazes de alterar, ampliar ou afastar determinadas energias dos ambientes e das pessoas.

Cada tipo de cristal pode auxiliar especificamente em alguma área da vida, funcionando como espécies de amuletos para quem deseja se proteger contra más vibrações ou renovar as energias internas.

Veja algumas das propriedades de pedras e cristais que você pode espalhar em seu cantinho pessoal:

  • quartzo transparente: considerado um cristal coringa, ele é um dos cristais mais utilizados por quem deseja proteger todo o ambiente ao mesmo tempo em que o energiza. É interessante espalhar alguns quartzos transparentes ao redor de onde será seu espaço zen, formando um escudo de proteção. Além disso, ele combina e potencializa os efeitos de todos os outros cristais.
  • ametista: extremamente vistosa com suas cores violetas, a pedra aumenta a disposição, aguça a intuição, eleva a espiritualidade e protege contra energias negativas;
  • quartzo rosa: além de suas propriedades no âmbito amoroso, esse cristal atrai boas vibrações e possibilita a cura emocional.

As pedras naturais e os cristais, portanto, além de contribuírem para o visual de seu espaço zen em casa, ajudam a espantar as energias negativas e permitir que as boas circulem.

3.    Inserir plantas

A presença da natureza em seu ambiente pessoal auxilia no processo de reconexão e de meditação. Não é um passo obrigatório, mas vale a pena inserir alguma planta que você goste em algum canto.

O espaço ganhará mais vida, pois as plantas amenizam a temperatura, diminuem os níveis de poluição e trazem vitalidade e renovação do ar.

Caso você deseje gerar um escudo ainda mais eficaz contra energias negativas, é interessante investir em ervas de proteção no local, como alecrim, arruda, espada-de-são-jorge, guiné, entre outros.

4.    Posicionar objetos religiosos e espirituais

Você não precisa seguir ou acreditar em alguma religião para se dedicar a sua espiritualidade. Se você crê em trocas e influências de energia, na existência da aura e da alma, você pode personalizar seu cantinho com alguns objetos que lhe remetam à espiritualidade.

Sejam budas, santos, runas, altares ou orixás, os símbolos de devoção representam um porto seguro e convidam as pessoas a se dedicarem a momentos de contemplação e reflexão pessoal. E não é justamente isso que você procura com o seu espaço zen?

Então, caso faça sentido para você, espalhe alguns objetos religiosos e espirituais que lhe tragam boas vibrações.

5.    Praticar aromaterapia

 Você já posicionou todos os objetos que deseja pelo espaço e não vê a hora de começar a relaxar em seu espaço? Sabia que o olfato também pode ser estimulado para promover ainda mais relaxamento e tranquilidade?

Com os óleos essenciais de aromaterapia, é possível estimular o sistema nervoso de acordo com as necessidades individuais, e tornar o cantinho ainda mais aconchegante. Aromas como lavanda, laranja e bergamota são os mais indicados para manter a calma e o relaxamento.

A aromaterapia finaliza a experiência do espaço zen da melhor forma, sendo possível aproveitar os efeitos das fragrâncias usando aromatizadores, difusores individuais ou umidificadores.

Gostou das dicas para começar a montar seu espaço zen em casa e começar a relaxar? Ter esse local só para você é uma ótima forma de trazer mais leveza e calma para o dia a dia.

Sugeri aqui o uso de alguns cristais que você pode incluir em seu ambiente zen. Que tal descobrir um pouco mais sobre eles e outras pedras naturais com este artigo?

Boa leitura! Gratidão!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário