fbpx
Aromaterapia

Como fazer a limpeza energética do quarto

limpeza energética do quarto
Escrito por Augusto Marques

Passamos cerca de um terço do dia e da vida em nossos quartos – local ideal para relaxar, descansar e recuperar a energia. Eles devem apresentar uma atmosfera leve e convidativa e, por isso, é preciso se atentar para a limpeza energética do quarto.

Assim como as pessoas, os ambientes também carregam e são influenciados por diferentes vibrações. Sono agitado, pesadelos constantes e sensação de cansaço logo após acordar são alguns sintomas que podem significar que o seu quarto precisa ser purificado.

Se você deseja noites de sono mais tranquilas e agradáveis e se sentir mais acolhido, relaxado e descansado, me acompanhe na leitura deste artigo para descobrir algumas dicas para mudar o astral do seu quarto e manter somente as energias positivas.

Dicas para realizar a limpeza energética do quarto

O quarto possui papel importantíssimo na revitalização energética e por isso é preciso colocar em prática algumas atividades simples para a manutenção das vibrações do ambiente.

Descubra 5 medidas que você pode tomar para manter o bom astral e o equilíbrio desse cômodo.

1. Foque na limpeza

Antes de mais nada, é preciso manter o seu quarto limpo, e isso requer que você crie o hábito de uma rotina de limpeza para que as coisas não saiam do controle.

Ainda que você seja uma pessoa organizada e só utilize o quarto para momentos de descanso, todos os dias, ácaros, poeira e micro resíduos se depositam no chão e sobre os móveis.

É compreensível que o cansaço do dia a dia dificulte esse processo de limpeza, mas tente tirar ao menos um dia na semana para dar uma faxina completa no quarto. Assim, você aproveita para renovar as energias e começar a outra semana com o pé direito.

Algumas atividades que você pode incluir nessa rotina são:

  • tirar os móveis de lugar e varrer todo o espaço;
  • lavar a roupa de cama;
  • desinfetar o chão com um pano limpo;
  • limpar as janelas;
  • abrir as janelas.

Esse é o primeiro passo essencial para fazer a limpeza energética do quarto e convidar a energia positiva para adentrar em seu lar. Afinal, limpeza e positividade andam lado a lado.

2. Mantenha a organização

Tanto a sujeira quanto a desorganização fazem com que as energias fiquem estagnadas e não circulem, afetando significamente os momentos que eram para ser somente de descanso.

Quando falo sobre desorganização, não quero dizer apenas empilhar roupas em cima da cadeira ou deixar a cama bagunçada. É preciso ir além e tem a ver também com a quantidade de itens que você possui e acumula.

Armários lotados de roupas que você não usa há anos, papéis que você nunca mais precisará ou itens de decoração que não lhe trazem boas lembranças devem ser revistos. Você pode fazer essa revisão de uma a duas vezes por ano, e manter a organização no restante dos dias.

Quando você perceber que a bagunça está se instalando novamente, tente cronometrar meia hora no relógio e identificar tudo o que está fora do lugar. Depois, é só dar o destino correto para cada coisa e aproveitar um ambiente limpo, organizado, calmo e revigorante. Você pode, ainda, incluir algumas técnicas de feng shui na organização do quarto.

Ah, uma outra dica importante é tentar arrumar a cama assim que acordar. Os dias começarão bem mais leve e você, com a sensação de dever cumprido.

3.     Use o poder de pedras e cristais

Aqui no blog já abordei algumas vezes sobre o poder das pedras naturais e cristais. Como seres que vivem em sintonia com a natureza, é muito bom possuir elementos naturais nos ambientes em que vivemos.

Cada pedra e cristal possui uma indicação específica, de acordo com suas origens e propriedades. E alguns deles são indicados especificamente para se ter no quarto, pois são capazes de combater a insônia, reciclar as energias, melhorar a saúde e minimizar a ansiedade.

Veja alguns exemplos abaixo de pedras que são interessantes para a limpeza energética do quarto.

Ametista

Com suas cores lilases, a ametista é capaz de restaurar o sono, promover proteção e noites tranquilas. Seus poderes também estão relacionados diretamente à abertura de revelações durante os sonhos.

Celestita

De cor azul, a pedra possui esse nome por se relacionar aos reinos celestiais. Com uma celestita no quarto, abrem-se os planos astrais durante o sono, além de trazer calmaria e suavidade para a rotina noturna.

Quartzo verde

Conhecida pelo seu poder de cura e transformação, recomenda-se posicionar um quartzo verde no quarto para renovação das energias e prevenção de doenças.

Lepidolita

A lepidolita é uma pedra extremamente poderosa e carrega efeitos relaxantes e calmantes. Além disso, propicia proteção contra espíritos de baixa vibração, gerando um escudo durante as noites escuras e amedrontadoras.

4.     Aplique a aromaterapia

Sabe quando você adentra em um local e há um aroma específico e envolvente? Você pode trazer essa sensação olfativa agradável para o seu quarto, e ainda aproveitar para trazer mais relaxamento com a aromaterapia.

Há alguns aromas específicos provindos de óleos essenciais – concentrados de plantas – que auxiliam na diminuição da ansiedade e no aumento da tranquilidade. É o caso da lavanda, capim-limão, bergamota e flor de laranjeira.

Você pode aproveitar os efeitos dos óleos essenciais utilizando difusores de ambiente, velas aromáticas, incensos ou sprays. Garanto que ter um aroma agradável e ao mesmo tempo terapêutico irá te ajudar a recompor as energias, purificar o ambiente e relaxar.

5.     Usar plantas

Você já deve ter ouvido falar que plantas no quarto diminuem a quantidade de oxigênio e são prejudiciais ao sono. Essa crença não passa de um mito, pois as plantas, além de melhorar a qualidade do ar do ambiente, são benéficas para a purificação das energias e para noites de sono tranquilas.

Elas geram sensações de harmonia, paz, tranquilidade e bem-estar. As espécies mais indicadas para manter no quarto e que ajudam a dormir melhor são:

  • Lavanda;
  • Variedades de cactos;
  • Valeriana;
  • Jasmim;
  • Gardênia.

Em resumo, um quarto limpo, organizado, com itens da natureza e com aromas agradáveis evitam problemas de saúde, melhoram a qualidade das vibrações e promovem noites de sono proveitosas e revigorantes.

Que tal testar algumas dessas dicas para fazer a limpeza energética do quarto e tornar esse ambiente mais harmonioso e prazeroso de se estar e dormir? Muitas vezes uma simples mudança pode fazer uma grande diferença.

Como você pode perceber, os aromas podem influenciar diretamente em nosso humor e na energia do ambiente. E você pode se proteger e ter acesso a efeitos terapêuticos em seu quarto adquirindo o óleo essencial de sua preferência.

Aproveite para conhecer a nossa coleção de óleos essenciais e escolher o que mais se adequa às suas necessidades.

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário