fbpx
Chakras Cristais

Pedras dos chakras: tudo que você precisa saber

pedra dos chakras
Escrito por Augusto Marques

Quer entender melhor sobre as pedras dos chakras? Elas são elementos importantes e essenciais para manter os centros de energia de nosso corpo sempre ativados, alinhados e harmonizados.

Se você não entende muito sobre os chakras, confira este artigo, que aborda a definição dos chakras, suas funções e como as pedras se relacionam com cada um desses pontos.

O que são chakras?

A palavra chakra vem do sânscrito e significa “roda de luz”. Segundo algumas culturas, a partir desse sentido, são pontos em nosso corpo que representam centros de energia conectados ao nosso corpo e espírito.

Os chakras estão relacionados diretamente com órgãos de nosso corpo. Existem muitos deles, mas os mais conhecidos e tratados são apenas sete pontos de energia.

São sete os principais chakras presentes no corpo, organizados desde a base da coluna vertebral até o topo da cabeça, e cada um deles se relaciona com determinada cor, elemento e mantra, além de certas pedras responsáveis pelo estímulo desses pontos.

As pedras dos chakras

Para manter o equilíbrio dos chakras, é preciso se atentar ao seu estilo de vida. Áreas como alimentação, espiritualidade e autocuidado são fatores que impactam no equilíbrio dos chakras.

Portanto, o uso de pedras pode te auxiliar a manter esse equilíbrio. Por possuírem fortes propriedades energéticas, esses itens que se originam na natureza podem manter os seus chakras alinhados.

Os chakras são associados a cristais de tonalidades e propriedades específicas. O uso regular das pedras pode trazer alinhamento e harmonização, e também auxiliar no aumento da vitalidade e da força do campo energético.

Veja, a seguir, cada um dos chakras e suas pedras relacionadas.

Primeiro chakra (Chakra Básico ou Chakra Raiz)

O Chakra Raiz encontra-se na base da coluna vertebral e simboliza a ligação dos seres humanos com o planeta Terra. Representa as necessidades físicas e de sobrevivência.

É um Chakra de segurança e ancoramento, muito associado à cor vermelha e ao elemento terra.

Quando alinhado, o primeiro chakra pode melhorar a disposição do indivíduo ao lidar com assuntos financeiros e realizações pessoais, gerando sensações de estabilidade e segurança.

Em desequilíbrio, pode gerar sensações de medo e fadiga, além de resultar em dificuldades financeiras.

Pedras para alinhar seu chakra raiz:

Este é um chakra básico e quanto mais alinhado estiver, melhor estará a disposição do indivíduo para lidar com assuntos como realizações de ideias, dinheiro e futuro. Use essas pedras para te ajudarem nesse aspecto.

Segundo chakra (Chakra Umbilical)

Este chakra está localizado no baixo-ventre. A energia deste chakra, devido sua proximidade com os órgãos genitais, está ligado às emoções, desejos, sexualidade e cuidado.

Em estado de equilíbrio, gera sensações de alegria e entusiasmo, além de estimular a criatividade. Também torna os indivíduos mais seguros sentimentalmente, aumentando a sensibilidade.

Em desequilíbrio, pode causar medos, culpa e apego.

Pedras para alinhar seu chakra umbilical:

  • Cornalina;
  • Calcita laranja;
  • Jaspe madeira.

O equilíbrio desse chakra diminui os desequilíbrios emocionais, e auxilia na melhora da autoconfiança e segurança. Aposte nas pedras acima e mantenha esse importante chakra equilibrado.

Terceiro chakra (Chakra Plexo Solar)

Este é o chakra que está ligado à nossa personalidade e tem relação com o poder e a vontade. Ele se situa entre o umbigo e o peito.

É muito fácil reconhecer quando a pessoa está com esse chakra em desequilíbrio, devido à inveja e complexo de inferioridade apresentado. Quando bem equilibrado, mostra uma pessoa que goza de autoconfiança.

Pedras para alinhar seu chakra plexo solar:

Esse chakra está diretamente relacionado com nosso poder pessoal e força de vontade, além de nos conectar com nosso Eu Superior. Mantê-lo alinhado te fará se sentir bem consigo.

Quarto chakra (Chakra Cardíaco)

Como o próprio nome indica, é o chakra responsável pelo coração. Está relacionado aos sentimentos por si mesmo e pelos outros; aos apelos do coração.

Também é o chakra da generosidade, da bondade, entre outros sentimentos bons. Além disso, este chakra serve de ponte para os demais pontos de energia que temos pelo corpo.

Quando está em equilíbrio, gera paz interior e aceitação, empatia e compaixão. Em desequilíbrio causa problemas cardíacos, timidez e tristeza, aumentando a carência e vulnerabilidade.

Pedras para alinhar seu chakra cardíaco:

O chakra cardíaco está relacionado também ao nosso amor-próprio, e à forma como amamos e nos relacionamos com outras pessoas. Mantê-lo alinhado vai te trazer bem-estar e equilíbrio em suas relações.

Quinto chakra (Chakra Laríngeo)

Este é o chakra responsável pela criatividade e comunicação e está localizado na garganta. Podemos perceber o equilíbrio desse chakra ao percebermos uma pessoa conversando com clareza e com disposição para ouvir.

Agora, quando em desequilíbrio, as pessoas não conseguem se expressar direito e contam com distúrbios vocais.

Pedras para alinhar seu chakra laríngeo:

  • Quartzo azul;
  • Cianita azul;
  • Água marinha.

O quinto chakra facilita a expressão, a oratória e a empatia. Use essas pedras para lhe ajudar a acalmar as emoções, promover a paz e a cura em geral. Assim, você sentirá mais coerência e clareza na fala.

Sexto chakra (Chakra Frontal)

O chakra frontal está ligado ao terceiro olho e, consequentemente, à intuição. É o chakra da percepção espiritual e representa a luz da alma.

Em equilíbrio, eleva a intuição e as habilidades psíquicas, nos deixando mais conectados com tudo que está ao nosso redor, além de aumentar a conexão com elementos naturais.

Em desequilíbrio, pode causar falta de foco, pesadelos e dores de cabeça.

Pedras para alinhar seu chakra frontal:

  • Lápis-lazúli;
  • Sodalita;
  • Azurita.

Por se tratar de um chakra de percepção espiritual e intuição, as cores em azul te ajudarão a manter sua conexão harmonizada, trazendo poderes de restauração e purificação.

Sétimo chakra (Chakra Coronário)

Este chakra encontra-se no topo da cabeça e indica nossa identificação com um ser mais elevado de um plano espiritual. É o chakra que ativamos durante a meditação.

Todas as unidades da natureza em seu estado puro estão ligadas a esse chakra. Ele faz ligação com os planos da Luz, e é considerado o chakra da iluminação.

Quando alinhado, gera paz, sabedoria, plenitude e bem-estar. Já quando está desalinhado, pode causar pensamentos confusos e dificuldades emocionais, mentais e espirituais.

Pedras para alinhar seu chakra coronário:

  • Cristal de quartzo;
  • Angelita;
  • Ametista.

Essas pedras possuem caráter mais místico, que possibilita o acesso ao subconsciente da mente. Use-as para manter seu chakra coronário sempre alinhado.

Os efeitos do desequilíbrio dos chakras

Podemos dizer que os chakras são os pontos de equilíbrio de nossa existência. E como tudo que é equilibrado, está sempre sujeito a entrar em desequilíbrio.

Geralmente, o desequilíbrio de nossas energias tem como consequência o estresse diário ou até mesmo uma má alimentação.

Como nossos chakras atuam no corpo físico e espiritual, esse desequilíbrio gera problemas em nossa saúde e nos desconecta de nossa espiritualidade.

Como equilibrar os chakras?

Caso tenha notado um determinado mal em sua saúde ou até mesmo algum sinal de desesperança, entre outros sentimentos negativos, sem saber exatamente o que está lhe causando isso, saiba que pode ser seus chakras que estão desequilibrados.

E para deixá-los alinhados e energizados, podemos, e é indicado recorrer ao poder das pedras dos chakras. Elas contam com propriedades positivas para este fim.

Quais os efeitos das pedras dos chakras?

Esse equilíbrio é possível devido às energias que as pedras dos chakras emitem, vibrando em perfeita sintonia e harmonia com as pétalas de cada um dos sete chakras.

As vibrações geradas pelas pedras dos chakras tem a capacidade de alinhar, purificar e até mesmo ativar as energias dos chakras. Ou seja, se você está se iniciando nos mistérios dos chakras, utilizar as pedras correspondentes para despertar o seu poder é um ótimo caminho.

Além de tudo que leu acima, as pedras dos chakras também atuam de forma positiva em nossa energia, disposição física e mental, e humor. Por isso, é muito importante utilizar o poder das pedras dos chakras para mantermos nosso dia-a-dia em harmonia com as energias.

Como utilizar as pedras dos chakras?

As pedras dos chakras podem ser usadas de duas maneiras: ou diretamente nos pontos de energia, ou simplesmente próximas ao nosso corpo. Sua utilização é muito simples.

Tudo que você precisará fazer é meditar com essas pedras dos chakras e, logo depois, colocar por alguns minutos sobre cada ponto de energia ou, deixá-las próximas ao seu corpo.

Agora, se você quiser ter a certeza de uma proteção e equilíbrio, pode usar uma joia com as pedras dos sete chakras.

Algumas pessoas questionam sobre o tempo de uso das pedras dos chakras, sobre sua utilização. Mas, de fato, não existe nenhuma restrição. Você pode usar à vontade e quantas vezes sentir necessidade.

Aprenda a limpar as pedras dos chakras

Você pode usar as pedras dos chakras à vontade. Contudo, é recomendado que a cada utilização seja feita uma limpeza, já que as pedras trocam energias com tudo que está ao redor.

Por isso, é de suma importância manter suas pedras sempre limpas e prontas para o uso. E, falando em limpeza, é muito simples: tudo que você precisa é água corrente, um pouco de sal grosso ou sal marinho. 

Com essa limpeza, você deixará suas pedras completamente neutras. Isso significa que você tirará tanto as energias positivas quanto as negativas. Para recarregá-las, tudo que precisará fazer é levá-las ao sol por cerca de meia hora ou mais (confira se sua pedra é sensível à água ou ao sol).

Mantenha os chakras alinhados o tempo inteiro

E chegamos ao final do texto! Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco a respeito das pedras dos chakras e da importância de mantê-las devidamente energizadas e limpas. 

Se deseja aprender como equilibrar esses chakras e mantê-los positivos e energizados, na internet é possível ter acesso a diversas técnicas que poderão lhe ajudar a melhorar isso.

Agora, se preferir uma maneira mais simples de cuidar dos chakras mais importantes, você pode usar a pulseira dos sete chakras, desenvolvida exclusivamente para atuar diretamente nesses pontos tão importantes para a manutenção energética de nosso corpo!

Sobre o autor

Augusto Marques

1 Comentário

  • Adoro todos os produtos do site. E comprei quatro pulseiras dos chakras e saí distribuindo para toda família. Todos aram. Só que estamos curiosos para saber qual pedra é a a de cor negra brilhante que vem arrematando a pulseira em número de quatro? Já perguntei p a Bia,mas ela me informou o link que levava a este seu documento. Tomara que saiba o nome dela e para que serve. Esperando ansiosa
    Gratidão e parabéns pelo conhecimento.
    Cristiane Melo

Deixe um comentário