fbpx
Cristais

Conheça as principais características da Pedra Ágata: a pedra mística

Pedra Ágata
Escrito por Bárbara Oliveira

Uma variedade do quartzo, a ágata é uma pedra muito conhecida e poderosa devido a suas propriedades de proteção, cura física e equilíbrio da aura. As características da pedra ágata se relacionam principalmente às relações interpessoais e à evolução espiritual e pessoal.

Esse cristal possui diversas variações de cor, que apresentam propriedades e benefícios específicos. De modo geral, a ágata é responsável por balancear as energias Yin-yang e acalmar as emoções, tornando os indivíduos mais resilientes frente aos desafios do cotidiano e dos relacionamentos.

Ficou curioso para descobrir mais sobre essa pedra incrível e renovadora? Então me acompanhe neste artigo para saber mais sobre:

  • A origem e os significados da pedra;
  • Tipos e características da pedra ágata;
  • Seus principais benefícios;
  • Utilidades da pedra na cristaloterapia.

Origem e características da pedra ágata

O nome ágata deriva do rio Achates, hoje denominado Drillo, localizado no sul da Itália, onde a pedra foi encontrada pela primeira vez. Esse conhecimento deriva de escritos de Teofrasto, sucessor do famoso filósofo Aristóteles.

Em épocas remotas do Egito, a ágata era muito utilizada na construção de vasilhas do lar e em gemas.

Atualmente, ela é encontrada em jazidas nos quatro cantos do mundo, com maior incidência no Uruguai, Estados Unidos, República Tcheca, Brasil e em vários países da África.

Entre as principais características da pedra ágata, podemos citar seu alto grau de dureza na escala Mohs, o que significa que o cristal não é resistente a riscos de outros minerais e objetos perfurantes, como tesoura, vidro e agulha.

No campo esotérico, a ágata é representada pelo planeta Mercúrio, e está conectada às raízes da terra, promovendo equilíbrio energético e cura emocional.

Além disso, está ligada às forças Yin-Yang, reforçando a harmonia das emoções e das energias opostas dos seres. Seus poderes estão ligados, então, ao fortalecimento do corpo, da mente e do espírito, promovendo estabilidade de maneira holística aos seus usuários.

Tipos de ágata existentes

A pedra ágata é encontrada na natureza em diferentes tons e cores, um de seus diferenciais em relação a outros cristais. Suas cores são geralmente dispostas em linhas paralelas, formando pedras de beleza única.

Os tipos de ágata são nomeados de acordo com as cores que apresentam e alguns tipos, como a ágata-de-fogo e ágata musgo, são denominadas de acordo com a região de origem e suas características geográficas.

Abaixo, trago algumas variedades de ágata e suas principais propriedades para você conhecer.

Ágata azul

A ágata azul é uma pedra de energia suave e que promove felicidade, paz e bem-estar. Ela está ligada ao chakra laríngeo e auxilia em problemas e doenças que acometem a região do pescoço.

No âmbito das vibrações energéticas, o cristal promove cura aos seus portadores, trazendo autenticidade e clareza, além de ampliar os estados de consciência e facilitar o processo de meditação.

Seu uso constante promove harmonia nas amizades e afasta energias negativas provenientes de pessoas que agem de má fé.

Ágata Roxa

Pedra de beleza e poderes delicados e sensíveis, a ágata roxa traz equilíbrio e sorte aos seus usuários, e fortalece as relações de amizade e cumplicidade. Por seu caráter sensível, auxilia no desenvolvimento da espiritualidade, ampliando os sentidos da aura e trazendo clareza aos pensamentos.

Devido a sua delicadeza, favorece o carisma pessoal e melhora o humor, tornando as pessoas de energia positiva ainda mais cativantes. 

Ágata Rosa

Suas cores e propriedades energéticas são comumente associadas às questões do coração e à manutenção do amor incondicional. A ágata rosa favorece os relacionamentos em geral por acalmar a raiva e as energias negativas, auxiliando nas negociações e discussões.

No amor, pode tanto atrair o amor desejado quanto auxiliar em momentos de desilusões, términos e situações amorosas complicadas. Afinal, é uma pedra da transparência, que auxilia na percepção e no reconhecimento de crenças limitantes e dos equívocos cometidos em um relacionamento. Assim, traz autoconfiança e coragem para recomeços necessários.

A ágata rosa também proporciona maior segurança, conforto e calmaria. Está relacionada ao chakra cardíaco, curando as dores cardíacas e aquecendo a região do coração.

Ágata verde

Pedra ligada à prosperidade e à saúde física de modo geral. A ágata verde também incentiva a autoconfiança e a autoestima, ajudando no processo de autoconhecimento e no reconhecimento dos desejos do ego.

A pedra atua principalmente nos chakras cardíaco e umbilical, atuando na conexão com as próprias origens do ser e da vida e auxiliando quem se sente estagnado e sem propósito. No campo físico, age no sistema circulatório e digestivo.

Ágata de fogo

Capaz de proporcionar harmonia e relaxamento, a vibração da ágata de fogo auxilia na resolução de problemas do cotidiano e na atração da prosperidade. Isso porque é uma pedra que traz à tona questões ocultas e mantém a calma de seus usuários em situações desafiadoras.

Seu nome provém de suas cores alaranjadas e amarronzadas e de sua ligação com o elemento terra. Ela também é constantemente confundida com a pedra cornalina devido à sua aparência, mas é importante ressaltar que elas possuem propriedades e efeitos diferentes.

A ágata de fogo também está relacionada ao chakra cardíaco e facilita sessões de meditação de relaxamento e de concentração.

Os benefícios da pedra de Yin-Yang

De modo geral, as características da pedra ágata elevam a consciência, impulsiona a autoconfiança, equilibra as emoções e estimula a positividade e a felicidade.

No âmbito físico, esse cristal estimula a circulação sanguínea, favorecendo a absorção de medicamentos e a cura de diversas enfermidades. Ela também é utilizada como impulsionadora da atividade intestinal, além de evitar a anemia e doenças da pele.

Suas características místicas possuem forte ligação com as questões relacionadas ao amor e às relações humanas de modo geral.

Assim, ela se torna essencial para a manutenção dos relacionamentos amorosos, familiares e de amizade, fomentando a cumplicidade e a harmonia no geral.

De modo geral, a pedra ágata promove os seguintes efeitos positivos na vida de quem decide manter o cristal por perto:

  • melhora as relações amorosas;
  • favorece a autoconfiança;
  • afasta energias negativas;
  • acalma a mente e o coração;
  • equilibra os sentimentos;
  • estimula a concentração e a memória;
  • evita doenças cardiovasculares;
  • equilibra as energias Yin e Yang;
  • estimula o autoconhecimento.

Utilidades da ágata na cristaloterapia

A pedra ágata atrai conhecedores e aspirantes místicos e esotéricos, devido aos seus poderes curativos e de emanação de amor e paz.

Na cristaloterapia, terapia complementar que utiliza cristais para cura de males que atingem corpo, mente e espírito, esse cristal é especialmente utilizado por suas capacidades de canalizar energias de forma sutil e transformadora a partir das forças que a regem.

É, ainda, muito explorada em meditações e práticas de yoga focadas no amor e na cura a partir desse poderoso sentimento.

De diversos tons de cores e efeitos positivos, as características da pedra ágata chamam a atenção por seu caráter leve, transformador e cativante.

Viu só como as variedades da ágata se relacionam com diferentes pontos do corpo, atuando como energizadoras ou restabelecendo o equilíbrio?

Se você ficou curioso para descobrir mais sobre a atuação das pedras e cristais nos pontos energéticos do corpo, vai gostar de ler mais neste artigo sobre pedras dos chakras.

Boa leitura e até a próxima!

Gratidão!

Sobre o autor

Bárbara Oliveira

Sagitariana com leves toques de intensidade de escorpiana. Usuária assídua do óleo de lavanda e eterna apaixonada pelos mistérios da vida. Venho compartilhar um pouco das minhas vivências e conhecimentos esotéricos deste plano existencial.

Deixe um comentário