fbpx
Cristais

Pedra Ametista: conheça seu poder de proteção

Pedra Ametista
Escrito por Augusto Marques

Além de sua beleza estonteante com suas cores violetas, a pedra ametista carrega poderosas energias espirituais e de proteção, e é considerado um dos melhores cristais para a libertação de vícios.

Seus benefícios são inúmeros e desde tempos remotos é utilizada para despertar o lado espiritual, fortalecendo tanto a intuição quanto as práticas de meditação. Mas suas propriedades não param por aí. Essa pedra é capaz, ainda, de trazer vitalidade e afastar as energias negativas.

No artigo de hoje, você terá acesso a informações sobre a origem, o significado, os benefícios e dicas de como usar a ametista. Continue a leitura e confira.

Desvendando a origem da pedra ametista

De acordo com a mitologia grega, Ametista era o nome de uma ninfa que precisava ser protegida das investidas do deus do vinho, Dionísio. Para isso, a deusa da castidade a transformou em um cristal transparente e Dionísio, furioso, mergulhou a ninfa em uma taça de vinho, conferindo-lhe tons de lilás.

Dessa forma, os gregos acreditavam que o cristal era capaz de trazer proteção contra feitiçarias, adentrando no espírito dos indivíduos e promovendo curas. Além disso, era considerada uma maneira eficaz de diminuir sensações de embriaguez. Para isso, taças e anéis esculpidos com ametista eram usados como amuletos para esses propósitos.

Muito popular desde cerca de 1.200 anos atrás, a pedra ametista também era empregada por sacerdotes e magos para gerar uma aura de proteção ao espírito e afastar forças sombrias.

Os significados por trás do cristal

O nome ametista provém do grego “amethystos”, sendo “methystos” precedido pelo “a” com significado negativo, significando “não intoxicado” ou “não embriagado”. Esse nome se deve à história da mitologia grega sobre a qual comentei.

A ametista, então, está ligada à capacidade de trazer equilíbrio à mente e à aura, seja auxiliando na tomada de decisões ou na comunicação com planos superiores em busca de respostas para os dilemas da vida.

Sua cor violeta representa a purificação e o equilíbrio, sendo capaz de eliminar as energias negativas e facilitar a entrada em estado meditativo. Além disso, está relacionada aos chakras superiores e à intuição.

Se você já sonhou com uma ametista, isso significa que a proteção e a fé te acompanham em cada passo do seu dia, podendo indicar também grande sucesso em viagens e na vida profissional.

As principais características

A pedra ametista é um tipo de quartzo de aparência leitosa, mas ainda extremamente brilhante, constituído por diversos elementos, como titânio, manganês, sílica, dióxido de ferro e cálcio, além de toques de cromo.

Sua cor originária é incolor, mas devido às condições ambientais em que a ametista é formada e aos traços de dióxido de ferro, microminerais e à irradiação, o quartzo transparente alcança diversos tons de violeta, podendo variar de lilás claro a um roxo profundo e intenso.

A pedra natural é encontrada em diversos pontos do mundo, sendo os locais de maior incidência o Brasil, Canadá, leste do continente africano e Sri Lanka.

Os benefícios e efeitos terapêuticos da pedra

A ametista é uma pedra natural versátil e extremamente poderosa, sendo capaz de promover bem estar e auxiliar em questões em todos os âmbitos, seja físico, emocional, mental ou espiritual.

De modo geral, o cristal pode ser empregado por quem deseja:

  • Gerar proteção contra energias negativas;
  • Purificar o corpo físico;
  • Melhorar a vitalidade e a disposição;
  •  Ativar as sessões de meditação;
  • Elevar-se espiritualmente;
  • Fortalecer a mediunidade e a intuição.

Mas quais são as influências positivas da ametista específicas para cada âmbito da vida? É sobre elas que irei te contar agora.

Corpo físico

Para o bem estar físico, a pedra ametista é capaz de purificar o corpo como um todo, seja ajudando a eliminar toxinas, desintoxicando o sangue ou acelerando o metabolismo. Por isso, é muito utilizada por quem deseja emagrecer.

É devido à sua capacidade de facilitar a eliminação de substâncias tóxicas e nocivas ao organismo que a ametista muitas vezes é empregada para evitar ressacas fortes no dia seguinte a uma noite regada de bebidas alcoólicas ou, ainda, ajudar na melhora dos abusos de álcool.

Além disso, também é responsável por aumentar a disposição diária, regular o sono e os hormônios, reduzir dores de cabeça e prevenir doenças auditivas e respiratórias.

Emoções e lado espiritual

Já no âmbito emocional e espiritual, a ametista ajuda a prevenir possíveis perturbações emocionais e a aumentar a esperança. Dessa forma, bloqueia medos inconscientes, gera animação e amplifica pensamentos positivos.

A mente consciente é aguçada e o estresse e a depressão dão lugar à tolerância, ao autocontrole, à alegria e à harmonia. Os poderes mentais e o raciocínio também são beneficiados com o uso da pedra, auxiliando no foco aos objetivos e à memória.

A consciência divina e do Eu interior é revitalizada, aumentando a capacidade de perdoar e de amar incondicionalmente.

Signos relacionados à ametista

Peixes é o signo que mais se relaciona à pedra ametista. Considerada a pedra do equilíbrio, da intuição e da humildade, esse cristal tem tudo a ver com a personalidade dos piscianos, com suas qualidades sensitivas, intuitivas e místicas. Ela pode tanto potencializar os dons naturais dos regentes de peixes quanto prevenir a tristeza comum aos nascidos com esse signo.

Outros signos que estão intimamente ligados a esse cristal violeta são:

  • Áries: determinados e líderes natos, a ametista pode ser uma ótima aliada na hora de realizar sonhos e atingir os objetivos
  • Capricórnio: focados e dedicados, a ametista auxilia no aumento da disposição mental e física e ainda fortalece o Eu Interior dos nascidos sob o signo de capricórnio.

Dicas de como usar

Agora que você já sabe como os poderes que envolvem a ametista são capazes de aumentar a esperança, conceder bom senso, melhorar a qualidade dos pensamentos, ajudar a abandonar o vício por bebidas alcóolicas e elevar o espírito, é hora de descobrir como aproveitar o melhor de seus efeitos.

Continue a leitura para descobrir diferentes formas de usar a ametista em seu dia a dia e se manter protegido, disposto e espiritualmente pleno.

Acessórios com pedra ametista

Uma joia de ametista, além de trazer beleza a qualquer combinação, é um amuleto poderoso para quem deseja se proteger contra energias negativas e ter mais coragem para enfrentar o dia a dia. Também é ideal para os viajantes, pois é capaz de afastar os perigos, os roubos e as doenças.

Por ser considerada a pedra do amor puro e incondicional, os amantes geralmente se presenteiam com uma joia feita de ametista para selar o compromisso e o amor duradouro.

A pedra é utilizada para compor diversos tipos de acessórios: colares, brincos, pulseiras, anéis e pingentes. Seja com uma pedra única ou em combinações com outros cristais de cores neutras, são peças sofisticadas que ajudam a atrair o amor, a boa sorte, previne a embriaguez e ainda repele pensamentos e vibrações malignos.

Não posso deixar de falar sobre a beleza proporcionada a quem usa uma joia de ametista. Peças menores e discretas compõem o visual no dia a dia, enquanto pedras de tamanho maior e melhor trabalhadas garantem elegância e sofisticação e podem ser usadas em eventos importantes, como festas e casamentos.

Em estado puro

Já em estado bruto, a ametista, com seus efeitos espirituais, pode ser tanto colocada em um ponto específico do corpo ou posicionada nos cômodos desejados para proteger todo o ambiente.

Durante a meditação

Quando você estiver se sentindo tenso e com acúmulo de estresse, basta envolver uma ametista com as mãos e meditar respirando fundo por alguns minutos, enquanto permite que as vibrações da pedra penetrem em seu interior. Assim, as energias calmantes e reconfortantes são passadas da pedra à você, ajudando a restabelecer seu equilíbrio emocional.

A ametista também pode ser posicionada sobre os chakras durante a meditação, sendo o chakra frontal seu regente. Caso seus pensamentos estejam conturbados e confusos, posicione-a sobre a testa e deixe que a pedra promova o realinhamento natural do chakra.

Outros modos de usar a pedra

Para quem deseja desenvolver o lado espiritual e aguçar o sexto sentido, a ametista também pode ser aplicada de outras maneiras. Algumas pessoas posicionam a pedra perto das cartas de tarot ou com pedras de runas. O objetivo é ampliar as capacidades da mente sensitiva para traduzir as mensagens de maneira mais assertiva.

Para quem deseja noites de sono mais tranquilas e revigorantes, recomenda-se deixar a pedra sobre o travesseiro por pelo menos meia hora antes de se deitar.

Gostou de descobrir mais sobre essa pedra utilizada há milênios pela humanidade em busca de proteção, intuição e amor incondicional?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre seus benefícios, que tal adquirir o Colar da Pureza em Ametista? Além de se conectar aos poderes da ametista, o acessório traz elegância e charme para diversas composições.

Sobre o autor

Augusto Marques

2 Comentários

  • Gostei muito dessas explicações da Ametista e da pedra vulcânica achei maravilhosa eu sou Ariana não sabia de nada sobre Ametista mas sempre tive uma queda pela pedra arroxeada sempre comprava pulseira Capim Dourado com Ametista e também comprei pulseira com pedra vulcânica mas não sabia o seu poder achei maravilhoso

Deixe um comentário